Atendimento Pré-hospitalar com ênfase em urgência e emergência




  • Duração: 20 meses

    Carga horária: 432 horas/aula 

    Horário: Quinzenalmente aos sábados, das 9h às 17h

    Valor: 20 parcelas de R$ 700,00

    Número de vagas: 40 alunos 

    Local do curso: Campus Urbanova

    Atenção: A Universidade reserva-se o direito de não ofertar o curso caso não preencha o número mínimo de vagas necessárias à manutenção do mesmo.


    Público Alvo
    Destina à médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que buscam conhecer amplamente as Política Nacional de Atenção às Urgências, bem como estar apto à compor equipe de intervenção do APH, trabalhar em unidades de urgência e emergência intra-hospitalar, gerenciar e implantar tais serviço.

    Objetivo
    • Ao fim do curso o aluno terá condições de:

    • Conhecer a Política Nacional de Atenção às Urgências;

    • Aplicar o Protocolos de APH em urgências e emergências clínicas;

    • Aplicar o Protocolos de APH em urgências e emergências traumáticas;

    • Aplicar o Protocolos de APH em urgências e emergências com pacientes especiais;

    • Compreender e aplicar a Avaliação primária secundária no APH – cinemática do trauma;

    • Reconhecer e proporcionar Segurança da equipe e cena – Condução segura e código de deslocamento. Conhecer o cenário de APH no Brasil;

    • Aplicar o Protocolos de Atendimentos em urgências e emergências clínicas intra-hospitalar;

    • Aplicar o Protocolos de Atendimentos em urgências e emergências traumáticas intra-hospitalar;

    • Ter conhecimento de aspectos Éticos e bioéticos;

    • Aplicar protocolo de catástrofe - Método START

    • Entender a dinâmica da Gestão dos Serviços de APH;

    • Entender a dinâmica da Gestão dos Serviços de Urgências e Emergência hospitalares.

    Conteúdo Programático:
    Módulo I: Política Nacional de Atenção às Urgências. Triagem e central de regulação nos serviços de emergências, protocolos de atendimento inicial e escalas de classificação de risco – Humanização no APH – 40 horas/aula.

    Módulo II: Intervenção Pré-hospitalar a pacientes com afecções neurológicas, respiratórias, renais e metabólicas e hepáticas. Intervenção Pré-hospitalar a pacientes com afecções cardiovasculares, PCR, eletrocardiograma normal e arritmias - 56 horas/aula.

    Módulo III: Cinemática do trauma. Avaliação primária e secundária de agravos clínicos e traumático. Triagem de múltiplas vítimas e gerenciamento de catástrofe, extração da vítima presa nas ferragens e as principais características de segurança e orientação das montadoras - 56 horas/aula.

    Módulo IV: Avaliação e atendimento da população geriátrica, na saúde e doença mental, nos pacientes com comportamento agressivo. Avaliação e tratamento das síndromes hemorrágicas e hipertensivas do primeiro trimestre da gravidez. Parto de Emergência. Avaliação e tratamento nas situações de emergência em doadores e transplantados - 40 horas/aula.

    Módulo V: Avaliação e tratamento da vítima no centro de trauma, recursos diagnósticos e tratamento nas lesões potencialmente fatais. Cuidado e tratamento das vítimas nas situações de choque, trauma crânio-encefálico, raquimedular, torácico, abdominal, pélvico e de extremidade - Protocolos de emergências clínicas hospitalares 56 horas/aula.

    Módulo VI: Pediátrico: Atendimento a criança politraumatizada, afagoamento e atendimento a criança em PCR (Básico e Avançado) - 40 horas/aula.

    Módulo VII: Gestão de pessoas para competências, dimensionamento de pessoal e gestão estratégica do capital intelectual. Gestão da Qualidade e credenciamento, custos da qualidade, ferramentas da qualidade na resolução de problemas. Liderança e Comunicação, feedback, gestão de carreira e gestão de conflitos - 48 horas/aula

    Módulo VIII: Projeto de sistemas de produção de bens e serviços, localização física e estudos de capacidade, operação e controle do sistema, equipamentos e materiais de consumo. 24 horas/aula

    Módulo IX: Estágio Curricular 72 horas

    Módulo X: Metodologia de Pesquisa


    Coordenação: Enf. Felipe Moreira: Graduado em enfermagem em 2010. Pós Graduado em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa - Albert Einstein em 2013. Coordenador de Enfermagem e implantação de projetos do SAMU Guaratinguetá. Enfermeiro intervencionista do SAMU São José dos Campos. Atuou no Hospital Albert Einstein como Enfermeiro do Proadi-SUS - Instrutor do Curso de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein. Responsável por desenvolver cronogramas de treinamentos institucionais e na elaboração dos treinamentos para o Ministério da Saúde.

    Enf. Marcelo Mesquita: Graduado em enfermagem em 2017, pós-graduado em Docência e Urgência e Emergência 2018. MBA Executivo em Administração e Gestão de Saúde pela FGV 2019. Coordenador de Educação Continuada e implantação de projetos do SAMU Guaratinguetá. Atuando no atendimento Pré-Hospitalar Rodovia Presidente Dutra (BR116), Enfermeiro auditor de contas médicas, desenvolvimento de sistema de prontuário eletrônico, desenvolvimento de projetos, Clínica Cardiocentro Taubate.



    *CONFIRA CONDIÇÕES ESPECIAIS/DESCONTOS (CLIQUE AQUI)

    CONTATOS:
    (12) 3949-2292
    (12) 3947-1233
    E-mail latosensu@univap.br