Eixo temático: Arte, Cultura e Educação
Ementa: A área de arte, cultura e educação investiga como o movimento dialético entre educação e arte ocorre em um processo de interdependência, no qual ambas as áreas se influenciam e se transformam mutuamente, promovendo o desenvolvimento criativo, crítico e social. Estuda a valorização de identidades culturais, o impacto da arte na formação integral e metodologias que compõem essas dimensões no ensino. De modo geral, serão aceitos estudos que estimulem a sensibilidade, a percepção crítica e a capacidade de expressão da arte, com referência em diversas formas de expressão, aliados à educação.
Eixo temático: Direito à Educação e Políticas Educacionais
Ementa: A área de direito à educação e políticas educacionais investiga os fundamentos legais e as políticas públicas que assegurem o acesso, a qualidade e a equidade na educação, articulando essas questões com a historiografia educacional e os movimentos sociais. Examina como as leis e programas governamentais refletem demandas históricas e sociais, analisando sua implementação e impacto. O campo também estuda as lutas históricas por educação, destacando o papel dos movimentos sociais na construção de direitos e na formulação de políticas inclusivas. Serão aceitos estudos que buscam compreender os desafios para efetivar o direito à educação, propondo soluções que promovam justiça social e igualdade de oportunidades no ensino.
Eixo temático: Educação e Corporeidade
Ementa: A área interdisciplinar de educação e corporeidade investiga como o corpo e o movimento influenciam o processo de ensino e aprendizagem, abordando a integração entre práticas corporais e esportivas e desenvolvimento humano. Seu foco está em compreender como o esporte e as atividades físicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos indivíduos, assim como o desenvolvimento desses fatores influencia a maneira como o corpo e o movimento são vividos, sentidos e representados. Neste eixo serão aceitos estudos que exploram a importância da corporeidade na formação de hábitos saudáveis, na promoção de valores como cooperação, respeito e disciplina, e na construção da identidade e autoestima. Pertencem a este eixo temático também estudos que investigam como as práticas esportivas podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para aprimorar o aprendizado e a inclusão.
Eixo temático: Educação e Novas Tecnologias
Ementa: A área de educação e novas tecnologias investiga como ferramentas tecnológicas podem transformar os processos de ensino e aprendizagem, ampliando possibilidades pedagógicas e fomentando a inovação. Seu foco está na análise de recursos como plataformas digitais, inteligência artificial, realidade aumentada e gamificação, avaliando seu impacto na formação de estudantes e educadores. Serão aceitos estudos que buscam compreender como essas tecnologias podem personalizar o aprendizado, promover a inclusão digital e desenvolver competências da contemporaneidade, tais como pensamento crítico e colaboração. Também pertencem a este eixo estudos que exploram os desafios éticos e sociais relacionados ao uso da tecnologia na educação, propondo práticas que equilibrem inovação e humanização.
Eixo temático: Educação e Práticas Pedagógicas
Ementa: A área de educação e práticas pedagógicas investiga metodologias e estratégias de ensino que promovem aprendizagens significativas, articulando-as com a historiografia da educação. Seu foco está no desenvolvimento e análise de práticas pedagógicas que considerem o contexto histórico e cultural, favorecendo a construção do conhecimento de forma integrada e crítica. Serão aceitos estudos que exploram abordagens como metodologias ativas, ensino híbrido e inclusão escolar, analisando como essas práticas dialogam com diferentes áreas do saber. Estudos neste eixo também podem investigar a formação docente e o impacto de práticas inovadoras no aprendizado, promovendo uma educação equitativa, criativa e conectada às demandas contemporâneas.
Eixo temático: Educação Inclusiva
Ementa: A área de educação inclusiva se dedica a promover a equidade e igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos, independentemente de suas diferenças físicas, cognitivas ou sociais. Seu foco de investigação está em desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que atendam às necessidades de alunos com deficiências, transtornos de aprendizagem, e outras condições diversas, garantindo uma educação acessível e de qualidade. Serão aceitos estudos neste eixo que buscam compreender as barreiras enfrentadas por esses estudantes, propondo estratégias para inclusão efetiva no ambiente escolar. Os estudos podem explorar também questões referentes à formação de professores, a adaptação curricular e as políticas públicas que asseguram o direito à educação para todos.
Eixo temático: Neurociências e Educação
Ementa: A área interdisciplinar de neurociência e educação investiga como os conhecimentos sobre o cérebro e seu funcionamento podem ser aplicados para melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Seu foco está em compreender como fatores como a neuroplasticidade, o desenvolvimento cognitivo e as emoções influenciam a aprendizagem. Os estudos deste eixo exploram como o sono, a alimentação e a saúde mental afetam a atenção e a memória, aprimorando o desempenho e promovendo o bem-estar de estudantes e educadores. Além disso a neurociência educacional busca criar práticas pedagógicas que integrem saúde mental e aspectos cognitivos tornando a educação mais personalizada, inclusiva e eficaz para todos.