Projeto Aerodinâmico na Indústria Aeronáutica I

Valor: 4 parcelas de R$ 500,00

Número de vagas: 40 alunos

Local do curso: Campus Urbanova

Público-alvo: O curso tem como público alvo alunos a partir do terceiro ano do curso de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica e Espaço. Pretende-se com a exposição deste curso fomentar o senso crítico dos alunos através da execução de exercícios práticos e voltados ao processo de concepção de projetos aeronáuticos. Tem-se como objetivo incentivar os alunos a pensarem a respeito da razão pela qual adotaram o método A ou B para realizar análises de engenharia. O processo de decisão será apresentado aos alunos durante o curso.

Objetivo: O objetivo geral consiste em prover o aluno uma visão holística da carreira e torná-lo apto a reconhecer as crescentes demandas da profissão e como devem se preparar para suprir tais exigências do mercado.

Conteúdo programático:
    Escoamento sobre corpos aerodinâmicos, principais componentes que constituem o coeficiente de arrasto, definição das propriedades geométricas de um perfil aerodinâmico e histórico da evolução da perfilagem aerodinâmica e suas características, efeito do número de Mach e Reynolds nos coeficientes aerodinâmicos, influência destes adimensionais no projeto aerodinâmico de uma aeronave. Conceitos de similaridade de camada limite, a camada limite laminar e turbulenta, definição de forma em planta da asa, análise numérica da aerodinâmica de aeronaves, conceitos de otimização multidisciplinar: a importância do projeto integrado de uma aeronave, algoritmos de otimização, parametrização geométrica. A utilização do túnel de vento no projeto aeronáutico, critérios para a seleção de onde realizar os ensaios.

Coordenação:
    Profa Dra Heidi Korzenowski, coordenadora do Curso de Engenharia da Computação.
    Prof. Msc. Moacir de Souza Prado, coordenador do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço.

*CONFIRA CONDIÇÕES ESPECIAIS/DESCONTOS (CLIQUE AQUI)

CONTATOS:
    E-mail latosensu@univap.br