A Central de Estágios e Carreiras Univap abre novas turmas para oficinas de capacitação

29 ABR 2024 - 17H12 (Atualizada em 30 ABR 2024 - 11H19)

Na Univap (Universidade do Vale do Paraíba), o CECAU (Central de Estágios e Carreiras) desempenha um papel fundamental na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Com o objetivo de suavizar essa transição, a Central oferece orientação, mentorias e oportunidades de estágio através de um portal digital, acessível a todos os alunos.

Estágio em Orientação de Carreiras
Uma das oportunidades do CECAU é o Estágio em Orientação de Carreiras; Supervisionado pela Profa Denise Luizari, alunos do 7º semestre de Psicologia ficam encarregados de ministrarem duas oficinas de capacitação: Empregabilidade e Empreendedorismo.

Com o objetivo de desenvolver melhores práticas e discutir os assuntos que serão abordados na oficina, as reuniões acontecem todas as terças das 18h às 19h, sendo abertas para qualquer graduando da Univap. Visando manter a qualidade do projeto, as turmas são fechadas em 12 vagas, e com duração de aproximadamente 6 semanas.

Oficinas de Empregabilidade e Empreendedorismo
De acordo com Stefani Olímpio, responsável pelo curso de Empregabilidade e aluna do 7° período de Psicologia, sua experiência como estagiária em uma oficina de desenvolvimento profissional é extremamente engrandecedora para seu futuro profissional.

Stefani Olímpio

“Através da minha empatia e motivação, espero deixar uma marca duradoura nos participantes, contribuindo assim para o sucesso da oficina e fortalecendo minha paixão por ajudar as pessoas a alcançar seu potencial no trabalho, pois é nessa área da psicologia que pretendo me especializar”, disse a estudante.

Em depoimento, a aluna da oficina de Empregabilidade e estudante de Psicologia, Ariana Marcelino, destaca sua experiência durante as aulas com Stefani.

Ariana Marcelino

“O processo na oficina foi muito útil para mim, os professores passaram como funciona o Linkedin, por mais que eu já tivesse ouvido falar da plataforma, nunca tinha acessado, então foi bom para ter várias dicas de como criar um perfil chamativo. Gostei também das dinâmicas de entrevista, para ter uma noção do que é interessante falar, especialmente quando não se tem tanta experiência no mercado de trabalho, os professores deram várias dicas que vou adotar”.

Ao longo do curso, os alunos são expostos a estudos, cenários, e práticas das quais ainda desconhecem, mas todos afirmam que ao final das oficinas, o aprendizado é enriquecedor.

Kallani Felix, responsável pelo curso de Empreendedorismo, revela que a experiência no estágio lhe dá satisfação, e que pretende seguir na área de atuação.

Kallani Felix

“Poder conhecer as técnicas para treinamento organizacional e já com o intuito de repassar esse conhecimento para os alunos me dá uma satisfação. As supervisões são leves e desenvolvem um grande senso de trabalho de equipe. Eu com certeza irei continuar com este estágio e se tudo der certo seguir carreira nessa área”, diz o futuro psicólogo.

Durante entrevista, o estudante de Ciências Biológicas e aluno do curso de Empreendedorismo, Gabriel Suzuki, afirma que a oficina lhe fez enxergar novas possibilidades no mundo.

Gabriel Suzuki

“A oficina de empreendedorismo da Univap foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendemos a entender o que é aquilo que nos motiva e que nos faz enxergar novas possibilidades no mundo, direcionando essa motivação à construção do nosso negócio. Instrutores excelentes, nos apresentaram com total propriedade o curso e nos incentivaram a conhecer nosso valor”.

Vale destacar que o desenvolvimento das oficinas se dá através de pesquisas e reuniões para discussões sobre as melhores técnicas e materiais a serem utilizados, visando maior participação e desenvolvimento do conhecimento com os participantes. A Professora Denise é responsável pela revisão e aprovação do material.

Aos interessados em elevarem suas habilidades e se destacarem no mercado de trabalho, o Programa de Orientação Profissional abre novas turmas para as oficinas de Empreendedorismo e Empregabilidade. Para se inscrever basta acessar o link abaixo, e preencher um formulário: