A VIII Semana da Psicologia da Univap será realizada durante o INIC (Encontro Latino Americano de Iniciação Científica) da Univap, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, sendo um evento voltado para estudantes, professores e profissionais da área, promovendo o debate de temas atuais e inovadores no campo da Psicologia.
O evento oferece uma rica programação com palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos acadêmicos, incentivando a integração entre ensino, pesquisa e práticas profissionais.
O tema selecionado para essa edição da Semana da Psicologia é “O Efeito Borboleta na Psicologia” e destaca como pequenas intervenções na prática psicológica podem desencadear transformações significativas e duradouras na vida das pessoas e nas estruturas sociais.
Inspirado na teoria do caos, o “efeito borboleta” sugere que uma mínima alteração em um sistema pode provocar grandes mudanças em sistemas complexos. Assim, os conteúdos discutidos no evento buscam valorizar a dimensão transformadora do trabalho psicológico, que com ações aparentemente discretas produzem mudanças significativas no comportamento individual e nas dinâmicas coletivas.
Durante a Semana da Psicologia os participantes terão a oportunidade de explorar os saberes e as práticas de diferentes áreas da Psicologia:
• Psicologia Clínica: Saúde Mental e Bem-Estar: discutindo o papel da Psicologia na promoção de qualidade de vida.
• Psicologia Organizacional: abordando desafios e práticas nas relações de trabalho e gestão de pessoas.
• Psicologia e Políticas Públicas: debatendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação dos usuários dos serviços públicos.
• Psicologia e Tecnologia: explorando como as inovações tecnológicas influenciam os processos e práticas psicológicas.
• Apresentação de Pesquisas: com destaque para os estudos e avanços científicos na área de Psicologia, apresentados por alunos e profissionais.
O evento visa fortalecer o conhecimento acadêmico e prático dos participantes, além de promover o desenvolvimento de uma rede de contatos entre profissionais e estudantes.
7h30 | Credenciamento
Lateral do Salão Nobre
OBS.: Permanece durante todo o evento.
9h - 12h | Palestra de Abertura - Salão Nobre
Sirius: Uma Janela de Luz para a Ciência na América Latina
Dr. Harry Westfahl Jr. - Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), referência na área de física de materiais e coordenador do projeto Sirius.
14h às 17h30
(Palestra das 14h às 16h e mesa redonda das 16h30 às 17h30)
Entre Saberes e Práticas da Psicologia Escolar e Educacional e os Desafios da Atuação do Psicólogo na Escola
Esta palestra seguida de sua mesa redonda, propõe refletir sobre a interface entre Psicologia e Educação, destacando a importância e as práticas da Psicologia Escolar, bem como os desafios enfrentados pelos profissionais nesse contexto em constante transformação.
Felipe Oliveira, CRP 06/117303, Professor e Pesquisador, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), Mestre pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Graduado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Jaqueline Dias – CRP 06/112649, Mestre em Psicologia e Especialista em Parentalidade. Atuou como docente universitária e psicóloga escolar, é autora de artigos científicos e capítulo de livro na área da educação e Psicologia, e atualmente é psicóloga clínica Infantojuvenil.
Psicóloga Lucimar Vieira – CRP 06/25825, Graduada em Psicologia, especialista na Área Escolar e em Pedagogia. Pós-Graduada em Psicopedagogia e em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente é Psicóloga Educacional no SENAC São José dos Campos, com experiência na área de Educação, em diferentes Instituições de Ensino.
21h às 22h30
Mesa redonda - A atuação do Psicólogo em Demandas Judiciais e Seus Reflexos
Dra Julisa Helena do Nascimento, advogada, Promotora de Justiça em Paraibuna – SP, desde 2013.
Luis Fernando Santos, Técnico em Segurança Pública pela Academia de Polícia do Estado de São Paulo, Bacharel em Direito pela Univap e Investigador de Polícia desde 1994, atualmente exerce a função de Coordenador da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Homicídios de São José dos Campos/SP.
Maiara Lopes Adão, Técnica em Segurança Pública pela Academia de Polícia do Estado de São Paulo, graduada em Gestão de Recursos Humanos e bacharelanda em Direito. Com experiência profissional na Delegacia de Defesa da Mulher do município de Arujá, atualmente desempenha o cargo de Investigadora de Polícia na 3ª Delegacia de Homicídios de São José dos Campos, sendo responsável pelo Setor de Desaparecidos.
Mediadora Ana Karina de Castro Britto - CRP 06/62467, professora da UNIVAP e Supervisora de Estágio na Área Jurídica e de Assistência. Doutoranda pela UNIVAP em Planejamento Urbano e Regional. Mestre pela UNITAU em Planejamento e Desenvolvimento Regional - Estudo na Área de Cultura Imaterial. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica e Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior. Concursada pública e atuante na Área da Assistência pela Prefeitura Municipal de Paraibuna junto ao Fórum, Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. Atua em Delegacia da Defesa da Mulher e Projetos Sociais. Atuante com Clínica e como Assistente Técnica.
7h30 | Credenciamento
Lateral do Salão Nobre
OBS.: Permanece durante todo o evento.
9h às 11h30 | Apresentação banners
14h às 15h30 | Mesa redonda
Da Hipótese à Evidência: Desvendando Tratamentos para Depressão
Como a ciência constrói e testa o conhecimento sobre os tratamentos para depressão? Serão discutidos o cenário atual dos tratamentos psicoterapêuticos para depressão — o que já se sabe, o que ainda falta e os principais desafios enfrentados na prática e na pesquisa. Serão abordados também o caminho para construção das evidências, como interpretar dados científicos (revisões sistemáticas e meta-análises), entendendo o que elas realmente nos dizem sobre a eficácia dos tratamentos. Por fim, será apresentado como é um ensaio clínico na prática, mostrando que a pesquisa clínica vai muito além de protocolos — envolve pessoas, cuidado e compromisso ético.
Psicóloga Jainan Baretto – CRP 06/122684, especialista em Psicologia Organizacional e em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Psicólogo Pedro Souto – CRP 06/178730, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Psicóloga Sara Romanato – CRP 06/166403, Terapeuta Cognitivo-Comportamental e especialista em Neuropsicologia.
Psicóloga Tatiane Brito – CRP 06/128269, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.
16h às 17h30 | Mesa redonda
Psicologia do Esporte: Importância, conquistas e desafios da atuação profissional
A mesa redonda tem como objetivo discutir o papel da Psicologia do Esporte na promoção da saúde mental, do desempenho e do bem-estar de atletas e equipes, bem como refletir sobre a função social do esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento humano e transformação social. Serão abordadas as conquistas alcançadas pela área nas últimas décadas, os avanços científicos e as experiências práticas que consolidam sua relevância no cenário esportivo e comunitário. Além disso, o debate destacará os principais desafios enfrentados pelos profissionais da Psicologia do Esporte, incluindo a inserção no mercado, a interdisciplinaridade com outras áreas e as demandas contemporâneas relacionadas à alta performance, à ética e ao equilíbrio emocional no contexto esportivo e social.
Raphael Zaremba – CRP 05/25392, psicólogo, Doutor em Psicologia e docente da PUC-Rio nas áreas de Empreendedorismo, Psicologia do Esporte e Dinâmica de Grupo.
Márcia Sermarini – CRP 05/45025, psicóloga, especialista em Psicologia Esportiva, Mestre em Educação Física, docente na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP e Psicóloga Esportiva no Programa Atleta Cidadão/SJC desde 2010.
Atletas do vôlei e Atleta do rugby.
20h às 22h30 | Apresentação banners
7h30 | Credenciamento
Lateral do Salão Nobre
OBS.: Permanece durante todo o evento.
9h30 às 11h30 | Mesa redonda
Psicologia do Desenvolvimento Moral: Teoria e Pesquisa
Serão apresentados e discutidos os aspectos teóricos e práticos da psicologia do desenvolvimento moral formulada por Piaget, Kohlberg, dentre outros pesquisadores.
Moderador Rodney Querino Ferreira da Costa - CRP 06/91083, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Mestre e graduado em Psicologia pela Unesp. Professor e pesquisador da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
Profa. Dra. Luciana Maria Caetano, Livre Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Moral, e autora de artigos e livros.
Psicólogo Nelson Pedro Silva - CRP 06/184634, Professor Doutor do Departamento de Psicologia Social do Curso de Psicologia da UNESP e autor de livros.
14h às 15h30 | Palestra
Positivistas? Neutros? Respondendo críticas à PBE
Serão abordadas as críticas recorrentes direcionadas à Psicologia Baseada em Evidências (PBE). O foco está nas acusações de que a PBE se baseia em pressupostos filosóficos equivocados, como o positivismo e a crença na neutralidade científica. Serão apresentados contrapontos e uma análise sobre os fundamentos da PBE, oferecendo uma compreensão mais solidificada de sua base teórica.
Vitor Andrade, filósofo, Diretor da Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências, Professor em cursos de Psicologia Científica e Pesquisador.
16h às 17h30 | Mesa redonda
Mapeando a Mente: Conectando Estrutura, Função e Autorregulação com EEG e Neurofeedback
Dra. Emily Christiane Gonçalves Pires, Pós-graduada em Neurociência – Hospital Israelita Albert Einstein, formada em Medical Neuroscience – Duke University – EUA, Diplomada em sist. nervoso periférico, linfático e doenças autoimunes pela Universidade Complutense de Madrid – Espanha, Neuroreabilitação – Hospital Sarah Kubitschek – Brasília, Fisioterapeuta especializada em Fisiologia USP (Universidade de São Paulo) – CREFITO-SP 65240-F.
Prof. Marcílio Alberto De Faria Pires, CREA-SP 5061387374, Engenheiro Eletrônico – Instituto Tecnológico de Aeronáutico (ITA), tendo sido professor por 20 anos desta instituição, Físico – licenciado pela Universidade Católica de Brasília, formado em Medical Neuroscience – Duke University –EUA, Técnico em EEG – Instituto Israelita Albert Einstein, Militar da reserva da força aérea brasileira.
Aline Rodrigues Squinzari, estudante concluinte de graduação em Psicologia na Universidade Paulista - Unip.
Murilo Bezerra de Souza, estudante concluinte de graduação em Engenharia Biomédica na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.
19h - 20h | Encerramento
Salão Nobre
20h - 22h | CONECTA
Espaço de eventos
A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, reconhecida pelo MEC em 1992, é uma instituição comunitária sem fins lucrativos, de ensino, pesquisa e extensão.
Oferta mais de 30 cursos de graduação, além de pós-graduação lato e stricto sensu.
A Univap pertence a Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE, mantenedora também dos Colégios Univap e Parque Tecnológico Univap.
Realização:
Produção:
Setor de Marketing/FVE
Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Univap
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Graduação