Odontologia


  • O cirurgião-dentista graduado na Odontologia da Univap é capacitado para o exercício das atividades em saúde bucal, dentro de altos padrões de qualidade, pautado em princípios éticos, com compreensão da realidade socioeconômica brasileira e suas peculiaridades regionais. O curso prioriza ferramentas que subsidiem os docentes na prática diária. Além da seleção e contratação de docentes com elevado conhecimento científico e profissional, é notório que o uso dessas ferramentas tecnológicas facilita a sua transmissão para a geração atual. Além disso, a globalização dos conhecimentos, e sua rápida e ampla divulgação, por meio de redes sociais, ampliaram fronteiras e diminuíram a distância entre as pessoas. 

    Duração
    O curso de Odontologia da Univap está em consonância com a Resolução CNE/CES 3, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002, apresenta carga horária de 4.095 horas/aula e tem a duração mínima de 4 anos ou 8 semestres.

  • Mercado de Trabalho
  • O profissional de Odontologia pode atuar na área de Odontologia Preventiva, Ortodontia, Odontologia Estética, Cirurgia, Odontopediatria, Prótese, entre outras. O cirurgião-dentista é habilitado para trabalhar em consultórios particulares, hospitais públicos, sindicatos ou associações de classes, na indústria ligada à produção e distribuição de materiais odontológicos, que se encontra em franca expansão no país e, também, dedicar-se à pesquisa e docência.

    2º melhor Mercado de Trabalho é a Odontologia, segundo pesquisa da FGV (Folha de São Paulo 17 de junho de 2012) http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/49296-universidade-e-trabalho.shtml "Segundo Marcelo Neri, coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV – Fundação Getúlio Vargas, em entrevista concedida ao Jornal Hoje do dia 29 de maio, afirma que a Odontologia possui o 2º melhor Mercado de Trabalho e Carreira. A afirmação vem da pesquisa realizada pela própria FGV, que avaliou 48 carreiras universitárias. Para chegar ao resultado, o trabalho levou em consideração indicadores como: salário, jornada de trabalho, ocupação (taxa de empregabilidade) e de cobertura previdenciária" 

    Divulgados resultados do Perfil do CD Brasileiro 

    Pesquisa Perfil Atual e Tendências do Dentista Brasileiro, 2009.
    Renda entre 48.000-60.000 reais/ano.(4.000-5.000 reais/Mês).
    Mais de 60% declaram renda superior a 24.000/ano (2.000 reais/ Mês).
    Renda é maior nos estados do Norte do país.

    Mercado
    Autônomos: 2/3 são autônomos
    Emprego em Serviços Públicos de Saúde, em expansão
    Aumento do número de registros no CFO a partir de 2007 revelou reaquecimento da profissão
  • Diferenciais do Curso
  • O Curso de Odontologia da Univap incentiva a pesquisa e o desenvolvimento através de programas de iniciação científica e participação em eventos. A Odontologia Preventiva e Social também recebe grande atenção durante todo o curso. Conta com laboratórios e clínicas com nível de excelência. O corpo docente é composto principalmente por doutores, sendo 100% dos professores pós-graduados. A equipe técnico-administrativa é altamente capacitada.

    A Odontologia da Univap prepara seus alunos para o mercado de trabalho desde o 1º período do curso, por meio de:
    - Currículo atualizado, acompanhando tendências mercadológicas, atendendo à inovação tecnológica (diagnóstico e terapia) e novas áreas de interface com a Odontologia (geriatria, hebiatria, pacientes que necessitam cuidados especiais, entre outras);
    - Participação em eventos científicos, cursos extracurriculares, iniciação científica, mesas redondas;
    - Atividades complementares curriculares (ACC) na indústria e comércio de materiais e equipamentos odontológicos, em renomadas empresas nacionais e internacionais;
    - Atuação no sistema público e privado de assistência odontológica e multidisciplinar;
    - ACC em prevenção de saúde bucal em comunidades carentes, organizações não governamentais, associações de classe; escolas públicas e privadas;
    - Ênfase em princípios éticos, capacitação de excelência, empreendedorismo, tecnologia da informação, comunicação, diferencial de mercado.
  • Objetivo do Curso
  • Formação técnico-científica, humanística e ética, a fim de tornar o aluno um profissional produtivo, comprometido, empreendedor e apto para: 
    - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com rigor técnico e científico, promovendo a saúde, prevenindo doenças e distúrbios bucais;
    - desenvolver processos educativos, participando da educação continuada relativa à saúde bucal com caráter preventivo e/ou curativo, atuando em instituições de assistência hospitalar, ambulatorial, domiciliar ou na comunidade;
    - valorizar e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe;
    - gerenciar ações preventivas e educativas em saúde bucal, apto para assumir posição de liderança no seu âmbito profissional.
  • Área de Atuação
  • O profissional de Odontologia pode atuar na área de Odontologia Preventiva, Ortodontia, Odontologia Estética, Cirurgia, Odontopediatria, Prótese, entre outras. O cirurgião-dentista é habilitado para trabalhar em consultórios particulares, hospitais públicos, sindicatos ou associações de classes, na indústria ligada à produção e distribuição de materiais odontológicos, que se encontra em franca expansão no país e, também, dedicar-se à pesquisa e docência.
  • Reconhecimento
  • Foi autorizado pela Resolução 02/CUN/93 de 22 de setembro de 1993 e reconhecido pela Portaria MEC 786/04, publicada no DOU em 26 de março de 2004 e renovada pela portaria 251, publicada no DOU em 19 de junho de 2006.
  • Contato
  • Telefones e emails de contato da secretaria do curso de Odontologia

    Telefone: (12) 39471014
    e-mail: cidinha@univap.br

    Coordenadora do Curso de Odontologia 

    Dra. Renata Amadei Nicolau 
    Telefone: 3947-1014
    e-mail: rani@univap.br 

    Av. Shishima Hifumi, nº 2911 Bloco 4
    Urbanova São José dos Campos – SP 
    CEP: 12244-000