Sobre o Evento

  • Atualmente a Instituição Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), possui a Pós-graduação em Física e Astronomia, sendo a única a unir essas duas grandes áreas.

    A cidade de São José dos Campos se encontra em localização privilegiada, estando muito próxima de grandes Universidades como: UNESP, USP, INPE, ITA, muitas delas contando com programas de Graduação e/ou Pós-Graduação em Matemática, Engenharias, Computação, Física e/ou Astronomia.

    Este evento busca possibilitar, que os acadêmicos, professores e pesquisadores compartilhem de experiências científicas, seja através de apresentação de trabalhos (oral ou pôster), e do lado social no aumento da rede de contatos, sendo assim, um ótimo canal de difusão das pesquisas e trabalhos que estão sendo realizados nos diversos institutos.



    Histórico

    Por iniciativa do corpo discente do curso de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap realizou-se nos dias 23 e 24 da Maio de 2013 o primeiro Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (SimFAST).

    Aberto pelo Exmo. Sr. Reitor da Univap Prof. Dr. Jair Candido de Melo, pelo coordenador do curso de doutorado Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho, assim como pela presidente da comissão organizadora Prof. Me. Priscila Freitas Lemes, o evento foi realizado no Observatório de Física Espacial e Astronomia da Univap, lotando o auditório local.

    O primeiro SimFAST congregou alunos de iniciação científica, alunos de Pós-Graduação e professores de diferentes níveis acadêmicos. Nele ocorreram palestras de pesquisadores de reconhecida relevância nas áreas da Física Espacial e da Astronomia, além de apresentações e exibições de pôsteres, palestras do mais diversos temas, inclusive assuntos voltados para docência das ciências.

    Durante sua realização o evento fomentou a troca de ideias, o intercâmbio de conhecimento científico e possibilitou a interação entre pesquisadores, encerrando com um saldo muito positivo no sentido de estimular a produção de conhecimento científico.

    O segundo SimFAST ocorreu nos dias 08 e 09 de maio de 2014, sendo que neste ano, o evento se fortaleceu trazendo grandes nomes para palestrar, com maior participação da comunidade científica. O terceiro SimFAST ocorreu nos dias 06, 07 e 08 de maio de 2015. Nessa ocasião o evento conseguiu aumentar as inscrições, tanto da região como de outras instituições, fechando algumas parcerias para aumentar o número de trabalhos a serem apresentados, assim aumentando também a qualidade e o prestígio do evento.

    O quarto SimFAST ocorreu de 11 a 13 de maio de 2016. Como nos anos anteriores com muita participação da comunidade.

    O quinto SimFAST ocorreu nos dias 24 a 26 de maio de 2017. Nesse ano contamos com participações internacionais, e apresentações orais de trabalhos dos alunos, mostrando assim suas pesquisas.

    A sexta edição ocorreu nos dias 16 a18 de maio de 2018. Sempre no observatório, com presença internacional, além de planetário e observações do céu.
  •  
  •