Alunos de jornalismo vão ao Teatro Municipal assistir peça adaptada de Molière

01 SET 2023 - 17H41 (Atualizada em 04 SET 2023 - 10H33)

Nesta quinta-feira (31) os estudantes do primeiro ano de jornalismo do período noturno experienciaram uma aula diferenciada. Isso porque a sala de aula deu lugar ao Teatro Municipal e a matéria letiva deu espaço à peça “Escola de Mulheres”, do dramaturgo francês Molière.

Essa extensão foi uma iniciativa da professora Elizabete Kobayashi, na disciplina de Práticas Textuais. Ela defende a importância de sair da sala de aula “porque a prática expande os horizontes dos alunos e faz com que se diversifique a maneira como assimilam os aprendizados”. Além disso, explica que “fazer essas atividades vai lapidando o ouvir e a criticidade dos alunos, habilidades fundamentais para o futuro profissional deles”.

Com duração de 85 minutos, o espetáculo foi a abertura da 37ª edição do Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale), realizado pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A obra de Molière foi dirigida, adaptada e traduzida por Clara Carvalho.

Para os alunos, foi uma forma diferente de assistir aula. Marcella da Silva Bonavolunta (18) revela que “ir ao teatro foi um momento para descontrair. Foi uma experiência muito boa e eu gostei bastante da peça. Ela fala bastante sobre o amor, então houve uma lição de que o amor tem que ser algo natural. Acho que esses aprendizados vão ajudar na profissão nos momentos em que você vê que realmente gosta do que faz e como transmitir uma mensagem de uma forma didática”.

Para a aluna Larissa Alvarenga Alves (19), essa é uma forma de “sair um pouco do óbvio e da nossa caixinha de realidade. Acho essa didática muito importante para nosso aprendizado, não somente acadêmico, mas também pessoal”.