Responsabilidade Socioambiental

  • Atendimento Odontológico
  • Devido à grande demanda de pessoas que não têm acesso ao tratamento odontológico e uma vez que a rede pública de saúde não dá conta de atender a todos os pacientes, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) disponibiliza à opulação tratamentos gratuitos nesta área.

    Observando a necessidade de cada comunidade, verifica-se a importância de um trabalho preventivo e de motivação em saúde bucal, tanto em crianças como em adultos e idosos. Faz-se necessário também o tratamento curativo, pois estas pessoas apresentam alto índice de cáries e doenças periodontais, entre outros problemas que prejudicam o sistema bucal.
  • Terapia Ocupacional
  • A Terapia Ocupacional é o campo de conhecimento e de intervenção na saúde, na educação e na esfera social que reúne tecnologias orientadas para a libertação e autonomia de pessoas que apresentam, por razões ligadas a problemáticas específicas (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais ou sociais), dificuldades na inserção à participação na vida social. 

    A atividade é o instrumento terapêutico que seleciona, analisa e adapta a atividade a cada indivíduo e situação, dividindo-a em fases, observando e determinando os aspectos motores, psíquicos, sensório-perceptivos, socioculturais, cognitivos e funcionais necessários à realização da mesma.

    São pressupostos básicos à abordagem de Terapia Ocupacional: compreender a atividade humana como processo criativo.

    Dentro do Projeto Social Vale a Pena Viver, a Terapia Ocupacional desenvolve suas atividades, mais focadas ao Campo Social, atuante em Escolas de Educação Infantil, Creches, Casa de Repouso, Faculdade da Terceira Idade e Comunidades, realizando trabalhos de organização do coletivo e de produção de cidadania, focado à acessibilidade social. Paralelo a este trabalho acontece também a atividade artesanal, com confecção de bonecas de pano que são doadas para crianças em clínicas.

    Podem participar de nossas atividades crianças a partir de 5 meses de idade até idosos, passando por todas as idades, realizando parcerias com educadores, cuidadores geriátricos e líderes comunitários.