Mestrado em Engenharia Biomédica

  • Mestrado em Engenharia Biomédica
  • O programa de Mestrado (conceito 4) foi criado em 1995 e credenciado pela CAPES em 1998. Desde a sua criação, o PPGEB vem formando Mestres qualificados tecnicamente e cientificamente, para o exercício das atividades profissionais de ensino, pesquisa e desenvolvimento em Engenharia Biomédica, atendendo às exigências de qualificação e expansão do mercado de trabalho. O curso de mestrado fornece aos graduados das áreas de ciências exatas e da saúde, conhecimento técnico, experiência e competências nas áreas de Instrumentação Biomédica, Laser Aplicado a Biologia e Saúde e Biomateriais. O programa oferece instrução teórica e experimental sólida nas disciplinas tradicionais de engenharia e saúde, como instrumentação biomédica, a fisiologia de sistemas, biossensores, biomateriais, espectroscopia óptica, laser entre outras. Atualmente, 19 pesquisadores doutores permanentes fazem parte do programa os quais possuem interação científica com os melhores centros nacionais e internacionais na área de engenharia biomédica, dando oportunidade e incentivando o aluno a buscar novos desafios.

    MESTRADO
    Coordenador Prof. Dr. Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins
    Duração do Curso Máxima: 24 meses
    Contato (12) 3947-1103
    rodrigo@univap.br


    Público Alvo

    Portador de diploma de nível superior nas áreas das Ciências Exatas, Médicas e Biológicas
  • Objetivos
  • Nosso objetivo é formar recursos humanos que atuem, ou pretendem atuar, em universidades, institutos de pesquisas, hospitais e empresas de base tecnológica e de inovação na área de saúde, visando a utilização e a aplicação dos conceitos recebidos para o mercado de trabalho no desenvolvimento de novas técnicas de diagnósticos não-invasivos, uso de novas metodologias de tratamento, assim como, o domínio no desenvolvimento e preparação de novos biomateriais. O aluno poderá se capacitar nas seguintes áreas de concentração:

    Área de concentração I: Instrumentação Biomédica.

    Desenvolvimento de sistemas na área de Engenharia Biomédica, Fisioterapia e Engenharia de Reabilitação Sensório Motora. Combinando ciência e habilidades de engenharia esta área de concentração utiliza tecnologias avançadas em eletrônica, microcontroladores, eletrônica digital, controle de servo mecanismos, programação em linguagem C e C++, aquisição de sinal, telemetria, lasers, fibras ópticas, sistemas embarcados, terapia fotodinâmica, nanosondas, plasmas elétricos, entre outros, para produzir novos equipamentos ou procedimentospara tratar doenças e pacientes com disfunção no aparelho locomotor.

    Área de concentração II: Laser Aplicado a Biologia e Saúde.

    A meta principal desta área de concentração é a aplicação do laser em vários campos da área da saúde. Os lasers podem ser aplicados em células ou tecidos biológicos para diferentes propósitos:Diagnósticos ópticos de câncer não invasivos, terapia fotodinâmica, identificação de diversos microorganismos e fungos, caracterização de processos erosivos na estrutura dental, biomodulação celular, reparo tecidual, laser de baixa potência no fenômeno da neurotransmissão, biologia molecular, entre outros.

    Área de concentração III: Biomateriais.

    Esta área de concentração tem como objetivos: Desenvolvimento e estudo de nanobiomateriais,nanotubos,materiais dielétricos e filmes finos de carbono-tipo diamante para aplicações biomédicas. Os materiais em estudo são de interesse a vários setores industriais, tais como biomédica, aeronáutica, espacial, micro e nanoeletrônica e bio-tecnologia.
  • Obtenção do Título de Mestre
  • O programa, que é projetado para ser concluído em até dois anos, é composto de 16,5 créditos de disciplinas obrigatórias e 9 créditos pela elaboração e defesa da dissertação. Os créditos restantes do curso podem ser como descrito abaixo:

    MESTRADO
    Discliplinas Créditos
    Disciplinas Obrigatórias 16,5
    Disciplinas Optativas ou Artigos publicados 4,5
    Elaboração e defesa da Dissertação 09
    TOTAL 30