Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

A Univap, desde de 2006, utiliza a plataforma Moodle como Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O Moodle é uma plataforma de código aberto, utilizada mundialmente e projetada para criar ambientes personalizados para cada disciplina por meio de um conjunto de recursos e atividades que oferecem suporte tanto ao ensino quanto à aprendizagem, permitindo plena acessibilidade metodológica, instrumental, comunicacional e gerencial para todos os atores envolvidos.

A plataforma dispõe de ferramentas e tecnologias apropriadas para todas as modalidades de ensino que, a partir do emprego de metodologias inovadoras, pode tornar o estudante autônomo, oferecendo as informações necessárias para o processo educacional, o acompanhamento, a interatividade com os conteúdos das unidades curriculares, além da interação com os professores, tutores e outros discentes.

Para o estudante, a utilização do AVEA é intuitiva e pode ser realizada com facilidade, exigindo conhecimentos básicos para acessar a internet. Disponibiliza ferramentas para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais, seja visual (DosVox, NDVA), auditiva (VLibras), cognitiva e motora (ampliação de tela e fontes).

Na visão dos docentes e tutores, o AVEA possibilita a elaboração e disponibilização das aulas e atividades de aprendizagem on-line de forma simples e amigável. E, por meio de suas funcionalidades, permite o acompanhamento do progresso dos discentes, a aplicação de atividades avaliativas e a revisão imediata dos materiais didáticos e de apoio, e do desenho instrucional das unidades curriculares.

Para a coordenação do curso e demais gestores, o AVEA disponibiliza recursos e tecnologias que permitem acompanhar as atividades docentes e o aproveitamento dos estudantes, desenvolver a cooperação, a reflexão sobre o conteúdo e roteiro das disciplinas, e propiciar a acessibilidade necessária para a interdisciplinaridade prevista no PPC.

A equipe multidisciplinar da Univap Virtual é responsável pela configuração, personalização e pleno funcionamento do AVEA, além de oferecer capacitação e atendimento à comunidade acadêmica.

Por Redação, em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem