Formas de Ingresso

  • O candidato se submeterá a uma prova escrita e presencial para avaliar conhecimentos adquiridos na Educação Básica por meio de 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha abrangendo as disciplinas de Português, Inglês, Matemática, Biologia, Química, Física, História e Geografia, além de uma redação. A prova terá uma duração de 4 (quatro) horas.
    Esta forma de ingresso se pautará no resultado obtido pelo candidato.
  • Poderão efetuar matrícula a partir de 16 de outubro de 2017, enquanto existirem vagas, e pela ordem de comparecimento, utilizando o resultado do Enem, candidatos que realizaram o exame a partir de 2009. Nesse caso, os candidatos deverão comprovar pontuação mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, resultante da média aritmética entre as notas das provas de questões objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos
    na redação.

  • Ingresso por Transferência
  • A Univap aceitará ingresso por meio de transferência externa para os cursos de São José dos Campos – Campus Centro e Urbanova, desde que atendida às especificações constantes nas normas e critérios a seguir e na hipótese de existência de vaga no período semestral (série) definido após a análise dos documentos.


    Só serão aceitas solicitações de transferência externa:

    1. Protocoladas do dia 30 de outubro de 2017 até o dia 05 de fevereiro de 2018.

    2. De candidatos provenientes de cursos brasileiros RECONHECIDOS OU AUTORIZADOS PELO MEC. A informação do reconhecimento ou da autorização deve constar no Histórico Escolar.

    3. De candidatos provenientes de cursos estrangeiros. 

    4. Mediante a apresentação de toda a documentação exigida abaixo.



    Não serão deferidas as solicitações de transferência externa:

    1. De candidatos que tenham débito com a FVE.

    2. Para o primeiro e os dois últimos períodos semestrais do curso.

    3. Para curso da Univap que não seja afim ao curso da instituição de origem - Art. 49 – Lei nº 9394, de 20/12/1996. A afinidade será analisada pela Univap.


    Notas importantes:

    1. A inscrição indica a concordância com as normas da Universidade.

    2. Aproveitamentos de disciplinas serão analisados apenas em relação às disciplinas concluídas, ou seja, como nossas disciplinas são semestrais, as disciplinas anuais em andamento na outra instituição não serão analisadas/aproveitadas quando do ingresso no segundo semestre.

    3. No caso de candidatos oriundos de cursos a distância, o aproveitamento de disciplinas poderá atingir no máximo 20% do currículo do curso pretendido.

    4. As vagas serão disponibilizadas seguindo a ordem da data do pedido e estarão disponíveis para a matrícula até 3 dias úteis após o deferimento do pedido, limitado ao dia 16 de fevereiro de 2018.

    5. Não haverá devolução do valor pago para análise do pedido, mesmo que indeferido.

    6. Casos omissos serão submetidos à apreciação da Comissão Permanente do Processo Seletivo.

    Solicitação e documentos necessários:

    O interessado deve dirigir-se ao Tudo Aqui (*) – secretaria em um dos Campi relacionados abaixo, munido dos seguintes documentos para entrar com pedido de “Transferência para a Univap”:

    - Histórico Escolar da outra Instituição. (cópia autenticada ou cópia simples mais o original para ser autenticada pela secretaria).
    - No caso instituição estrangeira o Histórico deverá ter a Chancela (autenticação) do Consulado Brasileiro no país onde as disciplinas foram cursadas.
    - Programa das disciplinas cursadas que queira análise de aproveitamento, com assinatura e carimbo da secretaria da instituição de ensino superior. (pode ser cópia simples)
    - Declaração da outra instituição constando sua situação perante o ENADE a cada ano. Esta declaração não será necessária se a situação perante o ENADE constar no Histórico Escolar. (original) ou se transferência for de instituição estrangeira.
    Obs.: Os documentos de instituição estrangeira não precisarão, inicialmente, da tradução para as seguintes línguas: inglês, francês e espanhol.

    Valor a ser pago no ato do pedido protocolado.: R$ 36,70

    Documentação para efetuar a matrícula, após o deferimento do pedido:

    - Histórico escolar do Ensino Médio constando, inclusive, que concluiu o referido curso ou Diploma de curso profissionalizante devidamente registrado no órgão competente.
    Provisoriamente será aceito, a declaração emitida pela escola constando a conclusão do Ensino Médio. Este documento deverá ser entregue no ato da matrícula.
    Ensino Médio feito no exterior deverá ser reconhecido no Brasil.
    - Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno: apresentar o original no ato da matrícula. Se o aluno for menor de 18 anos, apresentar também o CPF do responsável legal.
    - Documento de identidade civil: para Brasileiros Registro Geral (RG), com possibilidade de identificação visual e para estrangeiro, Registro Nacional para Estrangeiros (RNE).
    - Certidão de Nascimento ou de Casamento atualizado.
    - Atestado Médico original de aptidão física para os convocados ao Curso de Educação Física.

    Mais informações, favor entrar em contato pelo seguinte telefone: (12) 3947-1099.


    Relação dos TUDO AQUI (*):

    - Tudo Aqui – Campus Centro: (apenas para cursos de Direito e Serviço Social)
    Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro - São José dos Campos - SP.
    Horário: das 9h às 20h – de segunda a sexta-feira

    - Tudo Aqui – Prédio do CEPLADE - Campus Urbanova: (para os demais cursos de S. J. Campos)
    Av. Shishima Hifumi, 2.911 - Urbanova - São José dos Campos - SP.
    Horário: das 9h às 20h – de segunda a sexta-feira

    (*) Tudo Aqui – Núcleo de Atendimento ao Estudante - é um local diferenciado, existente em cada Campus, para propiciar qualidade e agilidade no atendimento.
  • Ingresso para 2ª Graduação
  • A Univap aceitará ingresso de interessado que já possui diploma de curso superior, devidamente registrado, em vagas remanescentes do Processo Seletivo – Vestibular nos cursos de São José dos Campos – Campus Centro e Urbanova, desde que atenda às normas e critérios a seguir.


    Só serão aceitas solicitações de ingresso para portador de Diploma de curso Superior:

    1. Protocoladas do dia 30 de outubro de 2017 até o dia 05 de fevereiro de 2018.

    2. Mediante a apresentação de toda a documentação exigida.


    Não serão deferidas as solicitações de ingresso para portador de Diploma de curso Superior:

    1. De candidatos que tenham débito com a FVE.


    Notas importantes: 

    1. A inscrição indica a concordância com as normas da Universidade.

    2. No caso de candidatos oriundos de cursos a distância, o aproveitamento de disciplinas poderá atingir no máximo 20% do currículo do curso pretendido.

    3. As vagas remanescentes do Processo Seletivo serão disponibilizadas seguindo a ordem da data do pedido e estarão disponíveis para a matrícula até 3 dias úteis após o deferimento do pedido, limitado ao dia 16 de fevereiro de 2018, após matrícula no caso de existir vaga.

    4. Não haverá devolução do valor pago para análise do pedido, mesmo no caso de indeferimento.


    a) Solicitação e documentos necessários:

    O interessado deve dirigir-se ao Tudo Aqui (*) – secretaria em um dos Campi relacionados abaixo, munido dos seguintes documentos para entrar com pedido de “ingresso para portador de Diploma de curso Superior”:

    - Diploma registrado do curso superior. Em caso de recém-graduado, que ainda não disponha do Diploma registrado será aceito o Certificado de Conclusão do Curso Superior, devendo entregar a cópia do Diploma, no caso de Matrícula, no prazo de 01 ano (cópia autenticada ou cópia simples mais o original para ser autenticada pela secretaria).
    - Histórico Escolar do curso superior (cópia autenticada ou cópia simples mais o original para ser autenticada pela secretaria).
    - Programa das disciplinas cursadas que queira análise de aproveitamento, com assinatura e carimbo da secretaria da instituição de ensino superior. (pode ser cópia simples)


    Valor a ser pago no ato do pedido: R$ 36,70


    b) Documentação para efetuar a matrícula, após o deferimento do pedido:


    - Diploma registrado do curso superior. Em caso de recém-graduado, que ainda não disponha do Diploma registrado será aceito o Certificado de Conclusão do Curso Superior, devendo entregar a cópia do Diploma, no caso de Matrícula, no prazo de 01 ano. (cópia autenticada ou cópia simples mais o original para ser autenticada pela secretaria - Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno: apresentar o original no ato da matrícula. Se o aluno for menor de 18 anos, apresentar também o CPF do responsável legal.
    - Documento de identidade civil: para Brasileiros Registro Geral (RG), com possibilidade de identificação visual e para estrangeiro, Registro Nacional para Estrangeiros (RNE).
    - Certidão de Nascimento ou de Casamento atualizado.
    - Atestado Médico original de aptidão física para os convocados ao Curso de Educação Física.

    Mais informações, favor entrar em contato pelo seguinte telefone: (12) 3947-1099.


    Relação dos TUDO AQUI (*)

    - Tudo Aqui – Campus Centro : (apenas para cursos de Direito e Serviço Social)
    Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro - São José dos Campos - SP.
    Horário: das 9h às 20h – de segunda a sexta-feira.

    - Tudo Aqui – Prédio do CEPLADE - Campus Urbanova : (para os demais cursos de S. J. Campos)
    Av. Shishima Hifumi, 2.911 - Urbanova - São José dos Campos - SP.
    Horário: das 9h às 20h – de segunda a sexta-feira.

    (*) Tudo Aqui – Núcleo de Atendimento ao Estudante - é um local diferenciado, existente em cada Campus, para propiciar qualidade e agilidade no atendimento.