306ª Edição - Ano XII
De 9 a 18 de outubro de 2019
         
 

Semana Valeparaibana de Estudos sobre a Amazônia
Desafios e Corresponsabilidades rumo a uma Ecologia Integral


A Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos e a Univap realizaram, de 23 a 27 de setembro, a “Semana Valeparaibana de Estudos sobre a Amazônia: Desafios e Corresponsabilidades Rumo a uma Ecologia Integral”, com a finalidade de socializar e de aproximar a comunidade joseense e valeparaibana do conhecimento científico gerado por meio das pesquisas acadêmicas nas universidades e institutos de pesquisa em nossa região sobre os diferentes aspectos socioambientais da Amazônia.

Recepção
 
Os alunos cerimonialistas Bruno e Isabella
 
A solenidade de abertura do evento

O evento, realizado no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade – Bloco 8), no Campus Urbanova, contou com a presença de pesquisadores e especialistas da área, que por meio de palestras apresentaram suas produções científicas sobre a relação da Amazônia com outras regiões, a responsabilidade de cada um de nós, dos governantes e da comunidade internacional para proteção do território. O Cerimonial ficou a cargo dos alunos Natasha Freitas e Wanderson Luiz (3º ano) e Bruno Andrade e Isabella König (4º ano), do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, sob a orientação da Profa. Dra. Kátia Zanvettor.


Palestra Sobre o Programa Adobe

Os alunos e professores dos Cursos de Artes e Mídias Digitais, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Rádio e TV foram convidados a assistirem, no dia 25 de setembro, a uma palestra ministrada por Fabiana Go, expert e instrutora certificada pela Adobe, para falar sobre os aplicativos Adobe Creative Cloud - Liberdade para aprender a criar!

Fabiana Go durante palestra
 
Vista parcial do público presente

A Creative Cloud oferece aplicativos e serviços para vídeo, design, fotografia e Web. É fácil começar com modelos e tutoriais integrados. Seja iniciante ou profissional, o interessado tem tudo para dar vida às suas ideias sempre que estiver inspirado.
A palestra foi realizada no período da noite, no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), no Bloco 2, Campus Urbanova.
A Adobe Inc. é uma multinacional americana que desenvolve programas de computador com sede em San Jose, Califórnia. Concentra-se historicamente em produtos de software de multimídia e de criatividade.

Liga de Ortopedia

Dr. César durante a palestra
 
Membros da Liga de Ortopedia do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) Univap convidaram o médico cirurgião de joelho e de medicina esportiva do Hospital Orthoservice de São José dos Campos para ministrar, dia 26 de setembro, a palestra “Lesão do Ligamento Cruzado Anterior”.
O médico convidado, Dr. César Eduardo Giancoli Goes, além de atender no Hospital Orthoservice, é membro das Sociedades Brasileiras de Ortopedia e de Traumatologia, entre outras atividades.
A referida palestra foi realizada nas instalações da Faculdade no Bloco 7, no período da noite, e direcionada a alunos dos Cursos de Fisioterapia, Educação Física e a outros interessados.

Núcleo de Perícias e Criminalísticas de São José dos Campos e FVE/Univap
Acordo de Cooperação


 
Prof. Jair, Prof. Milton, Dra. Tatiana e o Dr. Silvio
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, assinou no dia 30 de setembro, com o Núcleo de Perícias e Criminalísticas de São José dos Campos, um acordo de cooperação, com objetivo de formalizar as condições básicas para a realização de estágio de interesse curricular obrigatório dos estudantes regularmente matriculados nos cursos da FVE/Univap, inicialmente direcionado em especial aos alunos que estão cursando a graduação em Química e Engenharia Química, por ser a área de interesse do Núcleo de Perícias e Criminalísticas do município, podendo ser estendido aos demais cursos da Univap.
A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, o Núcleo e o aluno estagiário, devendo constar do termo de compromisso a ser compatível com as atividades escolares.
Participaram da assinatura do acordo o Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; e o Diretor do Núcleo de Perícias e Criminalísticas de São José dos Campos, Dr. Silvio Luiz Ramos Garcez, que está subordinado à Superintendência da Polícia Técnico-Científica - Instituto de Criminalística de São Paulo.
Acompanharam a solenidade e assinaram como testemunhas a Dra. Tatiana Guimarães de Freitas Matos, Perita Criminal, e o Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, Diretor da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap.
Após a solenidade no Gabinete da Reitoria, os visitantes, acompanhados pelo Prof. Milton, visitaram parte das instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.

Funcionários do DCTA visitam a Univap

Por meio de um convite feito pela Reitoria da Univap, um grupo de funcionários e pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) esteve no Campus Urbanova dia 30 de setembro, para conhecer parte da infraestrutura da Universidade.

Visita ao IP&D
 
Parte da infraestrutura da FCS
 
Encontro no Gabinete da Reitoria

Os convidados foram recebidos no período da manhã no Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IP&D), em seguida foram à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e depois estiveram com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Pró-Reitores e Diretores das Faculdades, na sala de reuniões do Parque Tecnológico Univap.
O DCTA é uma organização militar e instituição científica e tecnológica do Comando da Aeronáutica, com a função de planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito da Força Aérea Brasileira.

Alunos Classificados no Pibic-CNPq-Univap 2019-2020

 
A Comissão de Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – CNPq-Univap divulgou, no início do segundo semestre de 2019, a lista dos 22 alunos classificados para o Pibic-CNPq-Univap 2019-2020 que preencheram todos os pré-requisitos exigidos por meio de Edital 01/2019.
Fazem parte da Comissão de Avaliação os professores-pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Prof. Dr. Arian Ojeda González; Profa. Dra. Maricília Silva Costa; Profa. Dra. Viviana Lima Mendes e o representante dos alunos, Lucas Augusto Manfroi.
O Pibic é um Programa voltado aos alunos de graduação, a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda contribuir na formação acadêmica e profissional dos estudantes, de forma a valorizar a pesquisa científica por meio da interação professores/pesquisadores.
Os alunos classificados, com seus respectivos orientadores, são:

Classificação Nome do Aluno Nome do Orientador Área
1 Jessika dos Santos Zuza Lúcia Vieira Exatas
2 Isabela dos Santos Gonçalves Ivone Regina de Oliveira Exatas
3 Marina Vedelago Cezarini Virgínia Klausner de Oliveira Exatas
4 Guilherme Jayme Pimentel Irapuan R. de Oliveira Filho Exatas
5 Miguel Alexandre da Cunha Sandra M. Fonseca da Costa Humanas
6 Paula Fonseca Antunes Vieira Leandro Raniero Exatas
7 Ana Paula da Silva Alves Renata de Azevedo Canevari Biológicas
8 Larissa Faria Ribeiro Érika Peterson Gonçalves Exatas
9 Aline Cristina de Lima Mayara Lima Castilho Biológicas
10 Erick Anthony Niedermayer Lidiane Maria Maciel Humanas
11 André Rossi Korol Francisco Carlos R.Fernandes Exatas
12 Daniele da Silva Godoy Milton Beltrame Júnior Exatas
13 Juliana Teixeira Pedroso Juliana Ferreira Strixino Biológicas
14 Maria Beatriz M. de Carvalho Cristina Pacheco Soares Biológicas
15 Ary Teixeira Breguez de Oliveira Rodrigo Á. B. Lopes Martins Biológicas
16 Mayara Vitória Ferreira da Silva Oli Luiz Dors Júnior Exatas
17 Ana Laura Monteiro de Souza Angela Cristina Krabbe Exatas
18 Alice Junqueira Mota Maria Ap. Chaves R. Papali Humanas
19 Elida Goulart de Abreu Fernanda Pupio da S. Lima Biológicas
20 Leonardo Augusto M. do Carmo Kátia Zanvettor Ferreira Humanas
21 Lucas Ferreira Lyra Valdirene Aparecida da Silva Exatas
22 Mariana Ferri Faria Luciana Barros Sant’Anna Biológicas

ITA Challenge – Desafio de Empreendedorismo
Alunos da Univap Finalistas na Competição


 
Os alunos da Univap Bruno e Thaís
A aluna Thais da Silva Veriato, graduanda no Curso de Engenharia Biomédica e Bolsista de Iniciação Científica, e o Biomédico Bruno Henrique Godoi, mestrando em Engenharia Biomédica na Univap, ficaram entre os 26 finalistas na categoria Decola do Ita Challenge – Desafio de Empreendedorismo.
A dupla Thais e Bruno participaram da competição com recursos próprios para levar a startup deles, a EBCELL19, até as finais. O desafio teve a duração de cinco meses, e foi composto por várias etapas, como mentorias técnicas e de negócios e de atividades práticas. Desde o início, 125 equipes de diferentes Universidades e Instituições participaram do evento envolvendo 521 alunos, representando 13 estados.
A ideia do projeto teve início na disciplina de Projeto em Engenharia Biomédica, com a orientação do Prof. Dr. Alessandro Correa Mendes.
Esse desafio premia três Startups, dando incentivo financeiro e apoio de grandes patrocinadores, como ITA, Centro de Competência em Manufatura- ITA, GAG Investimentos, Caligena e Associação de Pós-Graduandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (APG-ITA), para que essas pequenas empresas tenham oportunidade de se iniciarem mercado.

Festa das Crianças na Catedral São Dimas

 
Na semana das crianças, a Catequese da Catedral São Dimas organizou, dia 5 de outubro (sábado), no estacionamento, uma festa com muitas brincadeiras, músicas, jogos, desenhos, pinturas e palestra sobre “Prevenção de Acidentes com Crianças”, ministrada pela Profa. Especializada Eliane Aquino de Menezes Cardoso e pela aluna Beatriz Mariani Franco (6º período semestral) do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap.
A Catequese ainda preparou lanches e doces para as crianças, que muito se divertiram com a Turma do Pambolé.

Dia das Crianças no Centro de Práticas Supervisionadas
Faculdade de Ciências da Saúde


A Liga de Ortopedia do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com apoio da SUPERCLOWNS, organizaram no dia 9 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 16h50, um evento solidário em prol das crianças atendidas no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) no Bloco 7, no Campus Urbanova.

 

O SUPERCLOWNS é um grupo de palhaços humanizadores, formado por voluntários que realizam visitas em hospitais, asilos, instituições educacionais, orfanatos e outros espaços, com objetivo de amenizar sofrimentos e praticar o altruísmo, levando amor e alegria a esses locais.

 

Os voluntários são treinados e capacitados para interagir com pacientes, visitantes e familiares. O trabalho realizado pelos palhaços provoca efeitos muito positivos, traz motivação e melhora o quadro clínico daqueles que têm a oportunidade de acompanhar a apresentação da equipe do SUPERCLOWNS.

Saiba mais: https://www.facebook.com/superclownssjc/
Instagram: @superclownssjc

Arte de Rua

A Coordenadoria do Curso de Design de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap convidou a artista plástica Erica Mizutani para ministrar uma palestra aos alunos, dia 10 de outubro, a partir das 19h, no Auditório da Faculdade, Bloco 2, no Campus Urbanova, intitulada: Arte de Rua em Grafite e Mural.

   

Nascida em São Paulo, Erica Mizutani começou a carreira com produções digitais em editoras da capital, mas foi no Vale do Paraíba que a sua arte se profissionalizou.
Morou nos municípios de Monteiro Lobato e São José, onde está novamente e já participou de inúmeras intervenções e workshops.

Painel da Reforma Tributária

A necessidade de reforma tributária em nosso país é um consenso em todos os segmentos da sociedade. Atento a essa agenda, a direção da Faculdade de Direito da Univap, com a finalidade de trazer o assunto no âmbito acadêmico, organizou dia 10 de outubro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, um Painel Sobre a Reforma Tributária e convidou autoridades e especialistas na área para debater o assunto.

 

Participaram como convidados o Prof. Dr. Adem Bafti, docente da disciplina de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Univap; Engº. José de Mello Correa, Secretário de Gestão Administrativa e Finanças da Prefeitura de São José dos Campos; Dr. César Oliveira da Rocha, Procurador Federal; Prof. Dr. Eduardo Perez Salusse, Docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e o Prof. Dr. Argus Campos Ribeiro Simões, Docente do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários de São Paulo (IBET).
Participaram do Painel cerca de 400 alunos do curso de Direito da Univap, além de pessoas interessadas no assunto.

Bolsa de Pesquisa no Exterior
Projeto Aprovado pela Fapesp


 
Dra. Ivone no Laboratório de Cerâmicas Avançadas no IP&D/Univap

A Profa. Dra. Ivone Regina de Oliveira, pesquisadora junto ao Laboratório de Cerâmicas Avançadas no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, obteve a aprovação de uma bolsa de pesquisa no exterior junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp – BPE, processo 2019/15960-6), que permitirá a sua permanência, pelo período de janeiro a dezembro de 2020, no Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, sob supervisão do Prof. PhD. João Paulo Borges.
A Universidade Nova de Lisboa apresenta liderança internacional na área de pesquisa em Medicina Regenerativa, a qual constitui uma área de investigação interdisciplinar que combina novas estratégias terapêuticas em contexto clínico para conseguir a regeneração de tecidos ou órgãos que foram lesados ou eliminados por doença ou acidente.
Doenças que acometem o osso, como pseudoartrose ou osteomielites, são tratadas por meio de um ato cirúrgico voltado à remoção mecânica dos tecidos afetados, necessitando da aplicação de biomateriais para enxertos.
O projeto de pesquisa aprovado pela Fapesp se contextualiza com essa área, tendo por objetivo realizar um estudo sistêmico quanto ao desenvolvimento de microesferas de vidro bioativo para aplicação como enxertos para a regeneração óssea.
Sistemas ideais para esses enxertos ósseos devem ser constituídos de microesferas com espaço para a regeneração óssea efetiva e funcional, uma vez que permitem crescimento interno do osso e vascularização, em conjunto com propriedades adequadas para a regeneração óssea como bioatividade e capacidade de liberar substâncias biologicamente ativas de forma controlada após a implantação.
Por meio do desenvolvimento desse projeto de pesquisa, microesferas bioativas que podem liberar íons estrôncio serão produzidas, visando estimular a regeneração do tecido lesionado, acentuando a proliferação e diferenciação de células aderidas sobre sua superfície.
Dessa forma, a pesquisa a ser realizada em renomada instituição no exterior irá fomentar a política de internacionalização institucional.

Mês Internacional do Idoso

Para celebrar o Mês Internacional do Idoso, a Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) em parceria com a empresa Geratividade organizaram, dias 14 e 16 de outubro, atividades diferenciadas para os alunos.
No dia 14, a partir das 19h, foi realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, o Seminário: “A pluralidade do envelhecer”, com a participação da Dra. Beltrina da Purificação da Côrte Pereira, (Comunicação/USP) e Dra. Marilia Anselmo Viana da Silva Berzins, (Saúde Pública/USP).

Apresentação de trabalhos científicos
 
Recepção
 
Vista parcial do público presente

Na ocasião os alunos do Curso de Serviço Social e da Faculdade da Terceira apresentaram no hall de entrada do Teatro uma exposição de trabalhos científicos sobre o envelhecimento.
No dia 16, organizaram um Baile no Kart Center em São José dos Campos, cuja animação ficou por conta de DJ Jeff e do professor de dança Val Garcia.
O ingresso para participar das atividades no evento foi vendido a R$ 10,00, e o valor arrecadado foi doado à Associação Guadalupe.

Solenidade na abertura do evento
 
Dra. Beltrina Pereira
 
Dra. Marília Berzins

A Associação Guadalupe da Diocese de São José dos Campos tem como finalidade principal desenvolver ações de caráter filantrópico, de assistência social, de incentivo a atividades de relevância pública e social, a fim de promover e defender a vida humana desde a concepção até a morte natural, por intermédio de trabalhos com gestantes vulneráveis e pós-gestantes.

Celebração no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) organizaram no dia 15 de outubro, a partir das 15h, uma comemoração pelo resultado publicado no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, que classifica a Univap entre as 10 melhores universidades particulares (comunitárias) do País na área de pesquisa.


Na ocasião, aproveitaram a oportunidade para parabenizar os professores pela data comemorativa (Dia do Professor – 15 de outubro), bem como os funcionários técnico-administrativos, alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, que contribuíram para que a Univap alcançasse esse resultado.

Dia dos Professores – 15 de outubro
Homenagens


“O professor tem um quê de eternidade. As suas sementes se espalham por gerações.”
Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Reitor da Univap

Alunos do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências da Saúde



Confraternização na Faculdade de Educação e Artes



Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento



Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação


Executivos da Embraer Visitam a Univap

O Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, e o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, convidaram executivos da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para conhecer parte das instalações da Universidade.

Paulo Lourenção - Estratégia de Engenharia
 
Wagner L. de Medeiros - Engenheiro-Chefe da Engenharia Aeronáutica
 
Rodrigo Pinto Arman - Gerente Sênior de Engenharia da Aviação Comercial

A visita foi agendada para o dia 15 de outubro, a partir das 15h, e estiveram presentes os representantes da empresa: Rodrigo Pinto Arman, Gerente Sênior de Engenharia da Aviação Comercial; Wagner Leoncio de Medeiros, Engenheiro-Chefe da Engenharia Aeronáutica; e Paulo Lourenção, Estratégia de Engenharia.
Por ocasião da visita, os executivos foram convidados a conhecer parte das instalações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e também do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Em seguida, reuniram-se com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, para um café da tarde, com a presença da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Vice-Reitora, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; e os Diretores, Prof. Dr. Liu Yao Cho (FEAU) e Prof. Dr. Leandro Raniero (IP&D).

Vestibular Univap 2020 - Inscrições Abertas!


Oficinas de Práticas Profissionais - 2ª Edição


Cultura FCSAC


Festival Vídeo Minuto


ExpoFCSAC


Robocode – VI Campeonato de Robótica


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/​Jornadas/​Feiras/​Simpósios/​Encontros/​Palestras/​Minicursos
Processo Seletivo/​Congressos/​Outros
Vestibular Univap 2020

Formas de Ingresso: Nota do ENEM ou Prova

Informações: www.univap.br/vestibular

Inscrições Abertas até 27 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra (FEA)

20 de novembro
Oficinas de Práticas Profissionais (OPP) – 2ª Edição – Institucional

(Evento gratuito e direcionado às Escolas Públicas e Particulares)

Horário: das 13h às 17h

Inscrições Abertas: de 23 de setembro a 18 de novembro pelo site:

www.univap.br/opp

Informações: (12) 3947-1080 – E-mail: opp@univap.br

22 de novembro
Cultura FCSAC

Período da Noite – A partir das 19h

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

22 de novembro
ExpoFCSAC – Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos

Rádio e TV; Moda; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Administração e Gastronomia

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

Horário: Das 19h às 22h40

26 a 29 de novembro
Prova do Vestibular Univap 2020

Horário: das 9h às 13h

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911

Informações: www.univap.br/vestibular

1º de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas