História


  • O Curso de História da UNIVAP, altamente qualificado e composto por Mestres e Doutores, tem o objetivo específico de formar profissionais dinâmicos que atendam as demandas do Ensino e da Pesquisa.

    No que se refere ao Ensino, o Curso de História da UNIVAP tem formado professores comprometidos com os referenciais da sociedade democrática, e com a função transformadora da Escola em seu meio social, fatos esses constatados pelo excelente desempenho dos alunos do Curso no ENADE.

    Grande parte dos alunos do Curso de História, foi aprovada no Concurso Público das Redes Estadual e Municipal de Ensino de São José dos Campos, realizado nos anos de 2013 e 2014, com destaque para os primeiros lugares.

    Na área da pesquisa, os alunos egressos do Curso tem se mostrado aptos ao serem selecionados pelos Programas de Mestrado e Doutorado de renomadas Universidades. 

    Ao término do cumprimento do Curso de História, o graduado estará apto a lecionar a disciplina de História para o Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio e, conforme Indicação CEE nº 53/2005-CES - Aprovada em 14-12-2005, poderá lecionar também a disciplina de Geografia para o Ensino Fundamental – Ciclo II.

    Caso queira retornar e cumprir mais um ano relacionado às disciplinas específicas de Geografia, terá também o diploma de Licenciatura em Geografia.

    Outra possibilidade, depois de Graduado em Licenciatura em História é a de cumprir mais um ano relacionado às disciplinas específicas do Curso de Bacharelado, que poderá atuar com pesquisas em museus e arquivos em instituições públicas e empresas privadas. Recentemente, o bacharel em História tem atuado também como assessor e consultor a empresas, órgãos públicos e meios de comunicação.


  • Objetivo
  • Gerais
    Formar professores com competências desenvolvidas na área de História para atuar na Educação, no Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

    Específicos
    - Desenvolver processos pedagógicos que visem à sistematização de conhecimentos teóricos e competências, de modo a otimizar seus desempenhos com maior autonomia, nos seus ofícios, docência e pesquisa ;
    - Propiciar ao aluno, formação intelectual de natureza crítica,objetivando o desenvolvimento da capacidade de decisão, e de liderança, de modo a prepará-lo, enquanto professor e cidadão, para sua atuação, segundo valores estéticos, éticos e políticos, que constituem padrões referenciais das sociedades democráticas;
    - Criar situações de reflexão e análise sobre a sua prática pedagógica, possibilitando a construção de um processo educacional, tendo como instrumental os fundamentos da pesquisa científica.
  • Mercado de Trabalho
  • O mercado está em crescimento, tendo em vista o aumento do número de escolas de Ensino Médio e Universidades na região do Vale do Paraíba. Outro fator relevante é a preocupação, em caráter regional, com a promoção da arte e cultura, refletindo esse cuidado em incentivo à ampliação do aumento da área de atuação desse profissional.

    Áreas de Atuação:
    • Professor apto para atuar no Ensino Fundamental e Médio, com domínio das mais atuais e diversificadas práticas pedagógicas;
    • Pesquisador capaz de desenvolver processos de investigação de forma interdisciplinar;
    • Profissional com grande chance de atuação nos setores ligados ao Patrimônio Histórico - Cultural, laboratórios de pesquisa, arquivos e museus.
  • Oportunidade de Estágio
  • Os alunos do Curso de História atualmente fazem Estágio remunerado em Escolas com atividades associadas ao exercício da docência, em Arquivos e Fundações com atividades ligadas às práticas de pesquisa em Instituições públicas e Privadas, totalizando 45 bolsas.

  • Proposta Pedagógica
  • O Curso baseia-se em quatro aprendizagens fundamentais, que constituirão os pilares do conhecimento do educando: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros e Aprender a ser.

    Aprender a conhecer:
    O conhecimento é múltiplo, infinito. Para o desenvolvimento profissional do licenciado em História é necessário - além da formação específica relacionada às diferentes etapas da educação,inseri-lo no debate contemporâneo, que abarque questões políticas, sociais, econômicas e culturais.

    Aprender a fazer:
    Compreender o papel histórico das instituições políticas, sociais e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais e aos princípios que regulam a convivência em sociedade.

    Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros:

    O conhecimento sobre os indivíduos deve se basear em condutas relacionadas a problematização diante de situações do cotidiano e de novos problemas, objetivando a realização de um trabalho comum que apresente como resultados projetos de ações humanitárias, atitudes de solidariedade, que viabilizem a resolução de conflitos. Aprender a viver juntos, deve se tornar uma referência para a vida futura dos alunos, visando ao enriquecendo da relação professor/aluno.

    Aprender a ser:

    Propiciar ao educando uma formação capaz de desenvolver potencialidades, habilidades e competências, elementos essenciais para a formação de um profissional crítico, com autonomia para refletir e organizar o indispensável conjunto de conhecimentos necessários ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • ENADE
  • Conceito 4.



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  • CONTATO
  • Coordenação do curso de História


    Local: Campus Urbanova – São José dos Campos -SP
    Coordenador: Profa. Dra. Ana Enedi Prince Silva
    Contato: prince@univap.br
    Telefones: +55 12 3947 1224

    Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP
    www.univap.br