Alunos de Odontologia da Univap realizam atividades preventivas em escola Municipal de São José

31 MAR 2023 - 17H49

Desde o primeiro semestre de 2022 os alunos do 7° e 8° período do curso de Odontologia, sob coordenação do professor Dr. Antonio Carlos Victor Canettieri, têm realizado atividades de prevenção odontológica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Otacília Madureira de Moura.

A atividade realizada na escola faz parte do Estágio Supervisionado em Odontologia em parceria com a Unidade Básica de Saúde - UBS da Vila Nair. As ações desenvolvidas com os alunos de 5 a 15 anos de idade visam a educação em saúde bucal, levando conhecimento acerca do tema e motivando os alunos à prática de higiene bucal.

Além da parte educativa, são realizadas avaliação individual do risco de cárie, evidenciação de placa, aplicação de flúor e orientação sobre o uso do fio dental. Os procedimentos seguem um cronograma para que todos os alunos possam ser assistidos.

Os dados obtidos são registrados nos portais da UBS pela Profª. Drª. Camila Porto de Deco, que supervisiona os graduandos nas escolas. O registro permite que o sistema de saúde conheça ainda melhor seu público e reforça a importância da parceria existente entre a Universidade do Vale do Paraíba e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos-SP.