O TIC - Univap (Technology Innovation Challenge – Univap) é um desafio lançado pela FEAU-Univap (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Vale do Paraíba) para que os alunos possam inovar e empreender utilizando a tecnologia de impressão 3D, em prol da qualidade de vida da humanidade!
*REGRAS GERAIS*
DA INSCRIÇÃO:
• O evento tem início na SEAU (Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo), onde devem ser feitas as inscrições para participação deste desafio;
• A inscrição deve ser feita na página da SEAU (www.univap.br/seau) na aba “TIC-Univap” de forma gratuita.
• Deverá conter os dados dos participantes e concordância com as regras e divulgação da imagem e demais informações solicitadas na inscrição.
DAS EQUIPES:
• O TIC-Univap pode ser desafiado em equipes de no máximo 2 alunos.
• Os inscritos podem estar cursando nível superior ou médio técnico;
DO EXPERIMENTO:
• O objetivo do TIC é fazer com que as equipes criem uma Startup (fictícia), desenvolvam um protótipo conceito e apresentem esse projeto na forma física (impresso em impressora 3D) e em forma de um vídeo.
DAS ETAPAS:
• Deve ser criado um vídeo, onde serão abordados os seguintes temas:
o Apresentação da Equipe;
o Escolher um filme que sintetize a ideia, e no seu vídeo divulgue cenas do mesmo que mostre a sua inovação;
o Problema - fazer uma abordagem do problema a ser resolvido;
o Solução - qual o meio ou método encontrado para chegar à solução, gabarito desenvolvido, material utilizado para a impressão 3D, etc...
o Demonstração do protótipo - impresso em impressora 3D;
o Proposta de Valor - item abordado na concepção da Startup, ou seja, valor agregado ao produto e seus diferenciais da concorrência;
o Modelo de Negócio - item abordado na concepção da Startup, sendo a visão do negócio, sua missão, meta e preocupação com o cliente.
• O vídeo deve ter duração entre 4 a 5 minutos, os vídeos fora dessas especificações serão desclassificados.
• Os vídeos deveram ser carregados do Youtube e o link enviado pelo e-mail informado no ato da inscrição;
• Self: seja criativo, tire uma self da equipe com o protótipo e que tenha também o nome da equipe e do desafio, poste no FACEBOOK e INSTAGRAN com a “#TIC-UNIVAP-2021”.
DOS PRAZOS:
• Inscrição: deverá ser feita até o dia 22/10/2021 às 23:59 h, no site da SEAU.
• Vídeo: O link do vídeo deve informado até o dia 29/10/2021 às 23:59h
• Self: deverão ser feitas e postadas até o dia 29/10/2021 às 23:59h.
• Avaliação: A avaliação do vídeo será realizada por uma banca composta de docentes e empresários da região nas semanas seguintes ao término do prazo de postagem.
• Premiação: acontecerá no dia 10/11/2021, às 10:00 h na Univap (Campus Urbanova), e será divulgada via YouTube da Univap (youtube.com/univap).
DA AVALIAÇÃO
• Serão avaliados os seguintes itens:
o Ideia e a inovação tecnologia proposta;
o Cumprimento das regras do protótipo e do vídeo.
o Desenvolvimento metodológico e empresarial;
o Apresentação e explicação através do vídeo;
o Cumprimento de todos os prazos (vídeo e self);
o Demais informações pertinentes aos dados solicitados.
DA PREMIAÇÃO
• Serão contabilizados todos os itens da avaliação, sendo considerada equipe vencedora, a que obtiver maior pontuação final avaliada pela banca.
• A equipe vencedora ganhará:
1) 1 mês de mentoria: o ECP da EQUIPACARE, Engenharia Consultiva de Projetos, irá prestar 1 mês de mentoria prestando apoio na elaboração e gerenciamento de seu projeto, podendo envolver diferentes profissionais do time de especialista da empresa a depender da necessidade do projeto. A equipe de estudantes poderá participar trabalhando em seu próprio projeto dentro da dinâmica de trabalho da Equipacare a fim de aprender nosso método de trabalho e também vivenciar a rotina e as cobranças de um setor de projetos;
2) Um voucher de R$ 150,00 – para a equipe vencedora possa comemorar a vitória;
3) Brindes da Univap.
Equipe organizadora:
Patrícia Marcondes dos Santos, Profa. Dra.
Alessandro Correa Mendes, Prof. Dr.
Thiago da Silva Chaves, Prof. Esp.