Ex-aluna do curso de História da Univap, Stella Camille da Silva, de 21 anos, foi aprovada no Mestrado da Unifesp.
O tema do mestrado é “Violência material e simbólica ao patrimônio negro em São José dos Campos” e irá dar continuidade à uma pesquisa iniciada pela estudante durante sua graduação na Univap. O objeto de estudo é a Igreja de São Benedito, patrimônio joseense, construída por escravizados no século XIX. Segundo a mestranda, seus estudos já se voltavam para a pauta antirracista, à procura de um foco de estudo e quando encontrou as documentações sobre a Igreja, foi o momento que decidiu seguir como pesquisadora.
A historiadora deseja que seu estudo ilumine a história das contribuições afrodescendentes. “No mestrado, pretendo dar continuidade à pesquisa que iniciei na Univap. Nos próximos dois anos estarei amadurecendo esta pesquisa para fortalecer, mais uma vez, a memória que a cidade tenta esquecer”, afirma Stella.
A aprovação representa mais do que uma oportunidade acadêmica para Stella: “Sou uma mulher negra e periférica, e ao longo de toda a minha vida acadêmica enfrentei obstáculos que me foram socialmente impostos. Ocupar espaços como o Mestrado em uma Universidade Federal é extremamente simbólico, e creio que isso reflete muito da minha trajetória até aqui”, disse a estudante, que também agradeceu amigos, familiares, professores e todos que ajudaram na sua caminhada até aqui.
A aluna também elogia o curso de história da Univap, destacando-o como passo fundamental na sua aprovação e orientação, dizendo que o curso prepara os alunos para uma vida profissional de qualidade, na área de sua escolha. “A Univap foi, sem dúvida, o ambiente que me preparou para que eu pudesse, atualmente, desfrutar de uma conquista como essa”, revelou a mestranda.
Aos que também sentem vocação na pesquisa, Stella deixa um recado: “Para todos que pretendem seguir este caminho: força, coragem e clareza. As dificuldades e os desafios virão, mas a convicção de tornar-se um pesquisador/acadêmico que contribua para as narrativas contemporâneas que a academia exige deve prevalecer. Sigam o caminho com muita verdade e dedicação, a colheita no futuro é certa!”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.