São José: Parque Vicentina Aranha recebe Desfile Moda Sustentábel

Moda vem do latim modus, que significa “modo”, “maneira”, “comportamento”. A moda vai além do vestir: moda é arte, é liberdade de expressão, é uma forma real e acessível para se comunicar com o mundo, se posicionar, emitir opinião, imprimir estilo, dizer o que se pensa e, sobretudo, se libertar de padrões e amarras, respeitando a essência única e individual de cada ser humano.

Por outro lado, o mercado da moda é a segunda indústria que mais polui no mundo, ficando atrás apenas da indústria petrolífera. E ainda, é a que mais utiliza mão de obra na condição análoga ao trabalho escravo nas grandes produções de peças de roupas do chamado “fast fashions” (modelo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados, literalmente, rápido), como Zara, Renner, Forever 21, entre outras.

Logo, falar em sustentabilidade sem citar o universo fashion é fechar os olhos para um dos mais importantes e influentes segmentos de mercado de consumo e um dos campeões no impacto global com relação à poluição e descartes indiscriminados de materiais industrializados.

Como iminente e necessária ação contrária à este cenário, diante de uma reconceituação do papel de cada um no mundo, ideias e movimentos para promoção da sustentabilidade veem cada vez mais ganhando força, projeção e adesão de pessoas, comunidades, empresas e segmentos inteiros de mercado para propor um ambiente mais amigável com o uso dos recursos naturais e, acima de tudo, com a saúde do nosso planeta.

Ler mais

outras Notícias

Calendario