XXIII SEMANA DE PLANEJAMENTO E APERFEIÇOAMENTO À DOCÊNCIA E À TUTORIA

29 a 31 de julho de 2024

A Reitoria da Universidade do Vale do Paraíba convida os professores para participarem das atividades da XXIII Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência e à Tutoria, cujo objetivo é aperfeiçoar de forma contínua a profissão do educador, visando a constante melhoria do ensino na Univap. Todas as atividades são de participação exclusiva para docentes da Univap e participação dos técnicos educacionais está condicionada à liberação do setor.

Programação - 29 Julho (segunda-feira)

15h as 15h15 – Abertura do evento
Apresentação: Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior – Reitor da Univap


Abertura: Coral Viva Voz da Faculdade da Terceira Idade – Univap

O coral VIVA VOZ, da Faculdade da Terceira Idade UNIVAP, foi criado em 1991 e atualmente conta com a participação de aproximadamente 45 coralistas. Desde a sua criação, o Coral Viva Voz já realizou diversas apresentações importantes como e, recentemente, participou do 23⁰ Encontro de Talentos e Artes Dona ETA, no Parque Vicentina Aranha. O Coral VIVA VOZ é regido pelo maestro Márcio Faria, com Graduação em Música Composição e Regência pela instituição UniFMU – FAAM-SP e Graduação em Canto Erudito pela Unesp-2004. O maestro possui Especialização em Arte, Educação e Saúde pela ISAL- Instituto Superior da América Latina e Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP.


15h15 as 17h – "O estudante com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior: conversando sobre práticas pedagógicas inclusivas”

Considerando que a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma realidade na Universidade, estes estudantes possuem necessidades peculiares que exigem mudanças na conduta do docente e preparação da IES para realizar um acolhimento adequado e lidar com as características de comportamento destes estudantes. Serão abordados temas como: características do autismo adulto; como se comunicar com o autista, estimular as habilidades, e contribuir para o seu bem-estar.

Palestrante: Profa. MSc. Bruna Mares Terra Candido – Docente do Curso de Psicologia e Pedagogia da Faculdade de Educação e Artes - Univap, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP.
Palestrante: Profa. MSc. Maria Angélica Gomes Maia – Docente dos Cursos da Faculdade de Educação e Artes - Univap, Mestre em Educação, Pedagoga e Psicopedagoga.
Moderadora: Thamires Vieira Martins de Melo – Psicopedagoga responsável pelo serviço de Orientação Acadêmica da Univap.

Programação - 30 Julho (terça-feira)

10h as 12h – A Extensão Universitária: lugar de encontros, diálogos e de criação de conhecimento.

A extensão universitária lugar de construção de conhecimentos, que privilegia a unidade prática-teoria, a criatividade, o diálogo e a expressividade humana, que busca a transformação-reinvenção da realidade por meio da ação-reflexão humana e do compromisso ético e social da universidade.

Palestrante: Profa. Dra. Kátia Maria Pacheco Saraiva – Psicóloga Clínica, Doutora em Psicologia dos Processos Psicossociais pela PUC-MG.
Coordenação: Comitê de Referência à Curricularização da Extensão da Universidade do Vale do Paraíba Univap / comitedeextensao@univap.br


15h as 17h – O que podemos fazer com os resultados das pesquisas realizadas pela CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é proposta pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e, nas Universidades, é o órgão responsável por realizar a avaliação interna, visto que, externamente, esse papel é do MEC (Ministério da Educação). Seu objetivo é identificar as fragilidades e potencialidades da IES a fim de qualificar os processos educativos com transparência, socializar as informações e recolher sugestões para subsidiar as tomadas de decisões. Assim, ela atua como um suporte à gestão para a contínua evolução da instituição. Assim, vamos debater sobre o que podemos fazer com os resultados das pesquisas realizadas pela CPA.

Profa. Dra. Maria Teodora Ferreira Leite – Presidente da Comissão Própria de Avaliação da Univap
Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior – Reitor da Univap
Profa. Dra. Lívia Gonsalves Toledo – Pró-reitora de Graduação


19h as 21h – Desafios nas Mídias Sociais: Navegando pelo Mundo Digital

As mídias sociais se tornaram parte integrante da vida dos nossos alunos, mas muitos de nós ainda enfrentam incertezas sobre como nos posicionar nesse cenário. Nesta palestra, exploraremos o que é permitido, o que deve ser evitado e como navegar com segurança no vasto universo digital das redes sociais. Junte-se a nós para entender melhor esse desafio e aprender estratégias para uma presença on-line consciente e eficaz.

Palestrante: Profa. Ma. Monique Nascimento Baraúna – Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual

Programação - 31 Julho (quarta-feira)

14h30 as 16h30 – OFICINA AVEA: Explorando o H5P para criar conteúdos interativos no Moodle

Nessa oficina, você aprenderá a utilizar o H5P, uma ferramenta integrada à plataforma Moodle que permite criar conteúdos interativos que podem tornar suas atividades educacionais mais atraentes e dinâmicas, estimulando o engajamento e o aprendizado dos seus alunos. Juntos, exploraremos algumas das atividades que podem ser desenvolvidas com o H5P, tais como: Find the words, Mark the words, Image pair, Image sequencing, Flashcards e Memory game. Além disso, você aprenderá a gerenciar esses conteúdos no Banco de Conteúdos do Moodle. Inscreva-se e surpreenda-se com as possibilidades que o H5P pode oferecer para suas aulas!

Palestrante: Camila Monteiro Rodrigues
Pedagoga e Designer Instrucional da Univap Virtual
Moderadora: Profa. Dra. Silene Fernandes Bicudo
Coordenadora da Univap Virtual

MODALIDADE: Presencial
LOCAL: Laboratório FCSAC, Bloco 2, Campus Urbanova
VAGAS: 20 INSCRIÇÕES
Clique aqui


19h as 21h – O impacto psicológico do bullying no ambiente acadêmico

Segundo a Lei nº 13.185/2016 bullying é entendido como uma intimidação sistemática, na qual verifica-se violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. Assim, o bullying pode se expressar tanto de formas explícitas (como ataques físicos, insultos e ameaças) quanto sutis (comentários e apelidos pejorativos). Apesar das pesquisas científicas investigarem esse fenômeno principalmente na Educação Básica, nota-se também na Superior alta incidência dessa violência. Como resultado, cada vez mais estudantes universitários e professores encontram-se adoecidos psiquicamente em decorrência de serem vítimas disso. Por causa disso, é papel da universidade criar mecanismos para que seus atores possam identificar e coibir o bullying, a fim de promover a saúde mental individual e coletiva no espaço acadêmico.

Palestrante: Rodney Querino Ferreira da Costa – Docente da Faculdade de Educação e Artes – Univap, Psicólogo pela Unesp, Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP
Moderador: Lidiane Maria Maciel – Docente da Faculdade de Educação e Artes, Socióloga/Cientista social pela Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas.
Comitê de Referência em Direitos Humanos “Carolina Maria de Jesus” da Universidade do Vale do Paraíba.
comissaocarolinamariadejesus@univap.br


21h as 21h30 – Encerramento

Apresentação: Profa. Dra. Lívia Gonsalves Toledo – Pró-Reitora de Graduação da Univap


Observação: Todos os professores estão convidados e podem participar livremente, sendo facultativa a participação. Os certificados das atividades estarão disponíveis no AVEA.

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: (12) 3947-1257
E-mail: prg@univap.br

Univap Virtual
Telefone (12) 3947-1229

E-mail: univapvirtual@univap.br

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.