São José dos Campos é selecionada para receber faculdade de medicina

Veículo: Portal G1
04 de setembro de 2014

São José dos Campos foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) para receber uma faculdade de medicina. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (4) pelo ministro da educação Henrique Paim junto com o Ministério da Saúde.

Além de São José, outros 38 municípios de 11 estados também foram habilitados para receber o curso. Após seleção dos municípios, as instituições interessadas em implantar a disciplina participarão de uma chamada pública, que será publicada ainda no mês de dezembro.

MEC visita São José para analisar a instalação de faculdade de medicina
Faculdades competem por instalação do curso de medicina em São José
São José foi pré-selecionada pelo MEC para ter faculdade de medicina.

O resultado final das universidades selecionadas será divulgado em dezembro deste ano. Após esta etapa, fica a critério das instituições a data de abertura do curso. Para São José, a estimativa é que sejam abertas, no mínimo, 50 vagas para graduação em medicina.

Na cidade, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), a Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos Humanitas e a Faculdade Anhanguera demonstraram interesse para concorrer pelo curso. As instituições deverão participar de uma audiência pública nesta sexta-feira (5) em Brasília para tirar dúvidas e receber instruções sobre a chamada.

Em dezembro de 2013, o MEC oficializou São José entre as 42 cidades pré-selecionadas para receber um curso. A criação de novos cursos de medicina faz parte do programa Mais Médicos, do governo federal. A ideia é que os alunos façam residência na rede pública de saúde. Antes da seleção final, técnicos do MEC visitaram a cidade e avaliaram a estrutura, os equipamentos e os programas oferecidos pela rede pública de saúde.