308ª Edição Especial - Ano XII
Outubro/2019
         
 

Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC JÚNIOR, IX INID


A Univap realizou, dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, em São José dos Campos, os Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica de Graduação, Pós-Graduação, Júnior (Ensino Médio e Técnico) e de Iniciação à Docência (XXII INIC, XVIII EPG, XII INIC Jr. e VIII INID).
A solenidade de abertura, dia 24, foi realizada no Auditório do Ceplade, a partir das 9 horas, e contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e também Coordenadora Geral dos Encontros de Iniciação Científica da Univap, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, e da Pró-Reitora de Extensão, a Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.
Prestigiaram também o evento autoridades do município, diretores das Faculdades, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), coordenadores de cursos, professores, alunos, funcionários e estudantes de outras instituições.

Solenidade de abertura
 
Dr. Paulo Santilli convidado especial
 
Vista parcial do público presente na abertura do INIC 2019

Esse evento faz parte do calendário acadêmico da Univap e também foi incluído em outras instituições devido à importância que a pesquisa tem. Ele abre espaço para a discussão da produção científica não só por nossos alunos (do Ensino Médio a Pós-Graduação), mas também por estudantes de outras localidades. Isso possibilita maior interação social-acadêmica e ao mesmo tempo mostra o avanço das diferentes e atuais pesquisas realizadas por estudantes de fora e dentro do país. Há 23 anos a Univap se dedica a divulgar a produção científica de alunos da Graduação, Pós-Graduação e, mais recentemente, de alunos do Ensino Médio, para incentivar o desabrochar do pensamento científico, crítico e ético em diferentes faixas etárias.

Parte do ambiente onde é realizado o INIC
 
A secretaria geral
 
Alunos colaboradores

A Univap, criada em 1992, ainda é uma jovem Universidade, mas amadurecida e ativa academicamente. Em 2019, pelo quinto ano consecutivo, foi considerada pelo Ranking Universitário Folha (RUF) como a melhor Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo em Pesquisa entre as instituições particulares, e, pelo sétimo ano, entre as 10 melhores IES particulares do país.
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1963, é a mantenedora da Universidade.

Sala dos Mestrados Profissionais
 
O Field Papers – Ciência e Tecnologia: Mapeamento

A Univap conta atualmente com mais de cinco mil alunos, distribuídos em cinco Faculdades e um Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Oferece cerca de 30 cursos superiores e cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) com o devido credenciamento pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes). São oferecidos no IP&D da Univap os Programas de Engenharia Biomédica (Mestrado e Doutorado); Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado); Planejamento Urbano e Regional (Mestrado e Doutorado); Bioengenharia (Mestrado Profissional) e Processamento de Materiais (Mestrado Profissional).
Como é tradição da Universidade, o tema de cada ano do Encontro de Iniciação Científica se inspira nos projetos educacionais propostos pela Unesco, que este ano estabeleceu como temática: "O Ano Internacional das Línguas Indígenas". Nessa direção, o Encontro de Iniciação Científica da Univap ficou assim estabelecido: "O Local Frente ao Global: Pesquisa, Ciência e os Povos Indígenas do Brasil", como alusão à temática definida pela Unesco – ONU. O objetivo foi privilegiar a pluralidade de ideias e a cultura representada pelos indígenas (povos nativos), colocando-os no centro das discussões acadêmicas e do evento, principalmente porque o indígena "interessa ao desenvolvimento para a construção da paz e para a reconciliação da humanidade" (Unesco/2019).

Momento Labcom com a Profa. Dra. Fabíola de Oliveira
 
INIC Tour – Apresentação dos Projetos da Engenharia Aeronáutica e Espaço
 
Parte dos participantes do INIC Tour no primeiro dia de evento

No mundo contemporâneo é necessário trazer para o centro do debate a necessidade da valorização e do respeito às diferenças, do conhecimento produzido, para que haja maior compreensão da pluralidade das identidades do mundo e que a ciência se coloque, cada vez mais, a serviço de uma sociedade mais justa. É importante trazer essa discussão para o dia a dia, primeiramente como nação, povo e irmãos, e a ciência tem papel fundamental nesse processo.
A palestra de abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Paulo José Brando Santilli, da Unesp, com o tema “Povos Indígenas e Biodiversidade”.
Dr. Santilli é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Brasília; Mestre em Antropologia Social pela Unicamp; Doutor em Antropologia Social pela USP; Pós-Doutorado junto ao Centro de Estudos Indígenas Americanos do Departamento de Antropologia Social da Universidade de Sant Andrews - Escócia; Livre docente na Unesp e Professor Orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, atuando na linha de Pesquisa: Diversidade, Identidade e Direitos.

Doação de livros pela Biblioteca Univap
 
Vista parcial da apresentação de trabalhos no formato pôsteres
 
Lançamento do livro - autoria de Zenir e Claudia Moraes – Gastronomia

No período da noite a programação também foi intensa, com várias mesas redondas, entre elas a internalização da Univap, com um bate-papo com os alunos que recentemente retornaram de intercâmbios. Participaram desse encontro os alunos Nathanne Cristina V. Rost; Leonardo Klaus de Oliveira; Milena B. M. Bento; Isabelle C. P. Lamin; Humberto G. Macedo e Monique Bruna S. do Carmo. A Agência Experimento Intercâmbio Cultural também participou do bate-papo, enfatizando a importância e o enriquecimento do intercâmbio na vida do estudante. A empresa é pioneira no segmento de intercâmbio e promove programas de educação experimental por meio do aprendizado internacional.
Paralelamente aos Encontros de Iniciação Científica e como parte integrante da programação geral, foi realizado também nos dias 24 e 25 de outubro a Sala dos Mestrados Profissionais, sob a coordenação da Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni (Bioengenharia) e Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves (Processamento de Materiais).

Apresentação de trabalho no Mestrado Profissional
 
Exposição de obras raras pela Biblioteca da Univap
 
Bate-papo com alunos que retornaram do exterior

Participaram como palestrantes e convidados, Dr. Carlos Augusto do Nascimento Rocha (UNIFOA), que falou sobre “Patentes”; a Dra. Patrice Monteiro Aquim (FEEVALE/Capes) com “Programas Profissionais e a Interação com o Setor Industrial”; Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto (Univap), “Os Caminhos para Empreender: O Projeto da Pós-Graduação Profissional se Transformando em Produto”; e a Dra. Ana Isabel de Carvalho Santana (UEZO), “O Impacto e a Inserção Social de Projetos Desenvolvidos nos Programas Profissionais”.
Durante os dois dias de evento foram também apresentados trabalhos técnicos e sessão de pôsteres.
Outro diferencial nesta edição do INIC foi a inserção do “Momento Labcom”, sob a coordenação da Profa. Dra. Kátia Zanvettor, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac). O Labcom é um laboratório de comunicação inaugurado em 18 de abril de 2017 na Fcsac, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O Labcom foi o primeiro de uma série de laboratórios que estão sendo implantados na Universidade com recursos da Fapesp e específicos a cada área do conhecimento. Trata-se de um espaço de interação entre docentes e alunos no desenvolvimento de pesquisas, artigos científicos e acadêmicos. O ambiente possui em sua infraestrutura: sete (7) computadores com pacote Adobe para edição de áudio e vídeo; TV; mesa de reunião; mesas de trabalhos (Individual e em grupo), ou seja, uma estrutura de agência de comunicação.

Apresentação do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid)
 
Conversa sobre Teoria Crítica
 
Rodada Mercado com Leando Bertolossi no Labcom

Participaram do Momento Labcom a Profa. Dra. Fabíola de Oliveira, com a palestra “Jornalismo e Ciência”; Rodada Mercado, com Márcio Augusto, Rafael Viana e Leandro Bortolassi; Empreender e Comunicar, Marianna Bretz e Agência Mietta; Rodada de História, Alumni Labcom: Milena Peres e Natalee Neco.
A Empresa Agilent apresentou o seu Programa Acadêmico que dispõe de vários conteúdos digitais que podem tornar mais interativas as aulas de química analítica com a utilização de vídeoaulas, equipamentos 3D, plataforma digital, visitas aos seus Laboratórios, entre outros conteúdos.
Outras atividades fizeram parte da programação do INIC 2019, entre elas: a Oficina: O Field Papers - Ciência e Tecnologia: Mapeamento Participativo, apresentado pela aluna Giovanna Vieira Domiciano, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Adriane A. M. de Souza; Conversa sobre Teoria Crítica: Análise do Vídeo: O Marxismo da Teoria Crítica - com Marcos Nobre (Adorno e Horkheimer), pelo Grupo de Estudos Teoria Crítica, Direito e Justiça da Faculdade de Direito de Univap, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Carlos Andrade de Aquino, Prof. Dr. Maurício Martins Alves e Prof. Dr. Paulo Roxo Barja; a Palestra: “A trajetória da Implantação dos Programas PIBID e RP na Univap, “I Encontro do Programa Residência Pedagógica”; Exposição com Biografias, Obras Raras e Doações de Alguns Exemplares de Livros pela Biblioteca da Univap; e Lançamento de Livros "Cozinhando com Economia: Cardápios, Receitas e Listas de Compras para as Quatro Estações", de autoria de Zenir Dalla Costa e Profa. Claudia Moraes, do Curso de Gastronomia da Univap; “São dez anos de jornada”, “Cem trovas sem salvação”, “O mundo faz sentido quando brinco”, de autoria de Paulo Barja.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) apresentou a “Oficina de orientações envolvendo humanos”, ministrada pelo Prof. Dr. Maurício Alves.
Este ano, o INIC recebeu 1.200 artigos científicos de 106 Instituições de Ensino Superior do País.

Por Área do Conhecimento - Trabalhos Submetidos e Aceitos

  ÁREA DE CONHECIMENTO TRABALHOS SUBMETIDOS TRABALHOS ACEITOS
1 Ciências Biológicas 94 80
2 Ciências da Saúde 251 214
3 Ciências Exatas e da Terra 50 46
4 Ciências Humanas 111 89
5 Ciências Sociais Aplicadas 202 174
6 Engenharia Agronômica 212 194
7 Engenharias 131 116
8 Técnico 80 59
9 INID (PIBID) 69 56
  TOTAL 1200 1028

Movimento intenso nos corredores do Ceplade
 
Lançamento dos livros do Prof. Dr. Paulo Barja


Instituição Participantes - Últimos 11 Anos


Brincar no Observatório na Caixa de Areia de Realidade Aumentada
 
No período da noite é hora de ver o céu no Observatório
 
Os estudantes visitantes aproveitam cada minuto do evento

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

INSTITUIÇÃO
1 Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo - CCA
2 Centro Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - FACIG
3 Centro Universitário Central Paulista - Unicep
4 Centro Universitário de Itajubá - Fepi
5 Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOa
6 Centro Universitário ETEP
7 Centro Universitário Facvest - Unifacvest
8 Centro Universitário Internacional - Uninter
9 Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - Unifamaz
10 Centro Universitário Módulo - Unimódulo
11 Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Ceunes
12 Centro Universitário Senac - Campos do Jordão
13 Centro Universitário Teresa D´Avila - UNIFATEA
14 Centro Universitário UNIFACIG
15 Colégio Anglo Cassiano Ricardo
16 Colégio Embraer Juarez Wanderley
17 Colégio Focus
18 Colégios Univap - Unidade CTI/Centro
19 EE Elmano Ferreira Veloso
20 EE Maria Aparecida Verissimo Madureira Ramos
21 EMEF Profa. Maria Aparecida Dos Santos Ronconi
22 Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL-USP
23 Escola Família Agrícola de Ibitirama - EFAI
24 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP
25 Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo - Etec - Cônego José Bento - Unidade Jacareí
26 Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo - Etec - Profa. Ilza Nascimento Pintus - Unidade São José dos Campos
27 Faculdade Adventista de Minas Gerais - FADMINAS
28 Faculdade América
29 Faculdade Anhanguera - Unidade Jacareí
30 Faculdade Anhanguera - Unidade São José dos Campos / Cidade Morumbi
31 Faculdade Anhanguera - Unidade São José dos Campos / Rio Comprido
32 Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim - FDCI
33 Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP
34 Faculdade de São Sebastião - FASS
35 Faculdade de Tecnologia Estadual - Fatec Cruzeiro
36 Faculdade de Tecnologia Estadual - Fatec Pindamonhangaba
37 Faculdade de Venda Nova do Imigrante - Faveni
38 Faculdade Dehoniana
39 Faculdade do Futuro - FAF
40 Faculdade Estácio - Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT
41 Faculdade Mario Shenberg - FMS
42 Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ
43 Faculdade Santa Marcelina
44 Faculdade São Francisco de Barreiras - Unifasb
45 Faculdade São Lucas
46 Faculdade UniBRAS de Rio Verde
47 Faculdades Educatie
48 Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
49 Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - FEPI
50 Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper
51 Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE
52 Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - INESP
53 Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP
54 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
55 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
56 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Campos do Jordão
57 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP São José dos Campos
58 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
59 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES Campus Alegre
60 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES Campus Itapina
61 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
62 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IF Sul de Minas
63 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
64 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
65 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
66 Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES
67 Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
68 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
69 Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai
70 Universidad Nacional del Rosario - UNR / Argentina
71 Universidade Braz Cubas - UBC
72 Universidade Ceuma
73 Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
74 Universidade de Taubaté - UNITAU
75 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
76 Universidade do Vale do Paraíba - Univap
77 Universidade Estácio de Sá - UNESA
78 Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
79 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
80 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
81 Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Ciência e Tecnologia - UNESP São José dos Campos
82 Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
83 Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
84 Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
85 Universidade Federal de Goiás - UFG
86 Universidade Federal de Itajubá - Unifei
87 Universidade Federal de Lavras - UFLA
88 Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
89 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
90 Universidade Federal de Pelotas - UFPel
91 Universidade Federal de Rondônia - UNIR
92 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
93 Universidade Federal de Uberlândia - UFU
94 Universidade Federal de Viçosa - UFV
95 Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
96 Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
97 Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
98 Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
99 Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB
100 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
101 Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
102 Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
103 Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
104 Universidade Paulista - UNIP
105 Universidade Regional do Cariri - URCA
106 Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp

Estados Participantes:
AL, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RS, SC, SP e TO

Apresentação oral na área de Ciências Humanas
 
Alunos do Ensino Médio apresentam trabalhos no INIC Júnior

Apresentação de trabalho na área das Engenharias
 
Trabalhos do Pibid

Coordenadoras de Áreas

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Profa. Dra. Karla Andressa Ruiz Lopes
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Profa. Dra. Renata de Azevedo Canevari
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva
CIÊNCIAS HUMANAS
Profa. Dra. Maria Ap C Ribeiro Papali
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Profa. Dra. Adriane A Moreira de Souza
ENGENHARIA AGRONÔMICA
Profa. Dra. Maria Angélica Toniolo
ENGENHARIAS
Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos
TÉCNICO
Profa. Dra. Viviana Mendes Lima
INID (PIBID)
Profa. Dra. Ana Enedi Prince Silva


Empreender e comunicar no Momento Labcom
 
Alguns estudantes apresentam-se uniformizados


Trabalhos Enviados e Aceitos - Últimos 11 anos


Hora da avaliação do trabalho
 
Avaliação da metodologia científica aplicada



TRABALHOS PREMIADOS

ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE RIOS E CÓRREGOS DO INTERIOR DE MUNÍCIPIOS DO CAPARAÓ CAPIXABA UTILIZANDO O MICROCRUSTÁ Joyce da Silva Souza, Marjore Kinaip de Araujo Moreira Barbosa, João Vitor Souza Visa, Echily Sartori.
Orientador(a): Cristiane dos Santos Vergílio.
Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
AVALIAÇÃO DE DIFERENTES PROTOCOLOS PARA EXTRAÇÃO TOTAL DE RNA DE CATHARANTHUS ROSEUS Felipe Cruz Paula, Israel Felipe Gonçalves Soares, Larissa de Carvalho Nascimento.
Orientadores: José Dias de Souza Neto, Irany Rodrigues Pretti.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
DESENHO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS ISOLADOS DA TOXINA DO PEIXE THALASSOPHRYNE NATTERERI Gabrielle Lupeti de Cena, Verônica Andrade da Silva, Vitor Martins de Andrade.
Orientador(a): Katia Conceição.
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
RESPOSTAS ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS DE AECHMEA BLANCHETIANA (BAKER) L.B. SMITH (BROMELIACEAE) AO CHUMBO. Lorenzo Toscano Conde, João Paulo Rodrigues Martins, Rosiane Cipriano, Priscila da Conceição de Souza Braga.
Orientadores: Andreia Barcelos Lima Gontijo, Antelmo Ralf Falqueto.
Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
ANÁLISE DA COBERTURA POR SAVANA FLORESTADA NO VALE DO PARAÍBA PAULISTA NOS ANOS DE 1989 E 2019. Guilherme Pereira Cambre Anon, Eduardo Oliveira Estiliano.
Orientadores: Vivian Fróes Renó, Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE




ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS DA SAÚDE

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
ANÁLISE POR RUGOSIDADE DE SUPERFÍCIE E MEV DOS EFEITOS DE PRODUTOS FLUORETADOS NA EROSÃO ÁCIDA DA DENTINA. Marcelo Henrique Pereira Marques da Silva.
Orientador(a): Luís Eduardo Silva Soares.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TERAPIA FOTODINÂMICA COM FOTOENTICINE EM CÉLULAS DE GLIOSSARCOMA 9L/LACZ. Rainara Moreno Sanches de Almeida, Gabrielle dos Santos Vitorio, Leticia Corrêa Fontana, Juliana Guerra Pinto.
Orientador(a): Juliana Ferreira-Strixino.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
GENES FOS E JUN: MARCADORES MOLECULARES DIAGNÓSTICOS EM CARCINOMAS FOLICULARES DA TIREOIDE João Paulo da Silva Queiroz, Breno Pupin, Raissa Monteiro da Silva, Miyuki Uno, Roger Chammas.
Orientador(a): Renata de Azevedo Canevari.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
NANOSSENSORES PARA DETECÇÃO DE EGFR. Paula Fonseca Antunes Vieira, Viviane Paula dos Santos Jesus, Maiara Lima Castilho.
Orientador(a): Leandro José Raniero.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
ANÁLISE DA SALIVA POR ESPECTROSCOPIA FT-IR PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Mayara Moniz Vieira Pinto, Vitor Gabriel Poli de Lima.
Orientadores: Emília Angela Lo Shiavo Awisawa, Leandro José Raniero.
Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)




ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
ANÁLISE DE SÉRIES DENDROCRONOLÓDICAS DE IMBUIA POR MEIO DE COMPONENTES PRINCIPAIS. Daniela Oliveira da Silva
Orientadores: Alan Prestes, Virginia Klausner de Oliveira.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
CORRELAÇÃO DOS FÁCIES SEDIMENTARES DOS DEPÓSITOS FLUVIAIS DO RIO ITAPEMIRIM, JERÔNIMO MONTEIRO – ES. Heitor de Freitas Valle, Ana Carolina Silva, Carla Tiengo Zambom, Daniela de Fátima Couto Teixeira, Leticia Garcia D'Agostim.
Orientadores: Juan Alfredo Ayala Espinoza, Guilherme Rodrigues Marangon.
Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
DEGRADAÇÃO DO HERBICIDA DICAMBA POR NANOPARTÍCULAS DE FERRO SUPORTADAS EM BIOCHAR DE PALHA DE CAFÉ ARÁBICA Tiago Guimarães, Adalin Cezar Moraes de Aguiar, Lucas Heringer Barcellos Júnior, Elisa Maria Gomes da Silva, Mayara Stefani Ventura Silva.
Orientadores: Antônio Alberto da Silva, Renata Pereira Lopes.
Universidade Federal de Viçosa - UFV
ISOLAMENTO E SELEÇÃO DE MICRORGANISMOS DO DESERTO DE LA JOYA E SUAS APLICAÇÕES EM ASTROBIOLOGIA. Ana Laura Monteiro de Souza.
Orientadores: Ângela Cristina Krabbe, Thays Pontes Bentes.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
ESTATÍSTICA TRIENAL DE REGISTROS DE METEOROS SOUTHERN DELTA-AQUARIIDS (SDA). Guilherme Jayme Allan Pimentel, Rita de Cássia, Lucas Antonio Caritá.
Orientadores: Francisco Carlos Rocha Fernandes, Irapuan Rodrigues.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap




ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
AS REPRESENTAÇÕES DO DIVINO E DO HUMANO EM LETRA DE MÚSICA GOSPEL. Luana Fernanda Rodrigues dos Santos.
Orientador(a): Adriana Cintra de Carvalho Pinto.
Universidade de Taubaté - UNITAU
CARTOGRAFIAS SOCIAIS E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CAMPO NO BAIRRO DO RIO COMPRIDO. Melissa da Silva Oliveira, Maria Fernanda Delmonte Craveiro.
Orientadores: Lidiane Maciel, Fabiana Felix do Amaral e Silva.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
DE "HOMENS MACHINAS" A "CREANÇAS HOMENS". O PÓS- ABOLIÇÃO EM JORNAIS DO VALE DO PARAÍBA (1888-1910). Alice Junqueira Mota.
Orientador(a): Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
LEVANTAMENTO DE RECEITAS DO VIRADO DE BANANA NA SERRA DA MANTIQUEIRA E SUAS CARACTERÍSTICAS GASTRONÔMICAS: UM ESTUDO DE CASO EM GONÇALVES/MG. Fernanda Luiza Kurebayashi.
Orientador(a): Paula de Oliveira Feliciano.
Centro Universitário Senac - Campos do Jordão


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
O SETOR AEROESPACIAL NA RMVPLN: QUANTAS SÃO E ONDE ESTÃO AS EMPRESAS DO SEGMENTO? Lucas Atthie Gusmão Dutra.
Orientador(a): Adriane Aparecida Moreira de Souza.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap




ÁREA DO CONHECIMENTO - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS NO MUNICÍPIO DE ELDORADO DO CARAJÁS/PA Shelly Borges de Souza, Karina Adriana Sacramento, Suelene Ferreira de Souza Barbosa.
Orientador(a): Moacir José dos Santos.
Universidade de Taubaté - UNITAU
DA KULA AO LIVRE COMÉRCIO, UMA ABORDAGEM TEÓRICA DAS REDES SOCIOLÓGICAS DOS MERCADOS Elvis Magno da Silva, Sibila Fernanda Martins Silva.
Orientador(a): Valéria da Glória Pereira Brito.
Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais / Universidade Federal Lavras
TALES OF THE CITY: ANÁLISE DOS CONFLITOS DE GERAÇÕES LGBTQ+ Ana Carolina Guimarães Serapião, Paula Letícia Miguel.
Orientador (a): Monique Nascimento Baraúna.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
USO DO MARKETING DIGITAL PARA DIVULGAÇÃO DA MARCA E PARA A PROSPECÇÃO DE ALUNOS POR ESCOLAS DE IDIOMAS Lucas Desidério Ribeiro, Leonardo Contri Campanelli.
Orientador(a): Rafael Sanaiotte Pinheiro.
Centro Universitário ETEP


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
OS DESAFIOS DA TIPIFICAÇÃO DO STALKING E DO CYBERSTALKING Jennifer Andrade da Silva.
Orientador (a): Frediano José Momesso Teodoro.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap




ÁREA DO CONHECIMENTO - ENGENHARIA AGRONÔMICA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
COMPETIÇÃO ENTRE FEIJOEIROS E PLANTA DANINHA Lidiane dos Santos Gomes Oliveira, Ludimila Pimenta Alves Pimenta Fernandes, Clever Geraldo Coelho, Carolina de Oliveira Bernardes, Josimar Aleixo da Silva.
Orientador(a): Leandro Pin Dalvi.
Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ORA-PRO-NÓBIS EM CONVIVÊNCIA COM PLANTAS DANINHAS. Mateus Oliveira Cabral, Ariany das Graças Teixeira, Joab Luhan Ferreira Pedrosa, Magno do Carmo Parajara.
Orientadores: Fábio Luiz de Oliveira, Leandro Pin Dalvi.
Universidade Federal do Espírito Santo - CCAE
TEORES FOLIARES DE NUTRIENTES NA CULTURA DO MILHO COM APLICAÇÃO DE VINHAÇA DURANTE TRÊS SAFRAS. Samuel Ferreira da Silva, Giovanni de Oliveira Garcia, Edvaldo Fialho dos Reis
Orientador(a): Leandro Pin Dalvi.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias e Engenharias
VARIABILIDADE ESPACIAL DO CARBONO EM LATOSSOLO VERMELHO CULTIVADO COM CAFEEIRO NA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO. Danilo Ferreira Mendes, Beno Wendling, Luana Karolina Pena.
Orientadores: Cinara Xavier de Almeida, Ricardo Falqueto Jorge.
Universidade Federal de Uberlândia - UFU


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
DIAGNÓSTICOS DE AMOSTRAS DE CAFEEIRO RECEBIDAS NA CLÍNICA FITOPATOLÓGICA DO CCAE-UFES ENTRE JUNHO DE 2017 A JUNHO DE 2019. Mila Letice Sangali Mattos Ferreira, Guilherme de Resende Camara, Aline Barroso da Silva, Fábio Ramos Alves, André da Silva Xavier.
Orientador(a): Willian Bucker Moraes.
Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo - CCA




ÁREA DO CONHECIMENTO - ENGENHARIAS

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE ESPECÍFICA DE CRESCIMENTO (MMAX) NO CULTIVO DA CHLORELLA MINUTISSIMA Wallyson Ribeiro dos Santos, Daniela Helena Pelegrine Guimarães.
Orientador(a): Daniela Helena Pelegrine Guimarães.
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL-USP
EFEITO DA CELULOSE NA RESISTÊNCIA MECÂNICA E PROPRIEDADES TEXTURAIS DE ALUMINAS MOLDADAS Mariana Sarmeiro Correa Marciano Leite, Ana Bárbara Goulart.
Orientadores: Jorge Jofre, Jorge Damião de Souza.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
INCORPORAÇÃO DA FTALOCIANINA DE ZINCO EM NANOPARTÍCULAS DE BSA POR DESSOLVATAÇÃO EM UM PASSO Daniele da Silva Godoy, Jéssica Aparecida Ribeiro Ambrósio, Bruna Cristina dos Santos Pinto.
Orientadores: Milton Beltrame Júnior, Andreza Ribeiro Simioni.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
RESULTADOS PRELIMINARES DE UM PROTÓTIPO DE UM ROBÔ PLANTADOR DE SEMENTES MICROCONTROLADO Leandro Mitsuyuki Mulato Kamiguchi.
Orientador(a): Hélio Lourenço Esperidião Ferreira.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
UM ESTUDO PRELIMINAR DO PROCESSO DE FRETTING NA LIGA DE TITÂNIO BETA TMZF PARA USO EM IMPLANTES MODULARES Thiago Takehara Ishikawa, Murilo Feliciano de Lima Santos, Leonardo Contri Campanelli, Rafael Wagner Simon.
Orientadores: André da Silva Antunes, Claudemiro Bolfarini.
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar




ÁREA DO CONHECIMENTO - TÉCNICO

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
O ETANOL, SUAS PROPRIEDADES E SUA HISTÓRIA: O NASCIMENTO DO CARRO A ÁLCOOL Daniele Fernanda dos Santos Moura, Laiza Cristina Lisboa de Souza, Ingrid Maria Barbosa Clemente.
Orientadores: Valquíria Tereza Valério Martins, Zuleika Stefânia Sabino Roque.
Escola Estadual Elmano Ferreira Veloso
PRODUÇÃO MANUAL DO TIJOLO DE ADOBE REFORÇADO COM FIBRAS DE SISAL DE 5 CM Amanda da Motta Vieira Domingues.
Orientadores: Eduardo José Ozi, Andressa Cecilia Milanese.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
TECNOLOGIA QUÍMICA VISANDO A ÉTICA AMBIENTAL NO SÉCULO XXI Enrico Benedetto Cunha, Arthur Vieira Ghilarducci.
Orientador(a): Sonia Nunes da Silva Jesus.
Colégio Anglo Cassiano Ricardo
VANTAGENS DE INVESTIR EM FUNDOS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COMPARADOS A POUPANÇA Leonardo Henrique Lima Pascoal, Ana Beatriz Faria Dias, Thiago Silva Melo Braga.
Orientador(a): Edna Nunes Gurgel de Albuquerque.
Colégios Univap - Unidade CTI/Centro


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
EMPRESAS DE MOBILIDADE URBANA COMPARTILHADA E SEU IMPACTO NOS HÁBITOS POPULACIONAIS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP Maria Eduarda Fernandes da Costa Melo, João Vitor Balbino Freire, Larissa Gabriela Campos.
Orientador(a): Érica Reis Costa Carvalho.
Colégios Univap - Unidade CTI/Centro




ÁREA DO CONHECIMENTO – INID (PIBID)

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
A IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO ENSINO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Eliane Guedes de Souza, Cassiele de Carvalho Benetelli, Milena de Cássia Mendes Gonçalves, Mylena Vargas Britto de Oliveira.
Orientadores: Vera Lúcia Catoto Dias, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTRÓPODES NO ENSINO MÉDIO APLICADAS POR LICENCIANDOS DO PROGRAMA PIBID- CAPES Ana Laura Alves de Almeida, Beatriz Andry N Fragoso, João Gabriel Lourenço Almeida, Rafaele Miranda França, Rodrigo Campos.
Orientadores: Andre Ceruks, Walderez Moreira Joaquim.
E.E Professora Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos
OS SENTIDOS DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Isabella Augusta de Sá Gripp, Milena Afonso Domingues.
Orientadores: Vera Lucia Catoto Dias, Ana Maria da Silva Gascón Martins.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Bianca Vallim de Queiroz.
Orientadores: Karla A. Ruiz Lopes, Nádia M.R.C. Velho.
Universidade do Vale do Paraíba - Univap


MELHOR TRABALHO DA ÁREA

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES INSTITUIÇÃO
JÚRI SIMULADO: UMA PROPOSTA PARA DEBATER A INSERÇÃO DE COTAS RACIAIS. POR ALUNOS DE LIC. EM QUÍMICA NA UFES Julia Alves Bodart.
Orientador(a): Maria Aparecida de Carvalho.
Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo - CCA




Premiados no Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) Univap – 2018-2019


Os três primeiros alunos classificados com maior número de pontos na avaliação geral.

Biológicas
Aluno (a): Igor Martins Alves Melo
Orientador (a): Prof. Dra. Renata de Azevedo Canevari
(Recebe o prêmio no dia do evento, em nome do aluno)
Projeto: “Avaliação do risco de câncer de colo de útero pela identificação molecular e análise bioquímica do Papiloma vírus Humano”



Exatas
Aluno (a): Larissa Faria Ribeiro
Orientador (a): Prof. Dra. Erika Peterson Gonçalves
Projeto: “Produção de Argamassa com Adição de RCD”



Humanas
Aluno (a): Erick Anthony Niedermayer
Orientador (a): Prof. Dra. Lidiane Maria Maciel
Projeto: Processo Histórico da Industrialização no Estado de São Paulo com Destaque ao Vale do Paraíba