CEUA abre inscrições para curso de manipulação de animais

30 JUN 2023 - 14H55

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Univap (CEUA), abriu vagas para o curso de capacitação de alunos para manipular animais em suas pesquisas de laboratórios. As inscrições serão recebidas até 04 de agosto pela página da CEUA.

Com o objetivo de oferecer aos alunos noções básicas sobre procedimentos e cuidados com animais de laboratório (por exemplo anatomia e fisiologia dos animais, procedimentos de anestesia e eutanásia), a CEUA decidiu desenvolver um curso direcionado para estudantes da área da saúde e da ciência biológica, que estão produzindo projetos envolvendo o uso de animais em laboratório, como ratos e camundongos.

O curso será ministrado de forma híbrida. As aulas teóricas ocorrerão em EAD, pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizado (AVEA) e as aulas práticas ocorrerão presencialmente no Centro de Estudos da Natureza (CEN) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), localizados no Campus Urbanova.

A professora Cristiane Pacheco Soares, que faz parte da Comissão de Ética no Uso de Animais, explica brevemente o papel da Comissão e qual a sua importância: “a CEUA tem por missão cuidar do bem-estar dos animais utilizados em pesquisa ou aulas práticas, aprovando ou não projetos de pesquisa para estudos in vivo”.