A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Universidade do Vale do Paraíba desenvolve projetos institucionais e projetos financiados por órgãos de fomento a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CNPq, FINEP, BNDES, etc.).
Os projetos promovem a formação de equipes de trabalho que buscam a integração entre alunos e professores de ensino médio de escolas públicas e de alunos e professores de cursos de Graduação da FEAU/Univap. Chamada Pública MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobrás nº 18/2013 – meninas e jovens fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Ciência da Computação.
Produção de Materiais compósitos reforçado por fibras. Que precisam ser leves e fortes para suportar severos carregamentos, tais como, componentes aeroespaciais (caudas, asas, fuselagem, hélices, etc.), barcos, quadros de bicicletas e carenagem de carros de corrida. Serão processados materiais metálicos por metalurgia do pó e por métodos convencionais de fundição. Para as análises das propriedades micro estruturais dos materiais produzidos serão utilizadas técnicas de microscopia.
Avaliação dos efeitos dos parâmetros climático-ambientais sobre desenvolvimento da vegetação presente numa área degradada pela extração de areia que se encontra em franco estágio de recuperação no Campus Urbanova da Univap.
Em virtude dos processos de transformações da indústria, considera-se a base teórica e científica associada ao fracionamento de óleos essenciais e suas aplicações tecnológicas.
Trata-se da avaliação da recuperação ambiental de áreas degradadas pela extração de areia por meio da caracterização da qualidade da água das lagoas resultantes do processo de extração de areia, bem como pela caracterização nutricional do solo que sustenta a mata ciliar estabelecida pelo processo de reflorestamento.
Produção de novos materiais de isolamento a alta temperatura, baseando-se em composição alternativa às fibras cerâmicas normalmente utilizadas. A vantagem de se produzir esse no material é a diminuição dos riscos associados ao potencial carcinogênico apresentado pelas fibras e a emissão de gás dióxido de carbono, que constitui um dos gases responsável pelo aquecimento global (Efeito estufa).
Colaboradores: Viliam Sinka, Prof. Dr. e Lúcia Vieira Santos, Profa. Dra.
São estudados revestimentos fornecidos pela empresa OGRAMAC. A composição depende de ensaios e sua caracterização será realizada com técnicas de metalografia, microscopia eletrônica de varredura, microdureza, ensaios tribológicos em micro e nano escala, com medição de atrito, desgaste e tempo de vida em atmosfera ambiente. Pretende-se observar os aspectos da corrosão (produtos da corrosão, taxa de corrosão, etc.) e suas consequências sobre o material.
Desenvolvimento de um equipamento eletrônico. O projeto está atrelado a área de desenvolvimento de hardwares com microcontroladores. Serão utilizados de conhecimentos teóricos e práticos de eletrônica básica para o desenvolvimento do equipamento.
O projeto aborda a obtenção do biodiesel a partir da reação de transesterificação de rejeitos de sebo animal com álcool etílico absoluto por meio de catálise básica. A reação é simples e de alto rendimento, porém apresenta diversos fatores que podem ser explorados. Por exemplo, a quantidade de sujeira proveniente do rejeito de sebo, a necessidade de aquecimento do sebo para a eliminação de água devido à possibilidade de ocorrer a reação de saponificação, a etapa de purificação do produto obtido, onde as substâncias não saponificáveis (reagente em excesso, catalisador, glicerina formada) deverão ser eliminadas junto com a glicerina formada ao término da reação de transesterificação.
Os projetos promovem a formação de equipes de trabalho que buscam a integração entre alunos e professores de ensino médio de escolas públicas e de alunos e professores de cursos de Graduação da FEAU/Univap. Chamada MCTI/CNPQ/VALE S.A. nº 05/2013 – Forma-Engenharia.
Muitas tecnologias modernas exigem materiais com propriedades “sui generis” que necessitam que as ligas metálicas sejam trabalhadas de forma adequada. Isso é especialmente verdadeiro para os materiais necessários para aplicações estruturais e meios corrosivos, bastante utilizados pela indústria. A produção visou a obtenção de materiais com características específicas de alta resistência mecânica e resistência a corrosão.
Construção de uma planta didática de extração de óleos e óleos essenciais. A planta tornou-se uma ferramenta interdisciplinar, atendendo as Engenharias. O tema abordou a operação e o controle de processos, bem como os processos químicos industriais.
Foi construída uma planta piloto para tratamento de esgoto sanitário por zona de raízes. O projeto envolveu atividades práticas de dimensionamento, construção e operação do sistema. Por se tratar de um sistema de disposição de efluentes líquidos de baixo custo, a atratividade comercial é alta e sua disseminação torna-se mais fácil.
Produção de biodiesel a partir de óleo reciclado. O projeto foi fundamental para que os alunos compreendam questões tecnológicas relacionadas a essa fonte de energia (combustíveis renováveis). O tema associou diversos ramos da Engenharia Química, a química orgânica ou termoquímica, entre outros.
Motivação de estudantes do Ensino Médio e capacitação de alunos dos cursos de Engenharia Biomédica e Engenharia Elétrica/Eletrônica para atenderem a demanda do mercado de profissionais qualificados em microcontroladores.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em FEAU - Engenharias Arquitetura e Urbanismo