Através da Ouvidoria da UNIVAP os alunos, professores, funcionários ou integrantes da comunidade local e regional podem manifestar democraticamente suas opiniões sobre os serviços prestados pela Universidade.
O papel do ouvidor visa propiciar o exercício da cidadania, para que as pessoas possam ter acesso à informação ou apresentem suas reclamações de forma institucionalizada, com a certeza de que serão levadas adiante.
A ouvidoria pode ser utilizada para reclamar, sugerir, elogiar ou consultar sobre qualquer aspecto da Universidade. Os usuários podem acessar o serviço por e-mail (ouvidoria@univap.br) ou através do formulário on-line localizado abaixo.
Quando a Ouvidoria recebe uma solicitação, entra em contato com as unidades responsáveis por cada assunto, para que possa fornecer uma resposta ao usuário. Essa resposta pode ser a resolução de um problema, a implantação de uma sugestão ou a explicação referente a um determinado assunto.
Quem procura a Ouvidoria tem a garantia de que terá seu assunto encaminhado e de que receberá uma resposta. Essa resposta, entretanto, não significa a resolução de todos os problemas ou a implantação de todas as sugestões.