Documentário sobre a cachaça é lançado na Espanha

Projeto reuniu seis países e contou com produção joseense

Criado a mais de 500 anos e presente em muitas festas e bares brasileiros, finalmente a cachaça recebeu o seu reconhecimento internacional. Lançado nesta semana no evento internacional TV Morfosis edição Espanha, a produção audiovisual trata a história, variações, curiosidades e impacto na cultura que o destilado trouxe ao Brasil.

Parte de uma série de documentários chamados “Vidas e Bebidas”, a edição brasileira teve como idealização e produção os alunos, professores e corpo técnico da TV Univap - Universidade do Vale do Paraíba, em parceria com a Associação Brasileira de Televisão Universitária – ABTU e associadas, além do apoio de produtoras, músicos e locutor da região.

Foram quase dois anos entre pesquisa e produção, com imagens realizadas no Vale do Paraíba, litoral sul do Rio de Janeiro, Paraty, Fortaleza e interior de SP, Piracicaba.

O projeto contou com última entrevista do historiador Ocílio Ferraz, falecido no ano passado, que falou sobre a importância da cachaça como integradora da cultura nacional: cachaça é a bebida que nos une como um só povo, pois está em todo o Brasil.

O documentário será exibido em 43 canais televisivos universitários no Brasil e Exterior, além de canais parceiros em Los Angeles, Colômbia e Espanha.