Aluna graduada pela Univap é nomeada Coordenadora-Geral de Combate à Tortura no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil

15 MAI 2024 - 12H05

Rose Mary Cândido Plans, aluna graduada em Serviço Social pela Univap, foi nomeada Coordenadora-Geral de Combate à Tortura na Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Natural de Perdões, Minas Gerais, Rose Mary deixou sua cidade natal aos 15 anos para trabalhar em outros municípios e estados como empregada doméstica, a fim de apoiar sua família. Apesar dos desafios, ela nunca aceitou as condições impostas pela sociedade de que não poderia estudar, sonhar e ousar. “Tudo isso me causava raiva e indignação e aumentava o meu desejo de querer estudar. Eu não conseguia enxergar outro caminho que não fosse através da educação”, comentou.

A decisão de estudar Serviço Social foi influenciada por sua participação ativa em movimentos sociais durante a década de 90 em São José dos Campos. Ela encontrou no curso um campo abrangente e alinhado com seus valores. Formada no ano de 1999, Rose escolheu a Univap por ser uma referência em qualidade de ensino na região do Vale do Paraíba, além do corpo docente renomado.

Ao longo de sua carreira, Rose Mary trabalhou na perspectiva da garantia de direitos, incluindo a defesa de pessoas vivendo com HIV/AIDS, o apoio à comunidade indígena em Rondônia, o trabalho com crianças e adolescentes em acolhimento institucional, e foi perita do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Estado de Rondônia.

Para a profissional, o curso de Serviço Social capacita para atuação nas diversas áreas, e o essencial para os estudantes desse curso é fazer uma constante leitura da sociedade. A Coordenadora-Geral ainda deixa um recado para aqueles que desejam seguir na área: “Eu digo que o/a estudante de serviço social, o/a profissional de serviço social, está em constante estado de inquietação, indagação, está sempre atento à realidade, não pode ficar preso como que em uma bolha de segurança. OUSEMOS!”.