Educação Física

  • O PIBID/Educação Física da UNIVAP esta atuando nas escolas da rede pública do município de São José dos Campos, SP desde o ano de 2012. Iniciou seu trabalho com 15 bolsistas atuando em 02 escolas. 

    Hoje, o PIBID/ Educação Física tem em sua equipe 37 bolsistas atuando em 03 escolas: E. E. Prof. Ayr Picanço Barbosa de Almeida, E. E. Elmano Ferreira Veloso, E. E. Prof. Ana Herondina Soares Schychof. Nas escolas, os bolsistas participam de várias atividades, tais como: planejamento e organização de atividades pedagógicas, planos de aula de atividades práticas de slackline, rugby tag e rugby touch, lutas informais, além de atividades recreativas, jogos, experimentos científicos e confecção de relatórios. 

    O projeto objetiva estimular os bolsistas, alunos do curso de Educação Física, a elaborar diferentes metodologias de ensino para as atividades propostas e desenvolver trabalhos de iniciação científica a partir da coletas de dados junto aos alunos participantes do projeto. Utilizam-se materiais didáticos para promover a participação ativa dos alunos no aprendizado, de maneira a estimular neste aluno o pensamento crítico e a compreensão do mundo em que vive de maneira interdisciplinar.
  • Equipe do Subprojeto
  • Coordenadores:
    Prof. Me. Dorival Cesare Junior
    Prof. Me. Elessandro Váguino de Lima

    Escola participante e integrante:

    E. E. Dr. Maurício Anisse Cury
    Avenida Engenheiro Francisco José Longo, 832, Jd. São Dimas - SJ Campos/SP
    Tel.: (12) 3921-2777

    Supervisor:

    Prof. Me. Claudio Alexandre Cunha

    Alunos Bolsistas:

    -Bruna Ellen Gonçalves
    -Diane Caroline Pinheiro
    -Fábio Pires De Oliveira
    -Gabriela Syndi De Castro Merlo
    -Kelwin Nathan De Castro
    -Lariesca De Aquino Faria
    -Mariana Bárbara Renó
    -Matheus Oliveira Sana
    -Miguel De Freitas Carvalho
    -Richard William De Almeida Alcântara Vila
    -Vivian De Fátima Gonçalves
    -Yago Rodolfo De Souza

    Escola participante e integrante:

    E. E. Olípio Catão
    Praça Afonso Pena, Centro - SJ Campos/SP
    Tel.: (12) 3921-5604

    Supervisor:
    Profa. Esp. Cristina Lucas Costa

    Alunos Bolsistas:
    -Airton Da Silva
    -Augusto Henrique Alves
    -Bruno Araujo Coutinho
    -Gabriele Fernanda Luz Ferreira
    -Izabele Do Prado Santos
    -João Victor Nunes Pereira
    -Letícia Carvalho Bon
    -Marcus Vinicius Machado
    -Marisa Aparecida Fernandes
    -Matheus Rubens Silva Pinto
    -Raquel Guimarães Moreto
    -Tobias Rafael Costa Rodrigues
  • Produções didático-pedagógicas
  • Projetos:
    -Lutas Informais
    -Rugby Tag
    -Slackline
    -Atividades Recreativas

    Objetivos:
    Promover o aprofundamento da reflexão sobre a prática, reconhecendo possibilidades de ações, tendo o cotidiano escolar como referência, retroalimentando as discussões no Curso de Licenciatura;

    Contribuir para a construção de propostas pedagógicas significativas dentro das aulas de Educação Física que contribuam para o conhecimento crítico e adesão dessas práticas, com finalidades de Educação, Lazer e Saúde.

    Desenvolvimento:
    - Reuniões entre coordenadores, supervisores e bolsistas para a socialização das informações sobre o funcionamento do projeto e planejamento de coleta de dados para pesquisa; 

    - Elaboração de instrumentos para pesquisa;

    - Reuniões de estudos temáticos entre coordenadores, supervisores, e bolsistas pra discussão sobre conteúdo, questões metodológicas e avaliativas relacionadas com o ensino de Educação Física escolar;

    - Produção de materiais curriculares relacionados com os temas de ensino: jogo, esporte, ginástica, luta, da Educação Física escolar; considerando o Projeto Pedagógico das escolas, o planejamento dos professores, os materiais e literatura específica para a abordagem das práticas, e as dificuldades apontadas pelos professores;

    - Aplicação e avaliação das sequências pedagógicas e instrumento avaliativo a partir de uma análise da realidade dos alunos e suas condições de aprendizagem;

    - Aplicação e avaliação das sequências pedagógicas propostas;

    - Análise dos dados obtidos;

    - Submissão de trabalhos para publicação em Congressos específicos;

    - Elaboração de relatórios parciais e relatório final.

    Justificativa:
    A necessidade de contemplar as escolas da rede pública estadual com valores do IDEB diferenciados, reconhecendo que as diferenças entre essas realidades pode também contribuir para o enriquecimento das discussões e construções de práticas pedagógicas favorecendo ainda a diversificação das intervenções a partir da realidade escolar.
  • Projetos