Plantas Medicinais

  • O espaço denominado “Canteiros de Plantas Medicinais Profº Dr. Walter Radamés Accorsi”, foi criado em 1997, no Centro de Estudos da Natureza (CEN), a partir de levantamento etnobotânico realizado no bairro Bairrinho, localizado ao lado da Universidade do Vale do Paraíba.

    Objetiva-se realizar o cultivo de plantas medicinais utilizadas tradicionalmente em São José dos Campos e no Vale Paraíba Paulista, além de funcionar como um laboratório a céu aberto para o ensino das disciplinas de Botânica e Ecologia do Curso de Ciências Biológicas (Univap), e pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado.

    Os canteiros também são visitados pelos alunos e professores dos cursos de Nutrição, Gastronomia, Enfermagem, Biomedicina da Instituição, onde é realizada explanação sobre as plantas de cada canteiro, além de reforçar os critérios para o uso das Plantas Medicinais.

    Além de realizar o cultivo, tratos culturais, preservação da tradição do uso das plantas medicinais e pesquisas, é realizado nos canteiros, um trabalho de Educação Ambiental, com escolas visitantes das redes públicas e privada do ensino Básico de São José dos Campos.

    O espaço é constituído por 60 canteiros de 2,0 m por 1,5m com diferentes plantas medicinais, além de uma bancada a pleno sol, e dois ripados cobertos por sombrites (50% e 70%) com bancadas em seu interior. No ripado são acondicionadas mudas das plantas de cada canteiro, e também no local, conduzido experimentos dos alunos da graduação e pós-graduação.

    Os canteiros há anos contribuem para a formação dos alunos das várias áreas de ensino da Univap, em especial os alunos do curso de Ciências Biológicas
  •  
  •