Estética


  • O curso de Estética é o primeiro curso de bacharelado em estética da região, tendo como objetivo geral proporcionar, por meio de uma educação de excelência, a formação de profissionais especializadas na Saúde, Beleza e Bem-Estar. O curso possibilitará ao aluno, uma visão crítica, cientifica e empreendedora, capacitando o mesmo a criar e administrar seu próprio negócio de serviços estéticas e corporais, com as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado, preparando profissionais para o mercado de trabalho nas áreas de disfunções estéticas e manutenção da saúde da pele, da face, do corpo, promovendo a qualidade de vida.

    Duração do curso: 07 semestres
  • Sobre o Curso
  • O curso apresenta uma grade curricular que busca dar uma excelente visão das bases fisiológicas da saúde, da pele e do corpo como um todo, bem como dos avanços tecnológicos na área. Em busca da sintonia com as exigências do mercado de trabalho e com o constante aprimoramento das áreas científicas envolvidas, o currículo do curso de Graduação em Estética apresenta uma estrutura flexível e ágil. O currículo do curso está estruturado em disciplinas semestrais cujo conteúdo será desenvolvido por meio de aulas expositivas/ou de exercícios, práticas em laboratórios, trabalhos individuais ou em grupos e, ainda, pesquisa científica.

    As disciplinas afins estão agrupadas no mesmo semestre e, a definição dos cronogramas destas disciplinas, será realizada pelos respectivos docentes, em atividade conjunta, estabelecendo uma sequência didática para oferta do conteúdo programado. 

    Haverá uma importante interação do Curso de Graduação em Estética a com os outros cursos da Faculdade de Ciências da Saúde, tais como Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Odontologia.

    Visando a associar a teoria à prática, os alunos vivenciarão os atendimentos clínicos, realizados no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS, desde o primeiro ano do curso, por meio das disciplinas Prática Assistida, Atividades Complementares e Trabalhos de Conclusão de Curso, que integram os conhecimentos adquiridos em grau crescente. Os docentes terão a função de incentivar os alunos a relacionar o conteúdo teórico das disciplinas já cursadas com o que será observado durante as atividades práticas com pacientes. Além disso, sempre que possível, docentes de outras disciplinas realizarão essa associação teórica-prática durante a prática clínica.
  • Perfil do Egresso
  • O Bacharel em Estética, formado pela UNIVAP será um profissional com formação humanista, crítica e reflexiva, pautado pelos princípios de respeito à diversidade cultural, étnico-racial e de gênero, preparado para atuar de forma autônoma ou multidisciplinar, junto a outros profissionais da saúde, na recuperação, melhoria e manutenção da saúde da pele, do rosto e do corpo, promovendo a qualidade de vida e a saúde das pessoas, com conhecimentos nas diversas áreas da estética, que incluem o domínio do uso de produtos, procedimentos, equipamentos e tecnologia cosmético-dermatológica na profilaxia e no tratamento das patologias faciais e corporais, elaboração de diagnóstico adequado para o tratamento correto dos diferentes casos, além de dominar conhecimentos básicos de gestão de serviços relacionados à estética corporal e facial.
  • Atuação do Profissional
  • O profissional de Estética promove o bem-estar e a autoestima, sendo intermediário de uma vida saudável, com formação envolvendo diversas áreas de saúde. O profissional trabalha em equipe multidisciplinar da saúde, ou empreende o próprio negócio. Atuará como facilitador do desempenho de procedimentos faciais, corporais e no couro cabeludo. No pré e pós-operatório de cirurgia plástica, terá papel fundamental para a boa recuperação e obtenção dos resultados esperados. Há ainda a possibilidade de atuação em Consultoria e Gestão de Centros de Estética, bem como a atuação na Imagem Pessoal.
  • Conteúdos Curriculares
  • Os conteúdos curriculares, estão direcionados ao processo saúde e bem-estar do cidadão, da família e da comunidade, considerando aspectos epidemiológicos e profissionais atuais.
  • Contato
  • Email: estetica@univap.br

    Telefone: (12) 39471087