Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

  • O Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba – PLUR/UNIVAP, em São José dos Campos, São Paulo, constitui um dos poucos cursos existentes no Brasil voltados a essa temática, imprescindível para o desenvolvimento sustentado em seus mais amplos sentidos. Sua programação, articulada como conjunto interdisciplinar concentra-se na reflexão crítica sobre o processo de produção do espaço urbano e regional da sociedade contemporânea. Ao longo do desenvolvimento de seu extenso rol de pesquisas foi um dos pioneiros a utilizar instrumentos metodológicos das áreas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto como recurso à agilização na obtenção de dados e imagens de modo compatível à velocidade da dinâmica urbana e regional das cidades capitalistas. Tais recursos, agregados à informação espacializada, permitem acompanhar e gerar subsídios às intervenções de controle no conflito entre o acelerado processo construtivo do ambiente e os limites necessários e desejáveis à sustentabilidade ambiental.

    O Programa visa o desenvolvimento de investigações científicas, de atividades acadêmicas e de difusão científica e tecnológica na área de concentração em Planejamento Urbano e Regional. Com abordagem interdisciplinar, enfoca a produção do espaço urbano e regional apoiada por ferramentas teóricas advindas de diferentes áreas das Ciências Sociais Aplicadas e demais áreas afins. Neste processo de investigação, corrobora o conceito de espaço como defende Milton Santos, entendido como totalidade, expressão e instância da sociedade. Assim, objetiva contribuir para a compreensão do processo da produção social do espaço contemporâneo mediante a troca de ideias e conhecimento no plano acadêmico voltado à investigação científica, à reflexão e à análise critica, com propósitos de gerar elementos que favoreçam a transformação da realidade.

    Deste modo, o Programa se estrutura a partir da experiência e das atividades de um grupo de pesquisa que busca o desenvolvimento educacional mediante a adoção de disciplinas curriculares básicas e complementares, seminários de estudos e de intercâmbio, orientação coletiva, dentre outras dinâmicas, culminando com a preparação do trabalho de conclusão, individual, sobre temas pertinentes à área de concentração e as linhas de pesquisas e projetos desenvolvidos pelos docentes.

    Em seu processo de implantação, como mestrado, a UNIVAP valeu-se de suas capacitações internas, da existência de cursos equivalentes em instituições da região, bem como da premência em desenvolver conhecimento no tocante ao processo histórico da produção sócio-espacial, voltado ao plano regional e aberto a analogias com outras realidades. Outro fator motivador foi a capacitação discente em sensoriamento remoto e geoprocessamento, já absorvida pela UNIVAP e em utilização em disciplinas dos cursos de graduação e nível médio, como Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Engenharia Civil e Ambiental entre outras.

    A oportunidade de implantação do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional ocorreu, também, devido à dinâmica de transformações do território brasileiro, atrelada à acelerada urbanização contemporânea, com desdobramentos no Vale do Paraíba e regiões de influência. Neste quadro, a disponibilidade concreta da UNIVAP, em infraestrutura e capacitação técnico-científica em sensoriamento remoto e geoprocessamento contribuem para acelerar o reconhecimento dos problemas físico-ambientais e territoriais para assim avaliar as implicações sociopolíticas da urbanização, das particularidades do processo de regionalização e das mudanças climáticas globais. A importância do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional extrapola, portanto, o âmbito da região do Vale do Paraíba, na medida em que possibilita o encadeamento de reflexões contínuas e sistemáticas sobre o espaço em suas escalas: local, regional, nacional e global.