Clínica Escola - Psicologia

  • O SEPA – Serviço-Escola de Psicologia Aplicada do curso de Psicologia da Univap, com o objetivo de proporcionar uma formação de qualidade aos graduandos e prestar serviços psicológicos à comunidade, oferece atendimento em diversas modalidades a pessoas de todas as idades e instituições conveniadas.

    Todos os serviços são coordenados e supervisionados por psicólogos professores do curso de Psicologia da Univap, com inscrição ativa no CRP SP e registro na plataforma e-Psi.

    Durante o período de pandemia da COVID-19 as atividades presenciais foram suspensas por prazo indeterminado e estão sendo oferecidos atendimentos na modalidade remota, em acordo com as diretrizes técnicas e éticas do Conselho Federal de Psicologia.

    Assim que a situação sanitária melhorar e for possível garantir condições seguras para os atendimentos, serão divulgadas novas informações sobre quando e como as atividades serão retomadas.

    Como forma de garantir a qualidade técnica e ética dos serviços prestados na modalidade online pelos estagiários do curso de Psicologia, o SEPA Univap disponibilizou computadores equipados com câmera, microfone e aplicativo Zoom Meeting para uso individual em situações em que os estudantes não tenham condições adequadas para a realização das atividades de estágio em seu ambiente doméstico.

    De acordo com a Resolução CFP 11/2018 , que prevê a realização de atendimentos psicológicos mediados por tecnologia e informação e comunicação, é dever do profissional de psicologia prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, bem como nas demais disposições do Código de Ética Profissional do(a) Psicólogo(a) e legislações correlatas.

    Responsabilidade técnica pelo serviço
    Psicóloga Thamires Vieira Martins de Melo CRP 06/130728
    Professora e Psicóloga Lauren M. Mennocchi CRP 06/90668
    Professora e Psicóloga Christiana V. Andrade Strauss CRP 06/80775

    Secretaria e Apoio técnico-administrativo
    Ana Cristina Melo
    Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, sempre com hora marcada.
    Contato: sepa@univap.br

    As restrições de mobilidade e o distanciamento social, necessários para evitarmos a propagação do vírus, somadas ao o medo do contágio, à sensação de incerteza, às dificuldades econômicas e interpessoais que se ampliaram nesse momento, podem representar fonte de grande sofrimento psicológico para muitas pessoas.

    Diante desse cenário que tem se prolongado por mais tempo do que esperávamos, o Serviço Escola de Psicologia Aplicada (SEPA) da Universidade do Vale do Paraíba - Univap, propõe à população, um espaço de escuta, acolhimento e orientação psicológica online.

    Poderão ser atendidos:
    – Adultos (acima de 18 anos);
    – Com conhecimento e familiaridade com as ferramentas básicas da internet e aplicativos de vídeo chamadas;
    – Com acesso à internet em equipamento compatível (smartphone ou computador/notebook).
    Para os atendimentos, recomenda-se o uso de fones de ouvido para melhor qualidade do áudio e para garantia da privacidade.
    – O atendimento psicológico ofertado será conduzido por uma psicóloga(o) ou aluna(o) de graduação sob supervisão de um(a) professor(a) psicólogo(a) do curso de Psicologia da Univap.
    – O atendimento terá caráter breve e focal e é recomendado para pessoas que não estejam em situações de urgência/emergência.

    Em situações urgentes, recomenda-se a busca por ajuda profissional nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Saúde Mental ou em outros serviços como CAPS, ambulatórios ou clínicas. Sugere-se também ligação gratuita para o CVV, pelo número 188.

    Serviços Psicológicos oferecidos
    1. Atendimento psicoterapêutico individual
    2. Grupos de pais ou responsáveis por crianças e adolescentes
    3. Grupos operativos para trabalhadores desempregados
    4. Apoio psicológico online para professores da Educação Básica
    5. Apoio psicossocial online para a comunidade Univap (professores, funcionários, estudantes e pesquisadores)
    6. Grupos de orientação e prevenção à violência contra a mulher
    7. Processos de gestão e desenvolvimento de pessoas em pequenas, médias e grandes empresas da região
    8. Formação de profissionais técnicos do Sistema Único de Assistência Social e Saúde
    9. Programa de atenção à saúde mental em unidades da Estratégia Saúde da Família
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • PsicologiaPsicologiaPsicologiaPsicologiaPsicologiaPsicologiaPsicologiaPsicologia