311ª Edição - Ano XII
De 2 a 18 de dezembro de 2019
         
 

Show de Encerramento da Faculdade da Terceira Idade

Com objetivo de encerrar o semestre com aprendizados sobre a diversidade da cultura do nosso país, a Faculdade da Terceira Idade (FTI) realizou no dia 6 de novembro de 2019, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, um show com a temática “Cultura Indígena – Identidade Brasileira”. O show contou com apresentações de dança, teatro, coral e um desfile temático feito pelos alunos da FTI.

Teatro sobre a cultura indígena
 
Coral da FTI
 
Público presente

Para ajudar o Lar Nossa Senhora da Salette, foi cobrado como forma de ingresso a doação de um litro de leite. A associação atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com deficiências múltiplas severas em situação de risco, que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, ou em casos de incapacidade da família em dar atendimento necessário.

Visita de Executivos da LM Farma

A Univap convidou executivos da LM Farma Indústria e Comércio Ltda., do Grupo Urgo Medical, para conhecer parte das instalações da Univap.
Estiveram presentes na Universidade, dia 18 de novembro, o Diretor Geral da Urgo Brasil, Adrien Mignauw; o Gerente da Planta Industrial, Wilson Moreira; o Gerente de Produção e Engenharia, Fábio Souza; a Gerente de Qualidade e Assuntos Regulatórios, Giselle Coelho; e a Analista de Desenvolvimento de Produtos, Carolina Gama.

Visita à Central Analítica no IP&D
 
Faculdade de Ciências da Saúde
 
Café no Gabinete da Reitoria

Na ocasião os executivos conheceram parte das instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Em seguida, reuniram-se com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, para um café da manhã, com a presença da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Vice-Reitora da Univap, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; da Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; e do Diretor do IP&D, Prof. Dr. Leandro José Raniero.

5º Treinamento de Manejo de Fauna Silvestre
Concessionária Tamoios


 
A Univap em parceria com a Concessionária Tamoios promoveram, no dia 26 de novembro, no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), o 5º Treinamento de Manejo de Fauna Silvestre, no Campus Urbanova da Universidade.
O treinamento foi coordenado por Priscila Souza (Concessionária Tamoios) e pelas médicas veterinárias do CRAS/Univap, Hanna Kokubun e Mariana Machado.
Participaram da capacitação os agentes de tráfego e empregados da sede da concessionária. O Treinamento, composto por teoria e prática, teve por objetivo apresentar informações sobre a maneira correta de agir no atendimento às ocorrências com animais silvestres na Rodovia dos Tamoios.
Na parte teórica, foram ministradas palestras por profissionais habilitados em fauna silvestre, com diretrizes referentes ao manejo e proteção da fauna, seguidas de uma abordagem sobre a contenção de animais peçonhentos e não peçonhentos, cuidados médicos e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s) para a atividade. Na parte prática, cada um dos participantes teve a oportunidade de realizar a contenção e manejo de animais, orientados pelos profissionais da Universidade.
De acordo com a Supervisora de Meio Ambiente da Concessionária, Priscila Souza, o treinamento é uma reciclagem para quem já está apto e uma oportunidade de treinar os novos empregados. “É fundamental respeitar a legislação em vigor, preservar a integridade dos animais e garantir a segurança dos usuários da rodovia”, enfatiza.

Fontes: Concessionária Tamoios/Univap

Fórum Educacional da Criança e do Adolescente

 
As alunas e professoras do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, sob a coordenação da Profa. Dra. Delcimar de Oliveira Cunha, participaram do Fórum Educacional da Criança e do Adolescente, organizado pela Promotoria de São José dos Campos e realizado no final do mês de novembro (29).
A programação envolveu apresentação de trabalhos, exposições, encontro interdisciplinar e diálogos institucionais.
O Promotor de Justiça, Dr. Fábio Antonio Xavier de Moraes, fez a abertura oficial do Fórum, com a presença de representantes da Univap, educadores, prestadores de serviços, conselheiros tutelares e outros interessados.
O objetivo do Fórum, inserido no Programa de Acolhimento, foi criado como instrumento de humanização da medida e de qualificação do processo educativo do acolhido, fundamentado nos princípios constitucionais da proteção integral, da transformação social e da gestão democrática do ensino.
Os fundamentos, as circunstâncias, os resultados e as perspectivas do projeto implantado no município pela Promotoria foi objeto de estudo da Tese de Doutorado do Advogado Fausto Junqueira de Paula, defendida em 2019. O referido projeto está sendo desenvolvido em parceria com a rede de atendimento e a comunidade local.


VI Campeonato de Robótica
ROBOCODE


A coordenadora Profa. Dra. Virgínia Klausner de Oliveira, do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), com o auxílio da Profa. Dra. Heidi Korzenowski, coordenadora do Curso de Engenharia da computação da FEAU, organizaram o VI Campeonato de Robótica (ROBOCODE).
O evento foi realizado no dia 5 de dezembro de 2019, no Bloco 10, Campus Urbanova, e direcionado a todos os alunos dos cursos de engenharia da FEAU/Universidade.

Integrantes da equipe do IP&D
 
Equipe RoboBio
 
Alunos representantes da equipe Nagazap

O VI Campeonato de Robótica tem por objetivo desenvolver nos alunos a habilidade de raciocínio lógico. Trata-se de um jogo de programação que desenvolve um robô virtual em Java para lutar com outros robôs em uma arena. Isso exige a implementação de classes e objetos que irão definir a inteligência artificial por trás da estratégia de batalha de cada robô, além de favorecer a experiência de se fazer um trabalho em grupo, agregando conhecimentos na formação acadêmica.
Participaram do campeonato 12 equipes, cada uma com no máximo quatro integrantes. Os classificados foram: em 1º lugar, a Equipe do IP&D, com os integrantes: Humberto Gimenes Macedo, Marina Vedelago Cezarini, Mateus Oliveira Arcanjo e Mayara Vitória Ferreira da Silva; em 2º, a equipe RoboBio, com Geraldo Marins Campos Netto, Guilherme Dias Aranha, Isabela dos Santos Gonçalves e Leticia de Oliveira Miranda; e em 3º, a equipe Nagazap, com Amadeu Vinícius Duarte, Caio Souza Silva e Mariana Mayumi Sasagawa Mendonça.

Presidente da Academia Internacional de Marketing Visita a Univap

Rafael, Sr. Júlio e Michele
 
O Presidente da Academia Internacional de Marketing, Sr. Júlio Darvas, hoje com 92 anos de idade, acompanhado da especialista Michele Lourenço, estiveram na Univap no dia 10 de dezembro de 2019, interessados em conhecer a infraestrutura da Universidade. Na ocasião foram recebidos no Setor de Marketing pelo jornalista Rafael Freitas, que os acompanhou até a TV Univap e apresentou-lhes outros espaços da Instituição.
Júlio Darvas possui mais de 70 anos de experiência na área de Marketing, formou centenas de profissionais e desenvolveu trabalhos para grandes marcas no mercado nacional.

Festa de Natal aos Pacientes e Acompanhantes no CPS/FCS

Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), para encerrar as atividades do ano de 2019, organizaram, dia 11 de dezembro, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS – Bloco 7), no Campus Urbanova, uma festa de Natal para os acompanhantes e pacientes que estão em atendimento no CPS, nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição. Além dos quitutes servidos, os pacientes receberam presentes doados por alunos, professores e funcionários da FCS.
 

1º Seminário do Programa UniEmpresas
Alunos da Univap Premiados


Alunos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap que participaram do Programa UniEmpresas foram premiados durante a realização do 1º Seminário do Programa UniEmpresas, com apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos em parceria com o CDTCC e seus colaboradores.
O Programa UniEmpresas tem como objetivo conectar as universidades e seus alunos, como também técnicos de edificação, às empresas da indústria da Construção Civil, por meio da troca de informações e necessidades. A iniciativa possibilita que alunos formandos produzam Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) com maior aderência às necessidades do mercado e que as empresas possam abrir suas portas para esses trabalhos, incentivando, dessa forma, a criação de novas oportunidades de atuação, assim como a criação de Startups.
O CDTCC é uma entidade sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento tecnológico da Construção Civil, integrando de maneira inovadora os setores público, acadêmico e empresarial por intermédio de uma plataforma aberta de trabalho conjunto na captação, gestão de ideias e projetos voltados à pesquisa e desenvolvimento.

   

O evento, realizado no auditório da Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), premiou no total oito TCC’s, sendo seis da Univap e dois da Unifesp. Os trabalhos apresentados foram avaliados em relação aos quesitos adequação ao mercado, inovação tecnológica, viés de sustentabilidade e melhoria de qualidade de processos ou produtos. A premiação é dada pelo CDTCC, Aconvap, AEA (Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos) e Parque Tecnológico (Nexus Lab).
Os trabalhos dos alunos da FEAU premiados foram: “Comparação em Cronograma Físico de Dois Métodos Construtivos: Alvenaria Estrutural e Parede de Concreto Armado”, de autoria das alunas Jéssica Santana Borges e Luana Batista de Oliveira, sob a orientação da Profa. Dra. Julia Wippich Lencioni; “Diferenças entre Argamassas Preparadas em Misturadores de Eixo Inclinado (Betoneiras) e em Misturadores de Eixo Horizontal (Argamassadeiras) – Análise da Resistência Mecânica e da Absorção”, de autoria dos alunos: Karina Hikaru Tanaka e Pedro Henrique Vasconcelos Kira, sob orientação da Profa. Dra. Julia Wippich Lencioni; “Constituição do Espaço pela Função – Edifício Corporativo”, de autoria do aluno Thiago Caovila, sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Botelho; “Centro de Especialidades Infantil”, de autoria de Beatriz Fulaneto Batista, sob a orientação do Prof. Mestre Fabio de Almeida; “Estudo da Manutenção e Patologias em Pavimento de Blocos Intertravados”, de autoria das alunas Helen Cristina Ribeiro e Monica Campos, sob a orientação da Profa. Dra. Nara Oliveira Yokoyama; “Estudo Comparativo da Flexibilidade e da Resistência de Aderência à Tração em Argamassas Colantes dos Tipos AC-I, AC-I Aditivada e AC-III”, de autoria de André Luiz Ribeiro de Sousa e Robson Matheus Simão, sob a orientação da Profa. Dra. Julia Wippich Lencioni.


Palestra sobre Ética Profissional e Deontologia

 
Os alunos do 4º período semestral (2º ano) do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), por intermédio da disciplina Ética Profissional e Deontologia, assistiram no final do semestre passado a uma palestra sobre a temática, com Dr. Odisael Vieira de Siquei, fiscal do Conselho Regional de Nutrição (CRN3).

Almoço de Confraternização da FVE

Membros do Conselho Curador e Colaboradores do Sistema FVE de Ensino (Colégios Univap, Universidade do Vale do Paraíba e Parque Tecnológico Univap) estiveram reunidos no dia 13 de dezembro (sexta-feira), num almoço de confraternização oferecido pela FVE, no Salão de Festas da Capela Nossa Senhora do Amor (Espaço Ecumênico da Universidade), no Campus Urbanova.

   

O músico Edilson Faria abrilhantou o evento, executando músicas de MPB, clássicos do Pop Rock nacional e internacional.
A comissão organizadora do evento contou com o apoio da equipe do Curso de Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) na preparação do almoço. Brindes também foram sorteados entre os funcionários e estagiários presentes no evento.


Vídeo Mapping

Alunos do 2º período semestral (1º ano) do Curso de Artes e Mídias Digitais da Faculdade de Educação e Artes (FEA), sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Botelho, desenvolveram no semestre passado um trabalho que envolveu mídias para representar a arte moderna com o olhar contemporâneo.

   

As plataformas são usadas pelos alunos para que possam criar novas possibilidades e combinações inéditas das obras estudadas, dando a elas um novo olhar.

8ª edição do Prêmio Jovem Talento
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos


A AEA de São José dos Campos promoveu, com o apoio institucional do CREA-SP, no dia 17 de dezembro, o coquetel de premiação da 8ª edição do Prêmio Jovem Talento.
O objetivo do evento é revelar novos talentos e divulgar a criatividade dos futuros Arquitetos Urbanistas, Engenheiros e Agrônomos, de forma a valorizá-los e promovê-los no mercado de trabalho.

Thiago recebe o prêmio de segundo colocado
 
Apresentação do projeto

Foram premiados os três melhores trabalhos apresentados à comissão julgadora, composta pela Arq. Urb. Adriana Marcondes, Engª. Juliana Faria, Eng. Estevão Jonas Batista, Arq. Urb. Eriton Guedes, Arq. Urb. Philip Alves, Arq. Urb. Gabriela Jordan e a Arq. Urb. Marianna Mar Lins Santana, que analisaram os trabalhos no dia 9 de dezembro, considerando a concepção inicial, originalidade, inovação, clareza e coerência na apresentação do projeto.
O aluno do Curso de Arquitetura da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU/Univap), Thiago Barreto Caovila, foi selecionado como segundo colocado, com apresentação do projeto “Constituição do Espaço pela Função – Edifício Corporativo”, orientado pela Profa. Dra. Ana Maria Botelho.


Programa Santander


Pós-Graduação - Stricto Sensu


Pós-Graduação - Lato Sensu


Faculdade da Terceira Idade