Sobre o Curso


  • A grade curricular está organizada de forma a garantir a integração de alunos de diferentes formações na área de saúde, bem como favorecer a relação de disciplinas básicas e específicas, pautando-se na Ciência dos Alimentos e necessidades nutricionais de indivíduo e populações.

    Os conhecimentos agregados ao longo da formação possibilitam atuação em inúmeras áreas, desde as mais tradicionais, até as mais atuais, como a Fitoterapia, Genoma, Gerontologia.

    Os egressos da Univap têm formação generalista, que visa a segurança alimentar e atenção dietética, em todas as áreas de conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças em indivíduos ou grupos populacionais.
  • Mercado de Trabalho
  • As oportunidades de trabalho para egressos da Universidade do Vale do Paraíba são inúmeras, pois se trata de região de grande potencial econômico, com inúmeras indústrias, o que requer estrutura adequada da rede de saúde e bem estar, restaurantes e as próprias indústrias como campo de trabalho. Sem contar que não há, em número suficiente, Instituições de Ensino Superior para atender a demanda de todo o Vale do Paraíba e proximidades, como a região da Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Vale Histórico (Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro).
  • Diferenciais do Curso
  • Formação transdisciplinar, 
    Disciplinas de fundamentação aplicada aos conhecimentos específicos da área da saúde, 
    Antecipação de contato com mercado de trabalho, por meio de estágio curriculares obrigatórios a partir do 3º ano,
    Disciplinas alinhadas ao atual mercado de trabalho, como Genômica Nutricional, Epidemiologia Nutricional, Fitoterápicos e Nutracêuticos.
  • Objetivo do Curso
  • Formar profissional consciente de sua função e responsabilidade, capaz de assumi-las legal e integralmente, impondo-se como membro qualificado e competente de uma equipe multidisciplinar de saúde e de educação, atendendo as necessidades e interesses do amplo mercado de trabalho existente para o Nutricionista.

    Busca-se a formação de um profissional tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar serviços de alimentação e Nutrição, atuando em educação nutricional e na assistência à coletividade ou a indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas ou privadas, em equipes multidisciplinares, bem como em pesquisa de qualquer natureza relacionada à alimentação e Nutrição.

    Também pretende-se proporcionar formação que contemple as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Reconhecimento
  • O Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Paraíba/UNIVAP foi criado por meio da Resolução nº 0011 - CIUS/04, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais − Resolução CNE/CES Nº 5, de 7/11/2001 (http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES05.pdf) e em concordância com as Diretrizes da UNIVAP e de sua mantenedora a Fundação Valeparaibana de Ensino − FVE.
    Reconhecido em 20/07/2011 pela portaria publicada D.O.U. 267.
  • Duração
  • 8 semestres, 4 anos.