Núcleo de Estudos Afro-brasileiros



  • O NEAB/UNIVAP é um núcleo de pesquisa interdisciplinar cujo objetivo é produzir e compartilhar conhecimentos por meio do ensino e pesquisa de estudos afro-brasileiros. O Núcleo conta com cinco linhas de pesquisa que buscam envolver alunos tanto da graduação como da pós-graduação:

    1. Escravidão e Pós-Abolição;
    2. Cultura, Raça e Territorialidade;
    3. Gênero, Raça e Cidade;
    4. Espaço, saúde e Raça;
    5. Raça e Educação

    Com mais de 25 anos de pesquisas sobre as questões do negro no Brasil, o Núcleo, alojado no Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica, tem como enfoque o período da Escravidão e da Pós-Abolição. O material produzido neste período envolve artigos, trabalhos de graduação, dissertações e teses com discussão de gênero, cultura, raça, cidade, criança e direitos de afro-brasileiros, entre outras sub-áreas.

    O NEAB/UNIVAP foi criado com o intuito de concentrar e democratizar as discussões do campo de pesquisa afro-brasileiros no âmibito das instituições, que, muitas vezes, acabam por concentrar suas pesquisas somente na área especifica. Sendo assim, é objetivo do NEAB/UNIVAP:

    a) Difundir a produção de artigos, teses e discussões que envolvam a temática afro-brasileira, instituindo-se como referência para intervenção qualificada no campo da reflexão e das ações de promoção de igualdade étnico-racial;

    b) Constituir um fórum de articulação e discussão que promova o intercâmbio de informações, pesquisas e discussões no âmbito de todos os cursos da Universidade.

    Todo material já produzido pelo Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica está catalogado e será disponibilizado em local específico dentro do laboratório, acessível a todos os alunos e professores da Universidade, servindo de referência para os trabalhos que envolvam essas linhas de discussão. O laboratório possui também uma biblioteca especifica sobre o tema, com diversos livros, teses e dissertações, inclusive de outras Instituições que discutem a questão no Brasil.

    É de interesse do NEAB/ UNIVAP a promoção de cursos, seminários, palestras e conferências, com o objetivo de produzir conhecimento e divulgar os trabalhos e pesquisas realizados no âmbito da Universidade que estejam vinculados ao campo de estudos afro-brasileiros e que sirvam de apoio para outras pesquisas em andamento. O Núcleo também propõe a vinculação às redes de produção do conhecimento afro-brasileiro existentes no Brasil e no exterior como forma de divulgar nossos pesquisadores e também a própria Instituição.

    Coordenação: Profa Dra. Maria Aparecida Papali

    Professores Integrantes: Profª Drª Valéria Zanetti; Profª Drª Ana Enedi Prince Silva e Profª Drª Viviana Mendes.

    Alunos envolvidos: Raquel de S. Martins Lima (Responsável pela organização do NEAB/UNIVAP / Mestranda do Planejamento Urbano e Regional) e Clayton Galdino (Doutorando do Planejamento Urbano e Regional)

    Alunos de Iniciação Científica: Alice Junqueira (Graduando em História), Natanael Francis Silva (Graduando em História) e Sara Noce Bortoncello (Graduada em História)