Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica com ênfase na Biomecânica do Movimento Humano

• Duração: 18 meses

Número de vagas: 46 alunos

Carga horária: 432 h/a. - Totalmente Presencial

Horários: Sextas-feiras, das 18h30 às 22h e, aos sábados, das 9h às 17h (2x por mês)

Inicio: Março de 2020

Atenção: A Universidade reserva-se o direito de não ofertar o curso caso não preencha o número mínimo de vagas necessárias à manutenção do mesmo.

Local do curso: Campus Urbanova

Objetivo
    O curso tem como meta oferecer conhecimento específico e aprofundado na área de ortopedia, traumatologia e desporto, com grande conteúdo prático, apresentando os conceitos anatômicos e biomecânicos relevantes, além de técnicas baseadas em evidências científicas do mais alto nível, no intuito de preparar os alunos a atuar, nos diversos aspectos da reabilitação.

Corpo docente altamente qualificado, com grandes nomes da fisioterapia do nosso país, agregando formação acadêmica com atualizadas linhas de pesquisa, à grande experiência clínica, nas mais diversas áreas relacionadas, como desporto, traumatologia e terapia manual.

Público-alvo: Fisioterapeutas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÚNICO NO PAÍS

Cronograma de ensino:

Ciclo de dor e abordagem específica:

Esse ciclo aborda os novos conceitos em neurofisiologia da dor aguda e crônica, além de estratégias de avaliação e intervenção nesses pacientes.

• Neurofisiologia da dor e sua influência no controle motor

• Abordagem fisioterapêutica atual na dor crônica

Ciclo de atualização no exame musculoesquelético:

Esse ciclo aborda toda a teoria e prática relacionada ao raciocínio e tomada de decisão clínica, envolvendo os aspectos de levantamento e testes de hipóteses, com conceitos de acurácia diagnóstica e seleção dos melhores testes específicos, além de apresentar as mais diversas ferramentas de avaliação validadas e com utilidade clínica.

• Anatomia palpatória aplicada à parte clínica

• Métodos de avaliação - Avaliação subjetiva e objetiva

• Recursos tecnológicos aplicados à avaliação

• Posturologia Escoliose - Avaliação e tratamento

Ciclo de termo, foto e eletroterapia aplicada:

Com um vasto conteúdo prático, nesse ciclo são abordados todos os conceitos teóricos relacionados à física e fisiologia aplicada a esses recursos, além da aplicabilidade clínica baseada nas evidências científicas atuais.

• Fototerapia aplicada às disfunções traumato-ortopédicas

• Eletroterapia aplicada às disfunções traumato-ortopédicas

• Recursos térmicos aplicados às disfunções traumato-ortopédicas

Ciclo de avaliação e reabilitação musculoesquelética:

Nesse ciclo com uma vasta carga horária e grande conteúdo prático relacionado à terapia manual, bandagens funcionais e exercícios terapêuticos, são abordadas a anatomia e biomecânica aplicadas ao processo de avaliação e tratamento das principais condições clínicas das respectivas articulações.

• Diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico nas disfunções de TORNOZELO E PÉ

• Diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico nas disfunções de JOELHO

• Diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico nas disfunções de QUADRIL

• Diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico nas disfunções de COLUNA VERTEBRAL

• Diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico nas disfunções de OMBRO

• Diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico nas disfunções de COTOVELO E PUNHO

• Diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico nas disfunções da ATM

Ciclo de Reabilitação Desportiva:

Nesse ciclo são abordadas as principais condições clínicas relacionadas aos mais diversos esportes, mostrando os fatores de risco, o processo avaliativo e de tratamento das mesmas, com um vasto conteúdo relacionado à biomecânica e aos critérios para prescrição de exercícios terapêuticos.

• Lesões do Desporto - Biomecânica e Reabilitação

• Protocolos de reabilitação baseados em evidências

Ciclo Traumatológico:

Esse ciclo aborda toda a parte imagenológica pertinente às condições clínicas musculoesqueléticas, além de apresentar os tipos de fraturas e os respectivos protocolos de reabilitação desde a parte ambulatorial até a recuperação funcional do paciente.

• Tipos de fratura - Protocolos de reabilitação

• Imagenologia aplicada ao diagnóstico cinético funcional

Ciclo de prática baseada em evidências científicas:

Esse ciclo apresenta ao clínico os pilares da prática baseada em evidências, ensinando todo o processo de aplicabilidade das melhores evidências no dia a dia dos atendimentos.

• Metodologia do Trabalho Científico I: Tradução de ciência para a prática clínica

• Tópicos avançados do Trabalho Científico

• Atividades Complementares

Investimento: 18 parcelas de  R$490,00