310ª Edição - Ano XII
De 25 de novembro a 18 de dezembro de 2019
         
 

XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina

 
Os alunos Natanael Francis Silva e Iago Almeida, acompanhados da Profa. Dra. Ana Enedi Prince, do Curso de História da Faculdade de Educação e Arte (FEA), participaram, no dia 25 de outubro, do XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina, realizado na Sede da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, com objetivo de divulgar os resultados da Pesquisa sobre Tuberculose realizada pela professora-pesquisadora.
O Congresso Brasileiro de História da Medicina consolidou-se como o evento mais expressivo relacionado à História da Medicina no País, com a realização de conferências, temas livres, premiações, homenagens por meio da entrega de medalhas, apresentação de pôsteres e participantes de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Associação Paulista de Medicina (APM)

Diretório Acadêmico 2 de Janeiro
Diálogo Sobre a Reforma Política


O Diretório Acadêmico 2 de Janeiro da Faculdade de Direito, sob o comando atual dos alunos Lucan Vinicius Viana Branquinho (Presidente) e Mariana Chaves Custódio (Vice-Presidente), organizou no dia 4 de novembro, a partir das 18h, no Auditório da Faculdade, um encontro com especialistas para discutir a reforma política no Brasil.

Lucan, Dr. Eutálio e Dr. William durante o debate
 
Vista parcial do público presente

Participaram como convidados o Desembargador de São Paulo, Dr. Eutálio José Porto de Oliveira, e o Assessor de Controle Interno e Transparência da Prefeitura Municipal, Dr. William de Souza Freitas.
O encontro, intitulado “Diálogo Sobre a Reforma Política”, teve por objetivo debater temáticas que envolvem medidas e alterações legais no sistema eleitoral e político do País.
A Reforma Política tem sido bandeira de diversos partidos e movimentos sociais brasileiros nos últimos anos. A recorrente presença nos noticiários de malversações do dinheiro público traz sempre ao debate a necessidade dessa reforma. Mas o que é exatamente uma reforma política? Geralmente, os seus defensores buscam reformular as regras segundo as quais a política é feita, por meio da mudança na representação política, no sistema eleitoral e no financiamento eleitoral.
O debate proposto pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Univap busca discutir as propostas em andamento, bem como fez a Câmara dos Deputados, que instituiu uma comissão especial para avaliar propostas de reforma política no Brasil.

9ª Mostra de Vídeo Minuto

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), realizou, no dia 22 de novembro, a 9ª Mostra de Vídeo Minuto Univap.
Os premiados foram escolhidos por um Júri formado por professores, alunos e convidados presentes na Mostra, cujas apresentações se deram no dia 29 de novembro, a partir das 20h, no Auditório da Faculdade, Bloco 2, no Campus Urbanova.

   

O objetivo do Vídeo Minuto é incentivar a produção de conteúdo audiovisual de todos os gêneros, utilizando-se das técnicas e teorias vindas da sala de aula, juntamente com a criatividade própria dos alunos da FCSAC.
A 9ª Mostra de Vídeo Minuto Univap não exigiu um tema específico, o tema foi livre, mas deveriam seguir a classificação indicativa LIVRE1 (não expor crianças a conteúdos prejudiciais e poder ser exibido em qualquer horário).
Foram inscritos nove (9) vídeos, sendo os quatro (4) primeiros premiados (1, 2 e 3 lugares, além do Tosco de Ouro - o pior vídeo de todos).
Participaram como parceiros do evento a Jovem Pan FM, Oscar Calçados, Concessionária Tamoios, Casa de Bolos Urbanova, Eliane Tróia Escritora e Le Riche Acessórios.
Ao final das exibições, os organizadores do evento sortearam vários brindes entre os alunos telespectadores.

Vídeos Apresentados na Mostra

Águas Noturnas; Memórias; Nada; Alright; Amar e Mudar; Tragicômico; Desencontros; Segredo da Vida e O Mago Quase Implacável.

Vencedores

1º Lugar – Desencontros (Tieme Costa e grupo)
2º Lugar - Tragicômico (Douglas Alexandre e equipe)
3º Lugar - Amar e Mudar (Natália Gimenez e grupo)
4º Lugar - Tragicômico - Tosco de Ouro - (Douglas Alexandre e equipe)

III SIPATMA

Representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de todas as Unidades de Negócios da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) organizaram, de 4 a 8 de novembro, de forma unificada, a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (III SIPATMA), no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova.

Abertura
 
IST - Infecção Sexualmente Transmissível - Prof. João Benício
 
Coffe Break aos participantes


Univap presente na Feira de Profissões da EE João Cursino

A Univap foi convidada pela Diretoria da Escola Estadual João Cursino para participar, no dia 7 de novembro, da Feira de Profissões.

Profa. Dra. Valdirene
 
Representantes das Faculdades com alunos
 
Profa. Débora e equipe

A fim de contribuir para o sucesso do evento, a Univap disponibilizou professores de três áreas do conhecimento para ministrar palestras aos alunos de acordo com o interesse deles.
Foram palestrantes na Feira a Profa. Mestra Débora Wilza de Oliveira Guedes, Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS); a Profa. Dra. Valdirene Aparecida da Silva, Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); e a Enfermeira Patrícia Goulart, Responsável Técnica do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS-FCS).
Além das palestras, diretores, representantes das cinco Faculdades e funcionários da Universidade aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas dos estudantes a respeito da escolha da futura profissão, divulgar o Programa de Oficinas Práticas Profissionais (OPP) e o Vestibular 2020.

Amigos Para a Vida
6ª Exposição Fotográfica da Associação Bicho Brasil


 
O curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap recebeu no dia 8 de novembro, no Bloco 9, Campus Urbanova, a 6ª edição da Exposição Fotográfica Amigos para a Vida, realizada anualmente pela Associação Bicho Brasil (ABB).
O objetivo da exposição foi destacar a importância da castração para evitar o abandono, evidenciar a adoção e não a compra dos animais, pois não são objetos, e mostrar que eles fazem bem à saúde e ao convívio das pessoas.
As fotos contaram com a participação de personalidades apaixonadas por animais, entre elas: a cantora Rita Lee; a ativista e defensora de animais Luisa Mell; as atrizes Alexia DChamps, Vera Guimenez e Erika Januza; a cantora Luisa Possi, entre outros.
A exposição foi presenteada com uma linda asa de anjo pintada pela artista plástica Gislaine Eras, onde os visitantes se posicionaram para selfie e registro do momento.
A Associação Bicho Brasil é uma Organização não Governamental (ONG) que trabalha para diminuir o grave problema de superpopulação e sofrimento de cães e gatos das ruas. Por meio de palestras em escolas e empresas sobre a Guarda Responsável de Animais, evidencia a importância da castração e não abandono. Possui parcerias com laboratórios veterinários e promove feiras de doação e atendimentos com exames laboratoriais sem custo para os animais das famílias de baixa renda.

Seminário de Psicanálise

A Coordenadoria do Curso de Especialização em Psicanálise: Teoria e Técnica, da Pós-Graduação Lato Sensu (PosGrau/Univap) realizou, no dia 9 de novembro, das 9h às 12h30, o Seminário de Psicanálise com a temática “Saúde Mental e os Casos Difíceis”.

Dra. Fátima Regina de Alencastro, Profa. Marcella e Prof. Me. Ricardo
 
A palestra da escritora Zenilda Lua
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade

A atividade buscou enfatizar a importância de se pensar a saúde mental dentro da perspectiva anti-manicomial, ou seja, a favor de formas de tratamentos singulares, humanos e múltiplos, que não buscam respostas únicas aos sofrimentos psíquicos e prezam pelo respeito à singularidade. Nesse contexto, a psicanálise se insere facilmente por prezar sempre pelo atendimento no um a um, ou seja, o que se aplica a um sujeito não se aplicará a qualquer outro. Além disso, foram discutidas formas de trabalho com os casos difíceis que não requerem intervenção de instituições de saúde mental, como hospitais psiquiátricos e os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), embora também não se adaptem facilmente à clínica psicanalítica tradicional.
E, por fim, foram expostas as diferenças entre as estruturas clínicas neurose e psicose, bem como exemplos clínicos de trabalho analítico.
O Seminário, realizado no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, reuniu alunos, professores e outros interessados pelo assunto.
O Curso de Pós-Graduação em Psicanálise, oferecido na Univap, busca proporcionar o conhecimento teórico de extrema importância que interliga as áreas de ciências humanas (filosofia, antropologia, sociologia, linguística) e ciências da saúde (psicologia, biologia). Busca também o desenvolvimento humano no âmbito psíquico, da personalidade e das decorrências do sexo; agrega conhecimentos em termos culturais, uma vez que aborda as relações humanas em diversos meios sociais; busca a constituição do sujeito, suas formas de produção e laço social.
O Curso é oferecido aos sábados, das 9h às 17h, com a duração de 550 horas/aula, totalizando 22 meses de atividades.

Trânsito de Mercúrio

 
Professores, pesquisadores e alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia da Univap realizaram, dia 11 de novembro, uma campanha para Observação do Trânsito de Mercúrio no Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, no Campus Urbanova, que foi aberta ao público, das 9h30 às 12h30. Infelizmente, devido ao céu nublado, o trânsito não pode ser observado pelos visitantes presentes.
O chamado Trânsito de Mercúrio é o nome que se dá à passagem do planeta Mercúrio na frente do Sol. O mesmo fenômeno ocorre com o planeta Vênus, configurando o que conhecemos como Trânsito de Vênus. Em ambos os trânsitos, o efeito visual é de um pequeno círculo escuro que se desloca lentamente cruzando o disco solar.
Esse fenômeno ocorre com os planetas Mercúrio e Vênus porque possuem uma órbita mais interior que a órbita da Terra. Por essa razão, quando ocorre o alinhamento de um desses planetas com a Terra, podemos observá-los passando na frente do Sol. Como as órbitas de Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são exteriores que a da Terra, nunca poderemos ver o trânsito desses planetas.
O próximo trânsito do planeta Mercúrio ocorrerá somente no dia 13 de novembro de 2032.

Fontes: Brasilescola e Pesquisadores do Observatório de Astronomia/Univap

Inauguração do Laboratório de Administração/Contábeis e Assinatura de Acordo com a Receita Federal
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação


No dia 11 de novembro, a partir das 19h, uma cerimônia reuniu autoridades da Fundação Valeparaibana de Ensino/Univap para inauguração do Laboratório de Administração/Contábeis, chamado de “Núcleo de Assessoria Administrativa e Contábil” (NAAC). Esse espaço será utilizado para construção de habilidades e competências profissionais geradoras de atitudes. Será possível desenvolvimento das práticas e simulações de um ambiente de trabalho, como prestação de serviços de consultoria administrativa e contábil, inovação, empreendedorismo, gestão, entre outras atividades nas áreas de administração e de contabilidade. A proposta desse laboratório é considerada pelos professores da área como uma excelente oportunidade aos alunos e deverá prepará-los para o exercício da profissão e para que assumam responsabilidades sociais e profissionais de forma competente.

Autoridades da FVE/Univap e Receita Federal
 
O diretor da FCSAC, Prof. Celso, enfatiza a importância da parceria

Como primeiro ato e para já caminhar no sentido de seus objetivos, nessa mesma data, a FVE/Univap, juntamente com a Delegacia da Receita Federal do Brasil em São José dos Campos - 8ª Região Fiscal, celebraram a assinatura de acordo de cooperação técnica, para criação, dentro do laboratório, do Núcleo de Assistência Contábil e Fiscal (NAFs), que agirá como centro de geração de conhecimento tributário e fiscal, por meio de discussões, palestras, grupos de estudo e treinamentos.
Nessa parceria, os alunos serão treinados para dar apoio a contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas ou às sociedades civis sem fins lucrativos, que, de outro modo não teriam acesso às orientações administrativas, contábeis e fiscais básicas (teriam, por exemplo, dificuldades para interagir com os escritórios de contabilidade ou com os Centros de Atendimento da Receita Federal do Brasil – E-CACs da RFB).
A DRF (Delegacia da Receita Federal de São José dos Campos) se prontifica a colocar à disposição dos participantes do NAF (alunos e professores) um servidor para esclarecer dúvidas, prestar treinamentos e colaborar no aperfeiçoamento do projeto dentro do ambiente acadêmico.

Os Coordenadores dos Cursos, Prof. João e Prof. José César
 
O Delegado Adjunto da Receita Federal Alexandre Holanda Ogata

Estiveram presentes na solenidade o Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; o Vice-Presidente, Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Prof. Mestre Celso Antônio Meneguetti; a Gerente Nacional do Núcleo de Assistência Contábil e Fiscal da Receita Federal do Brasil, Ana Paula Sacchi Rugar; o Delegado Adjunto da Receita Federal de São José dos Campos, Alexandre Holanda Ogata; o Coordenador do Curso de Administração, Prof. Mestre João Batista do Prado Júnior; o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Mestre José César de Faria, funcionários, professores e alunos.

Vista parcial dos alunos presentes à cerimônia de inauguração
 
Representante da Receita Federal explica o funcionamento dos Centros de Atendimentos

Ex-Aluna de Jornalismo é Destaque na Record TV Manaus

 
A ex-aluna da Univap, Natalia Teodoro, graduada em Jornalismo em 19 de dezembro de 2009, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), assumiu, a partir do dia 11 de novembro deste ano, o comando do telejornal Amazonas Record, transmitido pela Record TV Manaus.
Natália iniciou suas atividades no jornalismo como estagiária na Band Vale em 2008 e, após concluir o curso, atuou como repórter e apresentadora. Após esse período fez parte também da Rede Vanguarda, em São José dos Campos. Em 2016, ingressou na Rede Amazônia, onde atuou como apresentadora e editora-chefe na TV, além de ter trabalhado na Rádio do grupo, como locutora/apresentadora.
A Record TV Manaus foi oficialmente inaugurada no dia 17 de junho de 2019, no período da manhã, com a presença do governador do Amazonas Wilson Lima. A Emissora, que estreou totalmente digital, é exibida pelo canal 36.1, com a missão de levar ao público o melhor do entretenimento, com a linha de shows, novelas e realities, além de informação de qualidade, com a marca do jornalismo produzido pela Record TV, com notícias exclusivas e ao vivo.

Fonte: Record TV Manaus

Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito
O Acesso às Armas no Brasil


A Faculdade de Direito da Univap realizou, no dia 12 de novembro, nos períodos da manhã e da noite, os Julgamentos Simulados que discutiram o “O Acesso às Armas no Brasil”.
Participam dessa atividade os alunos do 2º período semestral (1º ano), que são preparados desde o início do ano pelos responsáveis do projeto, Prof. Dr. Luiz Carlos Andrade de Aquino e Prof. Dr. Mauricio Martins Alves, por intermédio de uma série de atividades que envolveram aulas, debates, palestras, fóruns e a produção de artigos de iniciação científica.

A representação real de um julgamento
 
Vestidos a caráter os alunos são da Promotoria e Defesa
 
A apuração de fatos com a presença de especialistas como testemunhas

Os Julgamentos Simulados reproduzem um Tribunal em formato pedagógico e os alunos usam os trajes específicos (becas). Na Sessão Pública de Julgamento, com duração de 3 horas cada, foram apresentadas as Peças, em que a Promotoria (seis alunos) apresentou sua tese contra a ampliação do acesso às armas no Brasil e a Defesa (seis alunos) apresentou sua tese a favor desta ampliação. No Julgamento, a Promotoria e a Defesa apresentaram, para arguição, as suas testemunhas (especialistas na área, convidados pelas bancadas) e houve o debate direto entre Promotores e Defensores, além das bancadas serem arguidas pelos Juízes e Jurados (todos eles alunos do 2º Período do Curso). Ao final, os jurados apresentaram suas deliberações fundamentadas, que foram lidas ao público. Em um dos Julgamentos venceu a tese da Promotoria e, no outro, foi vitoriosa a tese da Defesa.
Os Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito fazem parte de um inovador projeto pedagógico, que busca oferecer um ensino com ênfase na relação teoria e prática, de forma a favorecer um aprendizado mais significativo e relevante para o aluno, além de estimular a pesquisa e conhecimento de outras áreas do Direito.

Excursão para Cidades Históricas de Minas Gerais

A Coordenadora do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Profa. Dra. Ana Enedi Prince, organizou uma excursão às cidades históricas de Minas Gerais, aproveitando o último feriado do ano, 15 de novembro.


A excursão, realizada de 14 a 18 de novembro, foi direcionada aos alunos do Curso para o trabalho de pesquisa de campo e a outros interessados.

 

O roteiro incluiu as cidades de São João Del Rey, Tiradentes, Congonhas, Sabará e Ouro Preto. Essas cidades são consideradas “relíquias nacionais”, pois têm como principal destaque suas construções preservadas, resultado de uma herança arquitetônica deixada pelos colonizadores do país durante o período colonial. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a obras do Aleijadinho, a História da construção das igrejas, museus, Casa dos Inconfidentes, dentre outros, por intermédio das explicações dos guias locais.

Quem Matou o Detetive?

Dentro da disciplina de integração multidisciplinar do Curso de Artes e Mídias Digitais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, os alunos realizaram um trabalho incorporando as experiências das diversas matérias estudadas durante o semestre (história da arte, fotografia, técnicas digitais) num eixo motivador bastante conhecido: A caça ao bandido.

 

O trabalho envolveu não só a turma da disciplina, mas a Faculdade como um todo. O tema conquistou a atenção e todos ficaram envolvidos numa frenética tarefa para descobrir o assassino, seguindo as pistas deixadas nas instalações montadas na Galeria Yvonne Weis (Bloco 8), no Campus Urbanova.
O trabalho exigiu o desenvolvimento de uma trama, um tecido de alternativas com pistas e desvios. A montagem de um cenário, a utilização de mídias digitais como ferramenta de descoberta e, não podia faltar, as redes sociais, por meio das quais as pessoas ficavam ansiosas a respeito da publicação de notícias e, claro, da solução final do caso.

 

Foi realmente um grande sucesso o trabalho realizado pelos alunos da Univap!



Diretor Interino e Chefe de Gabinete do Inpe Visitam a Univap

A Univap recebeu, no período da manhã do dia 21 de novembro, a visita do Diretor Interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o oficial da Força Aérea Brasileira Darcton Policarpo Damião, e do Chefe de Gabinete, Dr. Ronald Buss de Souza.

Visita a Central Analítica no IP&D
 
Parte das instalações da FCS
 
Maria Regina, o Reitor, Emília, Sandra, Darcton e Ronald

Na ocasião, a comitiva da Univap apresentou-lhes alguns laboratórios do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
Em seguida, os dirigentes do Inpe foram recebidos pelo Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; pela Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; e pela Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa.
O Inpe surgiu no início dos anos 1960, motivado pelas expectativas que se criaram em torno das primeiras conquistas espaciais obtidas pela União Soviética e pelos Estados Unidos. Em 1957, os soviéticos lançaram o primeiro satélite ao espaço, o Sputnik. Um ano depois, foi a vez de os Estados Unidos colocarem o Explorer em órbita da Terra. Na época, dois alunos de engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Fernando de Mendonça e Júlio Alberto de Morais Coutinho, com a colaboração do Laboratório de Pesquisa Naval da Marinha dos Estados Unidos, construíram uma estação de rastreio, com a qual conseguiram captar os sinais dos dois satélites.
Em 1960, a Sociedade Interplanetária Brasileira (SIB) resolveu, durante a Reunião Interamericana de Pesquisas Espaciais, propor a criação de uma instituição civil de pesquisa espacial no país, e enviou uma carta ao então presidente da República, Jânio Quadros, sugerindo tal iniciativa.

Fonte: Inpe

Formatura dos Alunos da FTI

A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap realizou, no dia 25 de novembro, a solenidade de formatura dos concluintes do Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac). A cerimônia teve início às 19 horas, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón.

A apresentação do Coral Viva Voz da FTI
 
Solenidade de abertura da formatura
 
Entrega dos certificados

A abertura da solenidade contou com a apresentação do Coral Viva Voz da FTI, sob a regência do Maestro Márcio Antônio Faria.
O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos.

ExpoFCSAC
Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso


Os alunos concluintes nos cursos de Design de Moda, Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração e Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) apresentaram, entre os dias 26 e 28 de novembro, das 19h às 22h40, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em uma exposição aberta ao público, no Salão de Festas da Capela Universitária, no Campus Urbanova.

Vista parcial do Salão de Festas da Capela
 
Atenção na hora de avaliar as apresentações

Diferente das bancas tradicionais, as apresentações da FCSAC são feitas por intermédio da apresentação em stands, Banners e Monografias. Essa forma foi adotada pela Faculdade desde 2007, com o objetivo de trazer a público o desenvolvimento prático nessas áreas do conhecimento.
Este ano, foram apresentados 57 stands; 12 banners e 7 monografias, envolvendo todos os cursos da Faculdade.

Trabalho de Design de Moda
 
Alunos após a avaliação da banca examinadora

A montagem dos stands é feita pelos próprios alunos e os trabalhos apresentados tiveram como produto final grandes reportagens (impressas e audiovisuais), fotojornalismo, livros, campanhas publicitárias, documentários, curtas-metragens, plano de negócios, desenvolvimento de marcas e gastronomia.
Durante os três dias de apresentação, os trabalhos foram avaliados por professores da Universidade e também por profissionais do mercado regional de emissoras de televisão, rádio, produtoras, assessorias de imprensa, publicitários, empresários e renomados gastrônomos.

Pesquisador Visitante da Noruega Ministra Aula no IP&D

 
O Pesquisador visitante da Noruega, Prof. Dr. Jan Magnus Bjordal, da University of Bergen, junto ao Departamento de Fisioterapia e Saúde Pública da Faculdade de Medicina, foi convidado a ministrar uma aula no dia 29 de novembro, a partir das 14h, aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica.
A aula sobre “Desafios em Laserterapia e Fotobiomodulação” faz parte da disciplina de “Biofotônica em Doenças Inflamatórias Musculoesqueléticas e Reparo Tecidual”, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Rodrigo Álvaro B. Lopes Martins, e foi ministrada no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.
O Campo da Pesquisa que o Dr. Jan Bjordal coordena na University of Bergen estuda as queixas musculoesqueléticas e envolve os métodos de avaliação e medição, estudos clínicos, pesquisa qualitativa e pesquisa translacional.

Vestibular 2020

A Univap realizou no dia 1º de dezembro (domingo), no Campus Urbanova, o Vestibular 2020, sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Graduação.

   

Os candidatos chegaram com uma hora de antecedência para realização da prova, que foi aplicada nas salas de aulas dos Blocos 1 e 6, com início às 9h e encerramento às 13h.

   

Os acompanhantes dos candidatos, enquanto aguardavam o término da prova, foram convidados a saborear um pequeno lanche, a assistirem ao vídeo institucional da Universidade e a participar de um tour pelo Campus Urbanova. A FVE/Univap disponibiliza para essas ocasiões micro-ônibus da Instituição, com 28 lugares cada um deles e equipados com ar condicionado para o conforto dos usuários durante a realização do tour e dos estudantes da Universidade durante o ano letivo.

   

Esclarecimentos sobre mensalidades, plano pedagógico de cursos, horário de aulas, bem como programas de bolsas de estudo foram feitos pelas equipes do Setor de Relacionamento com os Alunos (SRA).
Ao final da prova, como cortesia da Universidade, vestibulandos e acompanhantes receberam um porta-cartões para celulares, que fez parte da Campanha desenvolvida pelo Setor de Marketing do “Vestibular 2020”.

Seminário: Marcas da Exclusão
Medicina, História e Memória


 
A professora e coordenadora do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Dra. Ana Enedi Prince, participou do seminário “Marcas da Exclusão: Medicina, História e Memória”, nos dias 2 e 3 de dezembro, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
Ana Enedi é integrante do Grupo de Estudos do LEER/USP, e foi uma das responsáveis pela organização do seminário, em que atuou como Coordenadora da Mesa “Ciência e Eugenia na Construção dos Saberes”, e também apresentou o trabalho: “Memórias do Preventório Imaculada Conceição (Bragança Paulista) e Santa Clara (Campos do Jordão)”.
O trabalho apresentado é um recorte de sua ampla pesquisa sobre a Tuberculose, que deu origem à “Série Tuberculose e História”, com três volumes já publicados e o quarto volume com lançamento previsto para o início de 2020. Nesse trabalho foram demonstrados resultados da pesquisa referentes aos filhos de tuberculosos abrigados pelos Preventórios de Bragança Paulista e Campos do Jordão.

Pós-Graduação - Lato Sensu


Pós-Graduação - Stricto Sensu