Alunos do NPJ visitam órgãos locais do Judiciário e da Polícia Civil

14 MAR 2023 - 18H28 (Atualizada em 21 MAR 2023 - 16H12)

O Núcleo de Práticas Jurídicas desenvolveu o projeto “Prática Jurídica Externa”, que visa apresentar aos alunos ambientes externos, nos quais trabalharão após a conclusão de seu curso. O intuito é promover uma experiência diferenciada aos alunos de prática jurídica.

As primeiras visitas monitoradas do projeto foi a apresentação aos alunos da estrutura dos Fóruns Trabalhista, Federal e Estadual, bem como o DEINTER-1, todos localizados na cidade de São José dos Campos.

A primeira visita foi no dia 15 de fevereiro, os alunos visitaram os Fóruns Trabalhista e Federal, vários juízes contaram sobre suas atuações nos cargos de Magistratura, explicaram sobre a origem dos nomes dados aos fóruns e abriram espaço para que os alunos fizessem perguntas sobre os mais variados temas.

No dia 23 de fevereiro, aconteceu a segunda visita, que foi a sede do DEINTER-1, onde foram recebidos no auditório do prédio pelo Delegado Luiz Paulo Leite Guadanucci, que explicou a função constitucional da Polícia Civil, o que é a polícia judiciária, como é organizada dentro do Estado de São Paulo e no âmbito do DEINTER-1.

Por fim, a terceira visita do primeiro semestre letivo de 2023, em 24 de fevereiro, foi o Fórum Estadual, onde foram recebidos pelo Doutor Flávio Fenóglio, Diretor do Núcleo de Prática Jurídica, que esclareceu a atuação da Justiça Estadual, apresentou a estrutura do fórum e como são divididas as varas e as atribuições de cada uma.

A Equipe do NPJ irá realizar outras visitas para conhecer órgãos com os quais provavelmente trabalharão no futuro devido sucesso e aos feedbacks recebidos.