Secretaria

  • Informe-se com:
  • Critérios de Seleção
  • A seleção dos candidatos para o curso de Mestrado em Física e Astronomia da UNIVAP é feita pela análise do histórico escolar de graduação do candidato, de seu Curriculum Vitae e por entrevista individual feita pela Comissão de Seleção do Programa.

    Os candidatos selecionados farão uma prova de conhecimentos básicos em física e matemática, não eliminatória, para fins de classificação para eventual distribuição de bolsas.
  • Programa de Estágio Docência
  • O título de Mestre ou Doutor em Ciências habilita o aluno à pesquisa e à docência para o ensino superior. A formação em pesquisa é atingida pela interação entre o aluno e o orientador. Com o objetivo de formalizar a experiência didática e em consonância com as diretrizes da CAPES foi instituído o Programa de estágio docência. Este programa destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação.

    O Programa de estágio docência (PED) é obrigatório a alunos de pós-graduação regularmente matriculados nos programas de mestrado e doutorado na Universidade do Vale do Paraíba. Os alunos não bolsistas deverão cumprir 1 semestre e os bolsistas 2 semestre de estágio para mestrado e o dobro do período para doutorado.

    O PED é oferecido semestralmente. Para realizar o estágio no 1o semestre do ano, as inscrições são abertas em fevereiro e o aluno terá até a 1ª quinzena de março para oficializar sua inscrição. Para o 2o semestre do ano, as inscrições ocorrem em julho.

    O PED será desenvolvido na univap mediante a participação do aluno em disciplinas obrigatórias da graduação, sob a supervisão do professor Doutor cadastrado junto aos programas de pós graduação, e não poderá exceder 6 (seis) horas semanais. Serão consideradas pertinentes ao estágio atividades como: Monitoria em aulas práticas, participação do processo de elaboração e correção de provas e estudos dirigidos, participação em aulas de apoio ao aluno, preparação de material e participação em seminários.

    É vedado ao aluno substituir o professor responsável pela disciplina, bem como ministrar aulas .

    Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, ou seja, apresentação de relatório das atividades do estágio, com avaliação do supervisor(a) da disciplina, o aluno deverá entregar ao comissão de estágio docência a avaliação para então receber o certificado de cumprimento da obrigatoriedade.

    Procedimentos para inscrição e desenvolvimento do Estágio de Docência Supervisionado

    1. Somente alunos devidamente matriculados, no referido semestre de estágio, nos programas de pós-graduação da UNIVAP poderão se inscrever no Estágio de Docência Supervisionado.

    2. Os alunos devem preencher o formulário de inscrição (Formulário 1*) fornecendo, dentre outras informações, seu número de matrícula e o programa ao qual está vinculado.

    3. Uma vez preenchido esse formulário o mesmo deverá ser entregue para a coordenadora do estágio docência prof.ª Drª . Regiane Albertini de Carvalho.

    4. Após a apreciação da Comissão será emitido um documento (Formulário 2), assinado pelo chefe do Setor de Estágios, autorizando o aluno a procurar um professor vinculado aos programas de pós-graduação da UNIVAP*.

    5. O professor deverá preencher um formulário documentando o aceite do aluno para as atividades de estágio (Formulário 3), indicando uma relação de atividades a serem desenvolvidas pelo aluno durante o semestre.

    6. Após o período de estágio (final do semestre) o professor deverá preencher a Ficha de Avaliação Semestral do Aproveitamento (Formulário 4), descrevendo as atividades realizadas e dando um conceito para o aproveitamento do aluno durante o estágio realizado.

    7. Todos os prazos devem ser rigorosamente respeitados para que o processo.

    * Os alunos/professores não estão autorizados a iniciar as atividades do estágio de docência antes de receber o documento assinado pela coordenadora da comissão de estágios docência. Qualquer atividade realizada antes disso não será considerada.

    Prazos para entrega dos documentos:

    1ª semestre - 2008

    20/03/2008 - Data limite para a entrega do formulário de Inscrição no Estágio Supervisionado (Formulário 1).

    29/03/2008 - Data limite para entrega do formulário de aceitação do aluno, preenchido pelo professor.

    01/07/2008 - Data limite para a entrega da Ficha de Avaliação Semestral de Aproveitamento no estágio de docência.

    2ª semestre - 2008

    20/06/2008 - Data limite para a entrega do formulário de Inscrição no Estágio Supervisionado (Formulário 1).

    29/06/2008 - Data limite para entrega do formulário de aceitação do aluno, preenchido pelo professor.

    10/08/2008 - Data limite para a entrega da Ficha de Avaliação Semestral de Aproveitamento no estágio de docência.
  • Documentos para Alunos que estão Finalizando seu Mestrado/Doutorado
  • Documentos necessários para que o aluno esteja apto para:
    Solicitação de Formação de Banca Examinadora e Apresentação Final de Dissertação/Tese


    Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira:
    Período: quando tiver sido aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira
    Local: Secretaria do IP&D
    Documento Conferido: Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira
    Quem confere: Coordenador da Pós Graduação do IP&D

    Declaração de Contagem de Créditos:
    Período: quando tiver cursado todas as disciplinas
    Local: Secretaria Geral – “Tudo Aqui”
    Documento Conferido: Declaração de Contagem de Créditos
    Quem confere: Comissão de Contagem de credíto

    Declaração dos Trabalhos Submetidos:
    Período: quando tiver submetido ou aprovado trabalho completo em revista científica
    Local: Secretaria do IP&D
    Documento Conferido: Declaração da Comissão de Submissão de Trabalhos
    Quem confere: Coordenador da Pós Graduação do IP&D

    Declaração da Biblioteca:
    Período: quando tiver com o texto da dissertação ou tese pronto
    Local: Biblioteca
    Documento Conferido: Declaração da Comissão de Biblioteca
    Quem confere: Chefe das Bibliotecas da UNIVAP

    Declaração de comparecimento a apresentações de dissertações ou teses por semestre:
    Período: quando tiver comparecido a pelo menos 5 (cinco) apresentações de dissertações ou defesas de teses.
    Local: - Secretaria do IP&D
    Documento Conferido: Declaração de Comparecimento em Apresentação de Dissertação
    Quem confere: Coordenador da Pós Graduação do IP&D

    Declaração de Estágio Docência:
    Período: quando houver concluído o número de semestres necessários.
    Local: - Secretaria do IP&D
    Documento Conferido: Declaração de Estágio Docência
    Quem confere: Coordenador do Estágio de Docência

    Solicitação de Formação de Banca Examinadora e Apresentação Final de Dissertação/Tese:
    Período: Após ter em mãos os documentos abaixo relacionados e pelo menos 20 (dias) antes da data solicitada para apresentação ou defesa
    Local: Secretaria Geral – “Tudo Aqui”

    Documentos:
    • Carta proposta para composição da banca (formulário próprio);
    • Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira;
    • Declaração de Contagem de Créditos;
    • Declaração dos Trabalhos Submetidos;
    • Declaração da Biblioteca;
    • Declaração de comparecimento a apresentações de dissertações ou teses;
    • Declaração de Estágio Docência. (obrigatório para alunos dos Programa de pós Graduação acadêmicos)

    O aluno deverá entregar 3 (três) cópias de sua Dissertação de Mestrado, ou 5 (cinco) de sua Tese de doutorado, encadernadas em espiral (forma não definitiva), e uma cópia em CD gravado em word, que deverão ser entregues ou enviados para a Secretaria do IP&D, com pelo menos 20 dias de antecedência da data de apresentação. Após a apresentação da dissertação ou defesa da tese, o aluno terá um prazo estipulado pelo presidente da banca para fazer as alterações necessárias. O CD com as alterações deverá ser enviado em envelope lacrado pelo aluno ao presidente da banca. Após as aprovações do trabalho final pelo presidente da banca e pelo chefe da biblioteca da UNIVAP, a ata de apresentação de dissertação ou de defesa de tese será homologada pelo Diretor do IP&D e enviada para Secretaria geral para registro do Diploma do aluno.