Responsabilidade Socioambiental

  • A Faculdade da 3ª Idade é um curso de atualização cultural, que há 15 anos tem o objetivo de permitir o acesso à Educação Continua para pessoas a partir de 45 anos, proporcionando condições para o seu desenvolvimento e integração na comunidade e reconhecendo seu potencial de contribuição para a sociedade e seus direitos como cidadão. É um curso gratuito, desenvolvido especialmente para pessoas com vontade de aprender, fazer novos amigos e dividir experiências.

    São realizadas palestras de Psicologia, Direito e Cidadania, Qualidade de Vida, Conhecimentos Gerais, Filosofia, Português, Literatura e História, Gerontologia, Comunicação Social e Atualidades. São proporcionadas atividades opcionais como coral, educação física, técnica vocal, dança, pintura em tela, teatro, artes cênicas, modelo e manequim, nutrição, terapia ocupacional e artesanato com fibra natural. 

    Na programação do projeto constam também, passeios e comemorações socioculturais, além de apresentações externas e atividades beneficentes para colaborar com outras instituições em situação de vulnerabilidade social.

    Além das atividades desenvolvidas na Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos, são organizados, em parceria com o poder público e outras instituições, congressos e eventos, abertos à comunidade regional, tais como o Fórum de Debate sobre as Questões do Envelhecimento, Encontro Intergeracional, Semana do Idoso e Semana da Saúde. 

    Além do núcleo em São José dos Campos/SP, encontra-se em funcionamento também o núcleo de Campos do Jordão/SP.
  • Objetivos
  • A Faculdade da 3ª Idade da Univap, sob coordenação da Faculdade de Ciências da Saúde, é um programa institucional que congrega o Curso de Extensão e Atualização Cultural (CEAC) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (CEATI). 

    A Faculdade da 3ª Idade tem como objetivo:

    - Permitir o acesso à Educação Continuada às pessoas com idade acima de 45 anos, propiciando condições para o desenvolvimento do indivíduo e para sua integração na comunidade, reconhecendo seu potencial de contribuição para a sociedade e seus direitos como cidadão.

    - Estimular a participação do indivíduo como agente habilitado para ação junto à família e a comunidade.

    - Envolver a Universidade de forma interdisciplinar no tratamento da questão da 3ª Idade, abrindo campo de atuação no ensino e pesquisa.

    - Contribuir para a consolidação da finalidade da Univap, no que se refere a desenvolver ações permanentes de forma que um segmento cada vez maior da comunidade possa usufruir dos benefícios e das atividades por ela desenvolvidas (art. 3º it. V do s/Estatuto). A partir de 2001, o programa passou a fazer parte do Projeto Vale a Pena Viver, que centraliza as ações de filantropia da Universidade.

    Dentro da Educação Continuada, a Univap oferece o Curso de Especialização em Gerontologia e Família, em nível de Pós-Graduação Latu Sensu.