Sobre o desafio

  • O TIC - Univap (Technology Innovation Challenge – Univap) é um desafio lançado pela FEAU-Univap (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Vale do Paraíba) para que os alunos possam inovar e empreender utilizando a tecnologia de impressão 3D, em prol da qualidade de vida da humanidade!

    *REGRAS GERAIS*

    DA INSCRIÇÃO:
    • O evento tem início na SEAU (Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo), onde devem ser feitas as inscrições para participação deste desafio;
    • A inscrição deve ser feita na página da SEAU (www.univap.br/seau) na aba “TIC-Univap” de forma gratuita.
    • Deverá conter os dados dos participantes e concordância com as regras e divulgação da imagem e demais informações solicitadas na inscrição.

    DAS EQUIPES:

    • O TIC-Univap pode ser desafiado em equipes de no máximo 2 alunos.
    • Os inscritos podem estar cursando nível superior ou médio técnico;

    DO EXPERIMENTO:

    • O objetivo do TIC é fazer com que as equipes criem uma Startup (fictícia), desenvolvam um protótipo conceito e apresentem esse projeto na forma física (impresso em impressora 3D) e em forma de um vídeo.

    DAS ETAPAS:

    • Deve ser criado um vídeo, onde serão abordados os seguintes temas:
    o Apresentação da Equipe;
    o Escolher um filme que sintetize a ideia, e no seu vídeo divulgue cenas do mesmo que mostre a sua inovação;
    o Problema - fazer uma abordagem do problema a ser resolvido;
    o Solução - qual o meio ou método encontrado para chegar à solução, gabarito desenvolvido, material utilizado para a impressão 3D, etc...
    o Demonstração do protótipo - impresso em impressora 3D;
    o Proposta de Valor - item abordado na concepção da Startup, ou seja, valor agregado ao produto e seus diferenciais da concorrência;
    o Modelo de Negócio - item abordado na concepção da Startup, sendo a visão do negócio, sua missão, meta e preocupação com o cliente.
    • O vídeo deve ter duração entre 4 a 5 minutos, os vídeos fora dessas especificações serão desclassificados.
    • Os vídeos deveram ser carregados do Youtube e o link enviado pelo e-mail informado no ato da inscrição;
    • Self: seja criativo, tire uma self da equipe com o protótipo e que tenha também o nome da equipe e do desafio, poste no FACEBOOK e INSTAGRAN com a “#TIC-UNIVAP-2021”.

    DOS PRAZOS:

    • Inscrição: deverá ser feita até o dia 22/10/2021 às 23:59 h, no site da SEAU.
    • Vídeo: O link do vídeo deve informado até o dia 29/10/2021 às 23:59h
    • Self: deverão ser feitas e postadas até o dia 29/10/2021 às 23:59h.
    • Avaliação: A avaliação do vídeo será realizada por uma banca composta de docentes e empresários da região nas semanas seguintes ao término do prazo de postagem.
    • Premiação: acontecerá no dia 10/11/2021, às 10:00 h na Univap (Campus Urbanova), e será divulgada via YouTube da Univap (youtube.com/univap).

    DA AVALIAÇÃO

    • Serão avaliados os seguintes itens:
    o Ideia e a inovação tecnologia proposta;
    o Cumprimento das regras do protótipo e do vídeo.
    o Desenvolvimento metodológico e empresarial;
    o Apresentação e explicação através do vídeo;
    o Cumprimento de todos os prazos (vídeo e self);
    o Demais informações pertinentes aos dados solicitados.

    DA PREMIAÇÃO

    • Serão contabilizados todos os itens da avaliação, sendo considerada equipe vencedora, a que obtiver maior pontuação final avaliada pela banca.

    • A equipe vencedora ganhará:

    1) 1 mês de mentoria: o ECP da EQUIPACARE, Engenharia Consultiva de Projetos, irá prestar 1 mês de mentoria prestando apoio na elaboração e gerenciamento de seu projeto, podendo envolver diferentes profissionais do time de especialista da empresa a depender da necessidade do projeto. A equipe de estudantes poderá participar trabalhando em seu próprio projeto dentro da dinâmica de trabalho da Equipacare a fim de aprender nosso método de trabalho e também vivenciar a rotina e as cobranças de um setor de projetos;

    2) Um voucher de R$ 150,00 – para a equipe vencedora possa comemorar a vitória;

    3) Brindes da Univap.


    Equipe organizadora:
    Patrícia Marcondes dos Santos, Profa. Dra.
    Alessandro Correa Mendes, Prof. Dr.
    Thiago da Silva Chaves, Prof. Esp.