O que é


A Maratona de Programação da Univap teve seu início em 2009 como iniciativa dos professores e alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação e tem por objetivos aumentar a convivência dos alunos dos cursos de computação e cursos afins, prepará-los e selecioná-los para a participação das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM International Collegiate Programming Contest.

Em 2012 ocorreu a primeira Maratona de Programação Júnior para os alunos dos cursos técnicos da Univap com o objetivo de promover aos alunos uma competição de raciocínio lógico e aumentar a convivência entre os alunos da graduação e técnico da Univap.

A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Os times são compostos por um grupo de alunos, que tentarão resolver durante certo tempo o maior número possível de problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.