O Projeto Rondon é uma ferramenta extensionista que as IES (privadas e públicas) podem lançar mão para desenvolver projetos práticos de acordo com as temáticas do edital público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.
Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira - SP Operação Vale do Ribeira 2006
Piraí do Norte, BA; e em Chuí - RS Operação RGS e Nordeste 2007
Muribeca - SE; e Jordão - AC Operação Centenário 2007
Chuí - RS Operação Rio Grande do Sul 2008
Madeiro - PI Operação Inverno 2008
Curuá - PA Operação Centro-Norte 2009
Cerro Branco - RS Operação Nordeste-Sul 2009
Paranaiguara - GO; e Itacajá - TO Operação Centro-Nordeste 2010
Presidente Vargas - MA Operação Catirina 2010
São João do Sabugi - RN Operação Seridó 2011
Luis Domingues - MA Operação Pai Francisco 2012
Tracuateua - PA Operação Açai 2012
São Pedro da Cipa - MT Operação Bororos 2015
Nova Rosalândia - TO Operação Tocantins 2017
Santa Rosa do Piauí - PI Operação João de Barro 2019
Itatim - BA Operação Portal do Sertão 2023
ALUANE VAZ DE CARVALHO
Odontologia
"Participar do projeto Rondon foi uma grande experiência que nos dá uma visão diferente da realidade do nosso país conhecendo uma região nova, com suas belezas naturais e costumes, onde faz com que veja na população participante a vontade de mudar a realidade que estão acostumados.
No projeto Rondon você desenvolve mais o lado humano e consegue superar os desafios que venham aparecer, interagindo com a comunidade não importa idade, passando o conhecimento que você tem não importa como e sentido o carinho de todos.
Mas o principal de estar participando do projeto Rondon é lembrar-se de todos os amigos que acabamos de fazer, tanto os que estão na Univap e que não os conheciam, como todos os que nos acompanharam na equipe que são de outras universidades como da Unisul, ou todos aqueles que lembramos que estavam nos ajudando na cidade, e até mesmo do exercito que sempre estava junto."
CÍNTIA CARVALHO
Terapia Ocupacional
"Participar do PROJETO RONDON, sem dúvida foi uma experiência ímpar em minha vida. Não só ver, sentir na pele as necessidades do nosso país, e poder plantar uma semente de esperança no coração de quem tanto precisa, saber que essa semente poderá gerar belos frutos, realmente não tem preço. Nessa troca recebemos muito mais do que doamos..."
LEDA AQUINO
Turismo
"Participei da Operação Nordeste/Sul 2009, fui para o município de Cerro Branco/RS. Foi a melhor e mais gratificante experiência da minha vida! Além de conhecer uma nova cultura e poder ajudar uma pequena parcela da população desse país maravilhoso, aprendi muito sobre minha profissão, sobre a vida e principalmente sobre mim mesma! O amor e carinho com os quais os moradores nos receberam não tem como descrever com palavras, crianças que vinham correndo pela rua 'apenas' para nos abraçar, os presentes que não paravam de chegar enquanto esperávamos o ônibus para ir embora... Acabamos descobrindo novas emoções que não conhecíamos. É uma experiência pela qual todas as pessoas deveriam passar!"
FÁBIO NASCIMENTO DE MELO
Engenharia Ambiental
O Projeto Rondon foi uma experiência incrível pela qual passei. Tenho vários amigos que participaram de operações passadas e todos me disseram a mesma coisa: "Não há palavras para descrever, só participando para saber o que é!" Fui selecionado para participar da Operação Açaí, que ocorreu no mês de Julho de 2012, no município de Tracuateua (Pará), e comprovei as palavras de meus amigos. É díficil expressar com palavras tudo o que vivi lá.
São tantos sentimentos que se misturam, pessoas diferentes, realidades diferentes, comidas e clima diferentes. Dezesseis dias parece pouco tempo, mas é tempo suficiente para criarmos verdadeiros laços de amizade e companheirismo, seja com os equipe da Univap, com os da equipe da Universidade Positivo com a qual formamos a Equipe do Projeto Rondon, com o nosso sargento Lobato, seja com o povo da cidade, seja com os dois coordenadores da equipe Univap, Profa Sonia Khouri e Prof Alberto Resende Monteiro. Lá vivênciei outra realidade, um "outro Brasil", e foi na cidade de Tracuateua que isso ocorreu. O povo da cidade nos acolheu muito bem, e acho que nos ensinaram muito mais do que passamos coisas à eles.
No dia do encerramento é que pude ver a dimensão do quão importante o Projeto Rondon é/foi para aquele povo, que muitas vezes só bastavamos oferecer-lhes atenção que já era o suficiente para alegra-los. Neste ultimo dia de atuação, depois do encerramento, foi uma choradeira sem tamanhos, pois criamos relações afetivas de carinho e amizade muito fortes. As pessoas queriam coisas de recordação do projeto, desde camisetas autografadas por nós até blocos de anotações que recebemos do projeto. Escutei de vários tracuateuenses: "Nunca me esquecerei de vocês do Rondon!" Acho que é isso, o Rondon realmente é uma lição de vida e cidadania, o que vivemos e aprendemos lá não há preço no mundo que pague. Não há palavras realmente para descrever o rondon!
CLAUDIANA GOMES
ex-aluna de Matemática/rondonista
"Ter participado do Rondon foi uma aula de cidadania,ou melhor, um "super intensivão de cidadania".
Participei da Operação Rio Grande do Sul/2008 onde eu e mais 6 alunas de cursos diversos da Univap fomos para o Chuí e lá contrastamos com cultura diversas.
No começo dá um medo incrível e parece que não vamos conseguir fazer um trabalho bom, mas é impresionante como as coisas se encaixam de uma tal maneira que acabamos fazendo um excelente trabalho.
Termino esse depoimento agradecendo a Univap e ao professor Alberto que me deu a oportunidade de participar de um projeto grandioso como este".
BRUNA PEREIRA PERMEJANI
Ciências Biológicas
"A participação no Projeto Rondon, me possibilitou outra visão de vida, onde com o convívio em equipe, os trabalhos com a comunidade alvo, pude ver de perto as angústias de um povo e, felizmente ajudar de alguma forma, á quem muito precisava e precisa. Confesso que da um certo desespero no começo, de como desenvolver nossos trabalhos e se isso fará alguma diferença na vida daquelas pessoas, mas conforme passa o tempo, e na verdade ele voa, as coisas vão se indireitando e fluindo perfeitamente, onde voltamos com um gostinho de quero mais.
Primeiramente agradeço ao Prof. Alberto, pela oportunidade de participar das Operações do Projeto Rondon e a UNIVAP por fazer parte de um projeto tão grandioso como este."
"Experiência se ganha e se troca, isso é projeto Rondon."
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Institucional