Palestra Luto e Trauma: Aprendendo com as Crises

Em continuidade aos estudos do curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap, foi realizada, dia 23 de junho, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a palestra "Luto e Trauma: Aprendendo com as Crises − Contribuições da Antroposofia*”, ministrada pela Profa. Dra. Delcimar de Oliveira Cunha, Psicopedagoga e Aconselhadora Biográfica, também coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade.

A abordagem sobre o referido tema foi uma solicitação das alunas do curso, após a coordenadora ter apresentado uma palestra sobre essa temática em Santiago, no Chile, cujo conteúdo referia-se às origens e consequências dos traumas decorrentes de abusos intrafamiliares vivenciados por crianças e adolescentes.
Durante a palestra, a Dra. Delcimar explicou que os processos de luto e trauma são semelhantes, mas os processos de resoluções não! Os traumas são como um tremor na alma, que podem bloquear o caminho evolutivo da pessoa e conduzi-la para uma vida sem sentido. Já o luto é a nossa resposta aos sentimentos de perda, maus tratos, abandono, abuso e de desastres naturais.
O curso de Especialização da Univap propõe um currículo inovador e integrado nos aspectos clínico, institucional, hospitalar e organizacional. O aluno terá uma formação atual, contextualizada e crítica, fundamentada por teorias e práticas essenciais para a atuação psicopedagógica. O objetivo é qualificar os profissionais para que possam diagnosticar, intervir e prevenir problemas decorrentes do processo ensino-aprendizagem.
*Antroposofia é uma palavra de origem grega que significa sabedoria humana. A Sociedade Antroposófica no Brasil adotou a definição “conhecimento do ser humano”. Nessa área do conhecimento, a lucidez é essencial e a busca constante é pelo conhecimento superior. Tem por objetivo fazer com que o ser humano, ampliando a capacidade de sua consciência, delibere sobre seus atos e pensamentos, tornando-se mais humano e espiritualmente livre de materialismos, intolerâncias e superstições. A Antroposofia aplica-se ao todo que abrange a vida humana, incluindo agricultura, medicina, educação, arquitetura e artes.

Fonte: Diálogo Informativo on-line
234ª Edição - Ano VIII