Palestra Sobre o Projeto Rondon Operação João-de-Barro em Julho/2019

Alunos inscritos da Univap, interessados em participar do Projeto Rondon na Operação João-de-Barro, no município de Santa Rosa do Piauí (PI), em julho de 2019, estiveram reunidos no dia 23 de fevereiro, no Teatro Univap, com os professores integrantes da Comissão Organizadora Univap-Projeto Rondon 2019. Estão inscritos 134 alunos de 23 Cursos de Graduação das cinco (5) Faculdades, que cumpriram no mínimo 50% do curso em que estão matriculados, conforme estabelecido do Edital Público do Ministério da Defesa.

A reunião objetivou esclarecer sobre os treinamentos que serão realizados aos sábados, das 8h às 12h, no Bloco 6 do Campus Urbanova, até 7 de julho, quando a equipe final será escolhida e composta por oito universitários e dois professores-coordenadores. O Projeto Rondon ocorrerá de 12 a 28 de julho, em Santa Rosa do Piauí, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável de localidades distantes, na construção e promoção da cidadania. Será também uma excelente oportunidade aos universitários para ampliar conhecimentos sobre aspectos peculiares da realidade brasileira, dos sentimentos de responsabilidade social, do espírito crítico e patriotismo.

A Univap atuará em ações do Conjunto B, que envolvem Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, em parceria com os estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul.

A Coordenação Geral do Projeto Rondon na Univap está sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão, e dos docentes: Profa. Dra. Lidiane Maciel; Profa. Dra. Virginia Klausner; Prof. Dr. Alan Prestes; Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro.

A participação no Projeto Rondon é uma atividade de extensão universitária de relevância, que fortalece o processo de formação acadêmica do aluno. Possibilita ainda praticar os conceitos aprendidos em sala de aula e trocar ricas experiências que valerão para a vida toda. Trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer uma região brasileira totalmente adversa do contexto de onde se vive.

O Projeto Rondon, sob a Coordenação do Ministério da Defesa, é uma ação interministerial que o Governo Federal realiza em parceria com os Governos Estaduais e Municipais de onde os trabalhos irão ocorrer. Participam do Projeto Rondon Instituições do Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).