Serviço Social


  • O Curso de Serviço Social da Universidade do Vale do Paraíba/UNIVAP foi autorizado pelo MEC em 1969 e reconhecido conforme parecer do CFE 10/73, Processo no. 257.150/71, pelo decreto Federal no. 71.917/73, D.O.U. de 16/03/73 e em concordância com as Diretrizes da UNIVAP e de sua mantenedora, a Fundação Vale Paraibana de Ensino – FVE. 

    Diante das demandas sociais contemporâneas expressadas pelas questões sociais, e também, nas relações estabelecidas no âmbito micro e macro institucional, considera-se atualmente, mais que em outro recorte do tempo, que os espaços social, econômico e político transcorrem de forma acelerada com rápidas transformações.

    Nesse sentido, visando promover o acesso à garantia de direitos pela inclusão social do cidadão que está segregado, em seus aspectos individual e coletivo, o Curso de Serviço Social da Univap oferece aos seus alunos, a proposta que ora se apresenta: formação de um profissional generalista, complexo e multidimensional, centrado na especificidade de conhecimentos teóricos e práticos, de visão transdisciplinar, politizado, interventivo e comprometido com Direitos Humanos e com a transformação social, alinhado com as diretrizes éticas, técnicas e políticas de seu conselho de classe.

    Além do processo histórico da profissão, diante da realidade social nacional em que se encontra, entende-se que a formação do Assistente Social deve ser constante, visto ainda que a inserção social do curso, demanda profissionais que possam contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento humano e social sob diversos aspectos.

    Nosso Curso
    O curso de Serviço Social da Univap na modalidade presencial está embasado na compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social, onde os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva e consciente.
  • Objetivo do Curso: Formar Profissionais
  • Que atuem nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sócias públicas, bem como o trabalho em empresas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

    Dotados de formação intelectual e cultural generalista crítica, interdisciplinar, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

    Humanizados e atualizados frente às questões sociais mais complexas, atuando na perspectiva da garantia dos direitos humanos, exercício da cidadania e inclusão social
  • Área de Atuação
  • O campo de atuação deste profissional poderá abarcar: Centros Comunitários; Empresas e Indústrias; Instituições Educacionais (escolas, universidades, creches, abrigos, centros de pesquisas); Instituições de Saúde (ambulatórios, postos de saúde, unidades básicas de saúde, centros de referências, clínicas e hospitais); Organizações Governamentais e Não-Governamentais; Movimentos Sociais; Institutos e Núcleos de Pesquisas; Associações Comunitárias; Fundações; Sistema de Segurança Pública (Penitenciárias e Delegacias); Sindicatos; Associações Profissionais e Classistas; Associações Esportivas; Serviço Público Municipal, Estadual e Nacional; Área Sócio Jurídica; Infância e Juventude; Forças Armadas; Assessoria e Consultoria; Relações de trabalho e Saúde Ocupacional; Gestão Social, entre outros.
  • Metodologia, Didática e Atividades do Curso
  • O aluno será envolvido em atividades individuais e de grupo, tendo os principais recursos didáticos e estratégias de ensino, definidas como segue: 
    Aulas expositivas dialogadas;
    Observação e descrição em diferentes contextos;
    Incentivo à Pesquisa;
    Debates coletivos;
    Estudos de caso;
    Palestras e conferências com especialistas;
    Laboratório de trabalho com grupos;
    Atividades Complementares Extra Classe;
    Seminários e atividades em pequenos grupos;
    Utilização de recursos audiovisuais;
    Utilização de Tecnologias de Ensino à Distância;
    Projeto Integração Teoria e Prática;
    Atendimento Educacional Especializado/ Psicopedagógico.
    Projetos de Extensão
    Conteúdo Online
  • Faculdade da Terceira Idade
  • O Curso de Serviço Social atua de forma coordenada com a Faculdade da Terceira Idade Univap, o sétimo Programa de Educação para Idosos criado no Brasil. Um Programa Social, mantido pela Universidade do Vale do Paraíba, que tem o objetivo de oferecer atualização Cultural para indivíduos com 45 anos ou mais. Este programa oferece campo de estágio aos alunos do Curso de Serviço Social e para alunos dos demais Cursos de Graduação da Univap. Serve também, como um importante espaço de estudos e pesquisas para o município de São José dos Campos, sobre o processo de envelhecimento e sobre a velhice em si.
  • Centro de Práticas Supervisionadas
  • O Curso de Serviço Social da Univap mantém estagiários junto ao Atendimento de Serviço Social no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde, que atua com equipe multidisciplinar composta por profissionais, docentes e discentes da Faculdade de Ciências da Saúde. Os assistentes sociais atuam na triagem e orientação social aos pacientes do munícipio de São José dos Campos e região atendidos no CPS da Univap.
  • Contato
  • Coordenação do Curso de Serviço Social
    Profa. Me. Débora Guedes (Assistente Social)
    Localização: Praça Cândido Castejon, 116 – São José dos Campos
    E-mail: servicosocial@univap.br
    Telefone: (12) 3928-9829 / (12) 3928-9850
  • Links