307ª Edição - Ano XII
De 10 a 23 de outubro de 2019
         
 

A humildade

Seja humilde, pois até o sol com toda sua grandeza
se põe e deixa a lua brilhar. (Bob Marley)



Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor da Univap


 
O ser humano é imperfeito, mas o caminho para minorar o seu grau de imperfeição começa no ato de ser humilde.

O humilde:
  • não se acha suficientemente grande e, assim, busca crescer;
  • sabe que todos nós temos a mesma essência, portanto, somos iguais;
  • coloca como reciprocidade do fazer a alegria de ter feito;
  • nunca esquece de quem está ao seu lado;
  • nunca atribui as vitórias a si e, principalmente, não se exime de ter parte nos fracassos;
  • não se mune de pedras, com a preocupação de ser o primeiro a atirá-las;
  • não faz uso da imposição, mas sim do convencimento;
  • sempre duvida das suas certezas, porque reconhece que não é detentor das verdades;
  • usa as suas prerrogativas na busca do bem comum.

Praticar a humildade não é um ato de subserviência, mas de sabedoria.

Aluna de Doutorado Participa de Curso na Universidade de Córdoba

 
A aluna Maria Helena Alves da Silva, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, participou de 2 a 7 de setembro de um curso interdisciplinar como bolsista na Universidade de Córdoba, na Argentina.
Sob a temática “Hábitat Edificado Y Patrimonio: Miradas interdisciplinarias con énfasis en el desarrollo y la sustentabilidad”, o curso foi organizado pelo Centro Latinoamericano de Formación Interdisciplinaria (CELFI) da Universidade de Córdoba, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina e financiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A bolsa de estudo incluiu a matrícula no curso, passagem aérea, seguro viagem e ajuda de custo para hospedagem.
Além da aluna da Univap, participaram do curso o ex-aluno do Curso de História/FEA (2016), Stefan Arthur Gerzoschkowitza Pinheiro, e aluna da Universidade Federal de São Carlos, Thais Felipe Rosa.
O programa do CELFI foi criado em 2016, com objetivo de promover diversos cursos e encontros com temáticas diversificadas, entre eles a área de planejamento urbano e regional iniciado em 2017, com discussões sobre a mobilidade urbana.
A Universidade Nacional de Córdoba está localizada na cidade de mesmo nome, no centro da Argentina. É uma das cidades mais ricas do país em termos de cultura e monumentos históricos. A Universidade possui as Faculdades de Direito e Ciências Sociais; Arquitetura, Estudos Urbanos e Design; Ciências Exatas, Físicas e Naturais; Economia; Química; Agricultura; Medicina; Filosofia e Ciências Humanas; Matemática, Astronomia e Física; Letras; Odontologia e de Psicologia. Oferece também Programas de Pós-Graduação em MBA e PhD nas diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de capacitar profissionais para o ensino e a pesquisa, no desenvolvimento científico e tecnológico.

Univap – Uma Instituição Socialmente Responsável

 
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) organiza, desde outubro de 2005, a “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular", que estimula as Instituições a organizar anualmente uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros desenvolvidos ao longo de todo o ano.
A Univap começou a participar da Campanha da ABMES em 2013 e pelo sétimo ano executivo recebe O “Selo” de Instituição Socialmente Responsável.
O Dia D este ano na Universidade foi realizado no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), no dia 20 de setembro, com atendimentos feitos nos períodos da manhã e tarde, totalizando 300 atendimentos.
As atividades têm como objetivo sensibilizar e envolver os alunos dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/Univap), criando senso de responsabilidade comum. A ação não deixa também de ser uma devolutiva à sociedade do conteúdo aprendido em salas de aula.
Este ano, participaram das atividades professores e alunos dos cursos de:

Biomedicina: Conscientização sobre o setembro Amarelo, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Sonia Khouri.



Enfermagem: Combate à Hipertensão Arterial - Prof. Mestre João Benicio de Almeida.



Estética: Esfoliante Caseiro/Como Preparar e Usar - Esfoliação e Hidratação Facial
Profa. Dra. Bruna Oneda e Prof. Mestre Tarcísio Liberato de Souza Júnior.



Fisioterapia: Atividade Laboral – Profa. Mestra Maria das Graças Licurci.



Medicina Veterinária: Orientações sobre Pequenos Animais Cães e Gatos - Prof. Dr. Raduan Hage e Profa. Mestra Antonieta Marques Caldeira Zabeu.



Nutrição: Aferição de Peso, Estatura, Classificação de IMC e Orientações Gerais – Profa. Esp. Ana Beatriz Pacito Almeida.


3º Encontro Nacional da Aliança

 
Com o objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam com a realização do direito humano à alimentação adequada, por meio do avanço em políticas públicas para a garantia da segurança alimentar e nutricional, bem como a soberania alimentar no Brasil, foi realizado no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de outubro, o 3º Encontro Nacional da Aliança.
A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável é composta por organizações da sociedade civil de interesse público, profissionais, associações e movimentos sociais.
Participaram do referido Encontro a Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Mestra Rafaella Guimarães Moraes Camargo, e o Prof. Mestre Lucas Daniel Sanches.

Saiba mais: https://alimentacaosaudavel.org.br/a-alianca/quem-somos/

Em Busca de Talentos

Luís Henrique durante a palestra
 
A Empresa SONDA solicitou à Coordenadoria do Curso de Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) a permissão para realizar, dia 9 de outubro, uma palestra aos alunos.
A SONDA é a principal rede latino-americana de serviços de Tecnologia da Informação (TI) e está buscando talentos para a região do Vale do Paraíba.
A palestra foi realizada no Auditório Jair Melo, na Faculdade (Bloco 10), a partir das 19h e ministrada por Luís Henrique Caloi, diretor das áreas de Data Center e Cloud Computing.
Luís Henrique Caloi é graduado em Ciências da Computação pela Univap e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Conselho Regional Celebra os 50 Anos da Fisioterapia e Terapia Ocupacional

As docentes do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Mestra Fernanda Maria G. G. Napoleone e Profa. Dra. Patrícia Sardinha L. Lopes Martins, acompanhadas por 60 alunos, prestigiaram as celebrações pelos “50 Anos da Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Ação e Superação”, realizadas no dia 13 de outubro, no Teatro Maksud de Plaza, em São Paulo.

 

O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), com a presença de mais de 3 mil profissionais das áreas e de autoridades, ocasião em que as alunas da Univap aproveitaram a oportunidade para fazer uma foto com o Presidente e o Vice-Presidente do Conselho, Dr. José Renato e Dr. Eduardo Filoni.

Uma Noite com os Graduados em Engenharia da Computação
“Tô Formado – E agora?”


O Prof. Mestre Hélio Lourenço Esperidião Ferreira, docente do Curso de Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), organizou, dia 16 de outubro, um encontro de ex-alunos do referido curso da Univap e inseridos no mercado de trabalho para um bate-papo descontraído com os atuais alunos, para contar como foi o início da carreira profissional.

Paulo Malta
 
Raiane Souza
 
Priscila Avelar

Foram convidados para participar da noite descontraída “Tô formado – E agora?”, Paulo Malta de Carvalho Neto (2008), que trabalha como Consultor Sênior de negócios da empresa gA, na área de manufatura e distribuição, onde atua no levantamento de requisitos, implementação de soluções, novas melhorias e de treinamento, ele ministrou a palestra “Consultoria Dentro das Grandes Empresas”; Raiane Viana de Souza (2016), Analista de Testes de Automação (QA) da empresa Bionexo, onde executa levantamento de requisitos, suporte ao cliente, elaboração de casos de testes de sistema e automação de testes, certificada pela BSTQB, com a palestra “Qualidade de Software”; e Priscila Vitorino Avelar (2014), Full Stack Developer da Embraer, onde desenvolve há 8 anos em linguagem case, programação orientada a objeto e gestão de projetos, com a palestra “UX: Como Começar?”.

Visita Técnica ao Laboratório de Anatomia da Univap

Alunos do Elo Educacional visitaram no dia 17 de outubro as instalações do Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências da Saúde (Bloco 7), no Campus Urbanova.
A visita teve por finalidade conhecer e entender os sistemas do corpo humano, por intermédio de peças sintéticas e naturais, cujas orientações foram dadas pelo Técnico do Laboratório, Marcos Vinicius Domiciano.
 

II Feira de Possibilidades
Escola Estadual Prof. Joaquim Andrade Meirelles


A Univap foi convidada a participar da II Feira de Possibilidades, realizada dia 18 de outubro pela direção da Escola Estadual Prof. Joaquim Andrade Meirelles, localizada no Jardim Satélite.
O objetivo foi apresentar aos alunos as diversas carreiras profissionais e a continuidade de estudos após a conclusão do Ensino Médio.
Para enriquecer a Feira, a Universidade foi representada por professores das Faculdades de Ciências da Saúde (FCS) e de Educação e Artes (FEA), que, além de falar dos diversos cursos oferecidos, realizaram atividades com os alunos.

   

A Profa. Mestra Fernanda Maria G. Gonzaga Napoleone e a Profa. Mestra Patricia Bettiol Abe (FCS) levaram dois aparelhos: o Dinamômetro e o Adipômetro. O primeiro mede a intensidade da força muscular e o segundo serve para medir a espessura do tecido adiposo em diversas partes do corpo.
A Profa. Dra. Walderez Moreira Joaquim, acompanhada pelo aluno do Curso de Ciências Biológicas (FEA), José Geraldo de Alvarenga, levaram a Caixa Entomológica de Borboletas e explicaram as atividades realizadas no Programa de Educação Ambiental, envolvendo visitas ao Museu Pedagógico do Meio Ambiente, Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais no Centro de Estudos da Natureza (CEN), Campus Urbanova.
A jornalista Sylvia Leds, do Gabinete da Reitoria, e a Profa. Dra. Ana Enedi Prince, Coordenadora do Curso de História (FEA), falaram sobre os cursos, infraestrutura da Universidade, do Vestibular 2020 e das Oficinas de Práticas Profissionais (OPP’s), que serão realizadas pela Univap, no próximo dia 22 de novembro, das 13h às 17h.

Laboratório de Pesquisa em Comunicação – Labcom

O Laboratório de Pesquisa em Comunicação (Labcom), grupo de estudos, pesquisa e prática em comunicação, ciência e sociedade, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, participou de diversos congressos durante o ano de 2019, apresentando trabalhos e aprimorando seus conhecimentos.
O grupo conta com a participação de alunos e ex-alunos da Univap, é coordenado pela Profa. Dra. Kátia Zanvettor Ferreira e possui a participação das professoras Mestra Monique Nascimento Baraúna e Dra. Vânia Braz de Oliveira como equipe de pesquisa.

Parte da equipe do Labcom

A integrante do Labcom, Milena Peres, 23 anos, formada em Jornalismo na Univap, sempre foi apaixonada pela área, gostava de escrever, de ler, conversar com as pessoas e descobrir histórias. Atualmente ela faz mestrado em Divulgação Científica e Cultural na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Milena conta que por meio do grupo de pesquisa ela descobriu o que queria fazer para o resto da vida, ser pesquisadora em comunicação. “A minha experiência com o Labcom foi a mais importante da minha vida profissional. O corpo docente que participa do grupo é bem qualificado, o que eleva muito a capacidade de pesquisa. Eu já sou formada há dois anos, estou fazendo mestrado e seguindo a área de comunicação graças ao Labcom. Hoje a minha experiência com o grupo é de tentar retribuir tudo que o Labcom fez por mim”.
A mestranda participou de vários congressos e incentiva os integrantes a fazerem o mesmo: “quem participa do Labcom tem que abraçar os congressos e participar mesmo, porque é um universo de possibilidades de pessoas, de histórias e ideias”.


Alunos do Colégio Evolução Visitam a Univap

 
Por solicitação de uma das professoras do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Evolução, a direção da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), por intermédio do Prof. Esp. Sérgio Gurgel, responsável pela disciplina ‘Fotografia’, organizou no dia 18 de outubro uma palestra, com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o universo fotográfico.
Na ocasião, 35 alunos acompanhados pelas Professoras Izaura Fonseca de Gusmão Santos, Daniela Cipresso de Sousa Melo e Prof. Ricardo de Faria assistiram à palestra e conheceram algumas técnicas fotográficas. Na mesma ocasião, aproveitaram a oportunidade para conhecer outros laboratórios da Faculdade (Bloco 2) e também os estúdios da TV Univap (Bloco 5), no Campus Urbanova.

3° Campeonato UniEscolar na Univap

A coordenadoria e professores do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap realizaram no dia 19 de outubro (sábado), durante todo o dia, o 3° Campeonato UniEscolar.
O evento realizado nas quadras cobertas do Campus Urbanova envolveu alunos de 13 Escolas/Colégios do município e teve por objetivo integrar estudantes por intermédio de atividades esportivas, valorizar todas as modalidades do esporte e o trabalho em equipe.

Abertura
 
Os alunos durante os jogos
 
Público Presente

Participaram do Campeonato de Futebol de Salão (Futsal) 12 equipes masculinas e 6 femininas, representantes da Escola Estadual Prof. Joaquim Andrade Meirelles; Escola Estadual Prof. Nelson do Nascimento Monteiro; Instituto Educacional Iguatemy; Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida; Colégios Univap (Unidades: Centro, Vila Branca e Aquarius); Colégio Objetivo (Aquarius); Anglo Cassiano Ricardo; COC São José dos Campos; Colégio Inspire; ETEP e o Instituto Alpha Lumen.

Resultado Geral

Masculino

Classificação Escola/Colégio
ETEP
Anglo Cassiano Ricardo
Colégios Univap (Unidade Centro – CTI)


Feminino

Classificação Escola/Colégio
Escola Estadual Prof. Nelson do Nascimento Monteiro
COC São José dos Campos
Colégios Univap (Unidade Centro – CTI)

XIII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral

O Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) esteve representado pela Profa. Mestra Camila Cury Ribeiro, no XIII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, realizado de 20 a 23 de outubro, no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR.
O evento reuniu professores, especialistas, renomados profissionais da área e outros interessados.
 

Alunos Selecionados no Programa Santander Graduação
Bolsa de Estudos no Exterior


Thomas, Giovanna, Profa. Sandra Costa e Graziela
 
A Univap, que mantém parceria com o Santander Universidades desde 2012, já enviou dezenas de alunos ao exterior por intermédio dos Programas Santander Universidades Fórmula; Santander Graduação e Ibero-Americanas.
Pelo Programa Santander Graduação os alunos da Univap selecionados em 2019, foram: Giovanna Vieira Domiciano, Graziela Maria Oliveira e Thomas Felipe da Silva, todos eles da Faculdade de Educação e Artes (FEA).
A seleção dos candidatos é rigorosa e os interessados tiveram que apresentar uma série de documentos exigidos pelo Programa e o desempenho acadêmico. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor equivalente a 3 mil euros para custear gastos como passagem aérea, hospedagem e alimentação durante o intercâmbio.
Em 2012, a Reitoria da Univap designou a coordenação geral desse trabalho à Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, ex-diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), e, a partir de abril de 2016, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

21ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap

A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) promoveu, entre os dias 21 e 23 de outubro, a 21ª edição da Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (21ª SEAU), com uma série de palestras, minicursos, oficinas, exposição de produtos, projetos, mesa redonda com a equipe da Ambev e outras atividades voltadas para estudantes, profissionais e outros interessados.

Prof. Dr. Liu Yao Cho, Diretor da FEAU, durante a abertura da Semana
 
Vista parcial do público presente
 
Alunos e visitantes prestigiam o evento


VII Semana da Faculdade de Educação e Artes

A Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou, entre os dias 21 e 23 de outubro, no Campus Urbanova, a VII Semana da Faculdade de Educação e Artes, que este ano tratou da temática: “Educação e Cultura no século XXI”.
O evento tem por objetivo complementar atividades dos alunos com abordagem de temas de grande relevância, possibilitando melhor formação acadêmica e interação com profissionais das diversas áreas do conhecimento.

O Diretor da FEA, Dr. Milton Beltrame Júnior, na abertura oficial
 
Apresentação musical para celebrar o evento
 
Na palestra com Prof. Dr. Ernesto Giovanni Boccara


VI Jornada Científica do IFSP - Campus São José dos Campos

 
Os alunos Guilherme Jayme Allan Pimentel (10º período semestral em Engenharia Aeronáutica e Espaço) e André Rossi Korol (4º. Período semestral em Engenharia da Computação) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap apresentaram trabalhos de Iniciação Científica na VI Jornada Científica e Seminário de Projetos de Ensino, Pesquisa e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Campus São José dos Campos).
O evento, realizado entre os dias 21 e 27 de outubro, está inserido no contexto da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo MCTIC, cujo tema desta edição é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
O aluno Guilherme Pimentel, bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) da Univap, orientado pelo Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho e pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, apresentou o trabalho “Registros de meteoros Southern Delta-Aquariids (SDA) no triênio 2017, 2018 e 2019”, em coautoria com a aluna Rita de Cássia Alves da Silva, bolsista de PIBIT, e pelo Prof. Dr. Lucas Antonio Caritá (IFSP-SJC). O aluno ainda é coautor do trabalho “Registro de chuvas de meteoros na constelação da Hidra”, apresentado pela aluna Rita Silva do IFSP.
André Korol, também bolsista Pibic-Univap, apresentou o trabalho “Diagnóstico em ondas métricas de evaporação cromosférica associada ao flare solar M1.6 de 16 de fevereiro de 2011”, em coautoria com seu orientador, o Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes.
Os trabalhos apresentam resultados dos projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D da Univap e com parceria do Projeto EXOSS Citizen Science (http://press.exoss.org/) para monitoramento de meteoros, do qual a Universidade participa desde 2017.

Desafios da Pós-Graduação: Perspectivas da Pesquisa Científica no Brasil
Debate


Professores pesquisadores e estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap estiveram reunidos no dia 23 de outubro, a partir das 14 horas, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, para assistirem ao debate: Desafios da Pós-Graduação: Perspectivas da Pesquisa Científica no Brasil.

   

Participaram da mesa de trabalho o Prof. Dr. Márcio de Morisson Valeriano (Professor e Pesquisador do Departamento de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); a Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Paraíba (Univap); o Mestre Daniel Andrade Maciel, Doutorando na Área de Sensoriamento Remoto no Inpe; a Mestre Maíra Terra Garcia, Doutoranda em Biopatologia Bucal na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Bruno Henrique Godoi, atual aluno do Mestrado em Engenharia Biomédica da Univap, tendo como mediadores, Thales Vaz Penha, Mestre em Sensoriamento Remoto do Inpe e Guilherme Marques Neves
A proposta do debate faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2019 e foi organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espacial (Inpe).
O objetivo foi discutir o processo de formação acadêmica de um pesquisador, desde a graduação, passando pela pós-graduação e demais etapas até a consolidação da carreira. Conquistas, percalços, condições de trabalho atuais e perspectivas para quem ingressa nesta carreira atualmente também foram tratados no debate.
Temas sobre financiamento, o mercado de trabalho, a inovação, oportunidades e a saúde mental dos estudantes e pesquisadores também fizeram parte das discussões no ambiente acadêmico da Universidade.


VIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento

 
Os alunos bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Univap, André Rossi Korol (4º período semestral em Engenharia da Computação); Mayara Vitória Ferreira da Silva e Guilherme Jayme Allan Pimentel (do 4º e 10º períodos semestrais em Engenharia Aeronáutica e Espaço) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, participaram do VIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento na Universidade de Taubaté (Unitau), entre os dias 23 e 25 de outubro, que envolveu a realização de palestras, workshops e apresentação de trabalhos de iniciação científica.
Por ocasião do evento, os alunos da Univap apresentaram os seguintes trabalhos científicos: “Estudo e redução de dados de imagens astronômicas no software IRAF”, no formato oral, de autoria de Mayara Silva, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho; “Análise de evaporação cromosférica em rádio-emissões métricas associadas ao flare solar M1.6 de 16/02/2011”, no formato de painel, de autoria de André Korol, sob a orientação do Prof, Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes.
Outros dois trabalhos realizados pelo grupo de monitoramento de meteoros da Univap, ligado ao Projeto EXOSS Citizen Science (http://press.exoss.org/), foram apresentados na forma de painel, entre eles: “Estatística dos meteoros Southern Delta-Aquariids (SDA) registrados pelas estações da Univap no triênio 2017, 2018 e 2019” e “Levantamento das chuvas de meteoros com radiante na constelação da Hydra registradas pelas estações da Univap”, apresentados, respectivamente, pelos alunos Guilherme Pimentel e Rita de Cássia Alves da Silva, do Instituto Federal de São Paulo - Campos de São José dos Campos (IFSP-SJC). Ambos os trabalhos têm como coautores, o Prof. Dr. Lucas Antonio Caritá (IFSP-SJC) e docentes da Univap, Francisco Fernandes e Irapuan Rodrigues.
Por ocasião do Congresso, o Prof. Francisco também apresentou o Seminário de Extensão, intitulado: Relato das atividades de extensão, educação não-formal e divulgação científica promovidas pelo Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap”, cujos autores são os pesquisadores Dr. Irapuan Rodrigues, Dr. Alexandre Soares de Oliveira (Coordenadores do Observatório da Univap) e Mestre Matheus Soares Palhares (Aluno do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia).

Aluno da Univap é 3º Colocado em Campeonato de Integrais
Instituto Federal de São Paulo


 
Nicholas Eras Fonseca e outros competidores
O aluno Nicholas Eras Fonseca, do 4º período semestral do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, participou e foi classificado em 3º lugar no 2º Campeonato de Integrais, promovido pelo Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo – Campus de São José dos Campos (IFSP-SJC).
A última etapa da competição foi realizada no dia 24 de outubro e consistiu em batalhas entre pares ou trios de estudantes universitários, para resolução de uma integral (definida ou indefinida) no menor tempo possível, sendo que o tempo limite para a resolução do problema foi de dois minutos. As respostas foram avaliadas por uma banca de professores. O competidor que sofreu duas derrotas foi eliminado da competição.
Nessa segunda edição, foram 16 inscritos, todos eles alunos de graduação de instituições de ensino superior (IES) da região.

Dia D – Inclusão Social

 
O Ministério da Economia e a Gerência Regional do Trabalho de São José dos Campos realizaram, dia 24 de outubro, no Centro de Formação do Educador (CEFE), o “Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS”.
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade, dos Colégios e do Parque Tecnológico Univap, esteve representada pelas funcionárias do Setor de Pessoal da Instituição, Shirley das Dores da Costa e Leila Sonnewend Rocha.
O evento foi organizado em parceira com a Prefeitura de São José dos Campos, Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o apoio da Santa Casa de São José dos Campos.

Vestibular Univap 2020 - Inscrições Abertas!


Pós-Graduação - Stricto Sensu


ExpoFCSAC


Robocode – VI Campeonato de Robótica


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/​Jornadas/​Feiras/​Simpósios/​Encontros/​Palestras/​Minicursos
Processo Seletivo/​Congressos/​Outros
Vestibular Univap 2020

Formas de Ingresso: Nota do ENEM ou Prova

Informações: www.univap.br/vestibular

Inscrições Abertas até 27 de novembro
ExpoFCSAC – Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos

Rádio e TV; Moda; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Administração e Gastronomia

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

Horário: Das 19h às 22h40

26 a 29 de novembro
Prova do Vestibular Univap 2020

Horário: das 9h às 13h

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911

Informações: www.univap.br/vestibular

1º de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário, Viveiro de Plantas Medicinais e Museu Pedagógico do Meio Ambiente do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas