LINHAS DE PESQUISA

  • O Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise prevê a formação de Mestres em um período máximo de 2 (dois) anos e oferece cinco diferentes linhas de pesquisa:
  • MATERIAIS PARA AERONÁUTICA E ESPAÇO
  • Esta área de concentração tem como proposta o desenvolvimento de materiais na forma de “bulk” ou de recobrimentos para aplicações na área de aeronáutica e espaço. São desenvolvidos/estudados compósitos avançados e recobrimentos nanoestruturados através do uso de tecnologias como eletrofiação, de plasmas frios e térmicos, entre outras técnicas.
  • MATERIAIS BIOCOMPATÍVEIS E NANOESTRUTURADOS
  • Esta linha de pesquisa tem como objetivo viabilizar a síntese de materiais aplicados nas áreas biomédica, aeroespacial e de energia sustentável. Como objetivos específicos esta linha de pesquisa vislumbra a produção, caracterização morfológica, química, estrutural e mecânica, além de estudos biológicos in vitro e in vivo de novos nanobiomateriais. Aplicações como células solares fotoeletroquímica, lubrificantes sólidos para aplicações aeroespaciais e regeneração tecidual, são alguns dos exemplos para o uso destes nanomateriais.
  • MATERIAIS PARA APLICAÇÕES AMBIENTAIS E SUSTENTÁVEIS
  • Esta área de concentração envolve o estudo de técnicas de preparação de materiais que sejam utilizados no tratamento, melhoramento e controle ambiental além de tratar materiais por meio de reciclagem e reaproveitamento de resíduos visando a redução dos impactos ambientais gerados, buscando a melhoria da qualidade de vida e proteção de recursos naturais.
  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Dedicada ao estudo, desenvolvimento e caracterização de materiais de construção civil, esta área de concentração visa trabalhar com materiais inovadores assim como ainda associar o estudo da aplicabilidade e o reaproveitamento de materiais na indústria da construção civil. Esta área de desenvolvimento vem crescendo a cada ano na busca da sustentabilidade dos processos construtivos e otimização de produtos e processos para tanto esta área de concentração tem como objetivo o estudo para formulação e caracterização física e química dos materiais desenvolvidos para a aplicação na indústria da construção civil.
  • MATERIAIS PARA INDÚSTRIA QUÍMICA
  • Baseada no desenvolvimento, caracterização e aplicação de materiais para a indústria química esta área de concentração visa a capacitação dos profissionais para a atuação na pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos a partir do estudo da ciência e tecnologia envolvida na síntese, formulação, conformação e caracterização dos produtos químicos. Com a aplicação de técnicas convencionais e avançadas visa o estudo do efeito das variáveis dos processos nas propriedades desses materiais; o desenvolvimento de novas soluções para diferentes tipos de aplicações assim como sua caracterização, física, química, mecânica e microestrutural.