Alunos de moda da Univap organizam desfile com a estética de “retrofuturismo”

06 SET 2023 - 15H05 (Atualizada em 11 SET 2023 - 16H43)

No dia 26 de setembro, os alunos do 6º período de design de moda, realizarão um desfile aberto ao público na Capela Nossa Senhora do Amor, da Univap. O evento gira em torno do tema “Disco Futurista”, unindo o passado e o futuro em uma explosão de estilo e inovação.

Serão apresentados 22 looks, divididos em quatro grupos, com uma paleta de core diversificada, contendo azul, roxo, laranja, prateado e preto, além de recortes, brilhos e tecidos metalizados em comprimentos mini. Os estudantes decidiram unir o período de tempo das décadas de 60 e 70, com a ideia de mostrar essa transição com os looks, passando da era espacial e chegando na era disco, com muitos tons de prata.

“O desfile traz o sentimento de sonho, onde tudo é criado em torno de uma utopia que respinga na moda e no design, criando assim uma estética única para celebrar a nostalgia, enquanto novas possibilidades criativas vão surgindo”, explica a professora coordenadora do desfile, Natalia Paolinelli.

O local também irá acompanhar a tendência “retrofuturista”, com uma trilha sonora exclusiva para se encaixar no progresso dos grupos e na transição das eras. O Dj Sagape foi o escolhido pela turma para produzir a trilha com as batidas por minutos crescentes, e também entrará no tema usando uma roupa desenvolvida pelos estudantes de moda.

“A principal expectativa para o desfile é trazer a prática para a vivência dos alunos que estão muito empenhados em fazer tudo sair conforme o que eles pensaram. O desfile é a materialização das ideias de cada um deles de forma individual e, juntos, esses alunos estão transformando uma matéria da faculdade em um evento digno de uma equipe profissional. Esperamos que todos possam aproveitar o evento que está sendo organizado, e que o sentimento de missão cumprida seja atingido!”, conclui Natalia.

Retrofuturismo

O “retrofuturismo” é uma tendência que tem ganhado destaque nos últimos anos. Ela mescla elementos do passado com uma visão futurista, ou seja, as fantasias e a forma como o futuro era visto pelas pessoas dos anos passados (1960 e 1070) inspiraram diversas frentes artísticas, como da moda. Hoje nós sabemos como as coisas realmente são e que grande parte desta fantasia não se tornou real. Entretanto, é essa estética que o “retrofuturismo” quer trazer, inspirar com referências do modo que o futuro era visto naquela época.

Informações:

• Data: 26/09
  • Horário: 21h00
  • Local: Capela Nossa Senhora do Amor, Univap - Campus Urbanova.
  • Tema: Disco Futurista
    • Entrada gratuita