Notícias

Alunos da Univap criam Relatório de Desaparecidos em parceria com a Polícia

Escrito por Univap

18 DEZ 2024 - 11H11

SEPA/UNIVAP

Em parceria com a Delegacia de Investigação de Homicídios, o SEPA (Serviço Escola de Psicologia Aplicada) desenvolveu um projeto com foco em análise nos casos de desaparecimentos em São José dos Campos em 2023. O levantamento foi realizado no SEPA, com a colaboração da Subdivisão de Pessoas Desaparecidas.

O objetivo do projeto foi criar um perfil das vítimas, com base nos boletins de ocorrência registrados no ano em questão. O projeto analisou 176 boletins sobre ocorrências de pessoas desaparecidas e teve 76 tentativas de contato com as famílias. A comunicação com as famílias trouxe alguns desafios ao projeto, porém mesmo com pouco retorno, foi uma etapa crucial.

O Relatório revelou que a maior parte dos desaparecimentos ocorreram nas Zonas Sul (33,52%) e Leste (26,13%) da cidade.


Índice de desaparecimento por região








Também foi possível identificar que a maior parte das vítimas são homens, exceto na adolescência, onde as mulheres ultrapassam nas estatísticas.


Relação de gênero e idade

 








Também foram mapeadas as causas relacionadas aos desaparecimentos, assim foi possível identificar que os motivos mais comuns estão relacionados à saúde mental e uso de substâncias.


Características das ocorrências








Com as revelações do Relatório é possível padronizar essas informações com a finalidade de melhor orientar as ações da polícia em casos de desaparecimento, para que tomem ações mais direcionadas e eficientes.

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Univap, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.