Interface com a Educação Básica

• Os Programas de Pós-Graduação UNIVAP, incluindo o Programa de Mestrado em Bioengenharia (PPGBE), estão locados no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD). A Univap apresenta uma programação de visitas gratuitas e monitoradas de escolas da educação básica da Rede Pública e Particular de São José dos Campos e região, a qual é organizada por uma comissão de eventos existentes na Instituição de Ensino Superior (IES). Esta comissão é formada por professores de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Instituição.

Nesta visita, os alunos das escolas de educação básica têm a oportunidade de conhecer os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela IES por meio de visitas aos laboratórios de todas as faculdades e IPD, onde há apresentação de toda infraestrutura existente, interação com os alunos da IES/educação básica por meio de oficinas demonstrativas bem como palestras. Além disso, a IES participa rotineiramente de feiras de profissões realizadas pelas escolas de educação básica de São José dos Campos e região. Este tipo de evento envolve a realização de palestras e apresentação da infraestrutura e cursos oferecidos por diversas instituições de ensino superior da região. Os objetivos do PPGBE contemplam a ampliação da atuação dos alunos de Pós- Graduação junto à educação básica pela realização de projetos acadêmicos que colaborem para maior integração entre a universidade e a escola de ensino básico.