Faculdade da Saúde promove 13° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou, de 26 a 29 de maio, o 13º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano tratou da temática: Ciência, Saúde e Inclusão Social.

O evento contou com o patrocínio de mais de 18 empresas e apoio de diversas instituições representativas, entre eles, o Conselho Regional de Serviço Social (Cress-SP), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) e do Conselho Regional de Odontologia (Cro-SP).

O 13º Qualivitae envolveu a realização de palestras, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas, minicursos, Jornadas dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e encerrou as atividades com o Torneio Interno Universitário de Times.

A solenidade de abertura do Congresso foi realizada no período da manhã do dia 26, nas instalações da Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, com a presença do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, da Vice-Reitora, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, da Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, da Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e Presidente do 13º Qualivitae, Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa e do convidado para ministrar a palestra de abertura, Prof. Dr. Chao Lung Wen, Chefe da disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP).

No período da noite, os Congressistas puderam assistir no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, à uma palestra especial com o educador, jornalista, editor e apresentador da TV Vanguarda, Carlos Augusto Abranches, sobre o tema: - Sou saudável, e agora?

A temática do Congresso este ano "Ciência, Saúde e Inclusão Social" buscou evidenciar os avanços científicos que permitem soluções mais eficientes e eficazes em saúde.

Foram inscritos no 13º Qualivitae mais de 170 trabalhos científicos avaliados pelo comitê científico da Faculdade, sendo classificados:

Classificação Título/Autores/Orientadores e Área do Conhecimento

1° “Efeitos da realidade virtual no quadro álgico e amplitude de movimento após câncer de mama”.
Autores: Gabriela Aparecida da Silveira Souza, Juliana Rosa Santos e Izabella Mendes
Orientadores: Mário Oliveira Lima e Fernanda P. Silva Lima
Área de conhecimento: Fisioterapia

2° “Eletrofiação de solução de policoprolactona para a produção de nanofibras”.
Autores: Tayná Santos Cabral, Antônio da Silva Júnior, Flávia Cristina Nogueira de Paula e Ana Paula Rivieri de Faria
Orientadores: Anderson de Oliveira Lobo
Área de conhecimento: Engenharias

3° “A influência da laserterapia de baixa intensidade em glândulas salivares maiores”.
Autores: Leandro Júnior Masulo, Vanessa Borelli Seefeldt, Davidson Ribeiro Costa
Orientador: Renata Amadei Nicolau
Área de conhecimento: Odontologia