Em parceria com a Delegacia de Investigação de Homicídios, o SEPA (Serviço Escola de Psicologia Aplicada) desenvolveu um projeto com foco em análise nos casos de desaparecimentos em São José dos Campos em 2023. O levantamento foi realizado no SEPA, com a colaboração da Subdivisão de Pessoas Desaparecidas.
O objetivo do projeto foi criar um perfil das vítimas, com base nos boletins de ocorrência registrados no ano em questão. O projeto analisou 176 boletins sobre ocorrências de pessoas desaparecidas e teve 76 tentativas de contato com as famílias. A comunicação com as famílias trouxe alguns desafios ao projeto, porém mesmo com pouco retorno, foi uma etapa crucial.
O Relatório revelou que a maior parte dos desaparecimentos ocorreram nas Zonas Sul (33,52%) e Leste (26,13%) da cidade.
Também foi possível identificar que a maior parte das vítimas são homens, exceto na adolescência, onde as mulheres ultrapassam nas estatísticas.
Também foram mapeadas as causas relacionadas aos desaparecimentos, assim foi possível identificar que os motivos mais comuns estão relacionados à saúde mental e uso de substâncias.
Com as revelações do Relatório é possível padronizar essas informações com a finalidade de melhor orientar as ações da polícia em casos de desaparecimento, para que tomem ações mais direcionadas e eficientes.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.